Coronavírus: casos suspeitos chegam a 205 em SL. E Prefeito critica Bolsonaro

Coronavírus: casos suspeitos chegam a 205 em SL. E Prefeito critica Bolsonaro
O Prefeito(PSD) , ao lado de alguns de seus secretários, defende o isolamento social. Foto: Prefeitura

Luzias

Não há caso confirmado na cidade, mas Santa Luzia está entre os 10 municípios de Minas Gerais com maior número de  suspeitos de terem contraído o novo coronavírus. Até esta terça-feira,24, eram 172 casos. Nesta quarta, o número subiu para 205, um aumento de 33 registros, ou quase 20%. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde e mostram que estamos em oitavo lugar entre os municípios mais afetados.  Belo Horizonte vem em primeiro lugar, com 7039 casos suspeitos da doença, a Covid-19, e 87 confirmados.

O Prefeito Christiano Xavier vem alertando a população luziense para os riscos de aglomerações e pedindo, insistentemente, para que os moradores da cidade permaneçam em casa, para evitar o contágio. Defensor da quarentena como medida de proteção contra o vírus, o Prefeito divulgou nota falando de sua decepção com a fala do Presidente Jair Bolsonaro, em cadeia nacional de televisão, na noite de ontem, criticando o isolamento das pessoas.

Críticas ao Presidente – “A decepção com o pronunciamento do Presidente Bolsonaro ontem foi grande e muito preocupante, ao mandar voltar aulas e seguir vida normal, pois isso é apenas um resfriadinho, ele coloca em risco toda a sociedade e o hercúleo trabalho de minimizar os riscos para a população. Vai na contramão da Medida Provisória que ele próprio assinou,” afirma o Prefeito, arrematando: é hora de “trabalhar sério, pegar o Timão do barco e liderar essa crise.”

O Prefeito gravou este vídeo confirmando a necessidade do isolamento social:

https://www.facebook.com/chrisdelega/videos/544358666211082/

Mais tarde, o Prefeito escreveu em sua página no Facebook: “Precisamos, no mínimo, preparar nos próximos dias para abrir nossos leitos de retaguarda no Hospital de São João de Deus.” A previsão, segundo ele, é que  esses leitos estejam prontos em 02 de abril.  Com relação à chegada dos equipamentos, testes rápidos, respiradores, contratação de novos profissionais, etc, o Prefeito prevê que tudo deverá levar “mais ou menos duas semanas.”

Muita gente ainda não acredita – Embora a televisão, os jornais, a internet estejam mostrando países conflagrados pela disseminação do  novo coronavírus, como a Itália e a Espanha, muita gente ainda duvida do impacto que  o vírus pode ter entre nós. Há críticas contundentes contra a empresa Rodap, proprietária dos ônibus que servem Santa Luzia. Os veículos têm andado lotados, com muitos passageiros de pé, numa proximidade perigosa com outros passageiros. Fica claro que o proprietário da Rodap não está consciente  do perigo a que está expondo os moradores da cidade.

Muitos luzienses também estão no grupo dos que não creem na ação do vírus. Nos estabelecimentos comerciais ainda abertos na cidade, o que  vê são as pessoas muito próximas umas das outras, funcionários sem luvas ou máscara, e, nas ruas, ainda muitos jovens, homens e mulheres se comportando como se nada estivesse acontecendo. Com certeza não têm conhecimento que o número de suspeitos de carregar o novo coronavírus na cidade  só aumenta.

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Sonia
    26 de março de 2020, 00:38

    Quero comentar que não concordo com o prefeito e concordo com Bolsonaro!
    Os jovens precisam voltar ao trabalho porque se o país falir eles é que mais vão sofrer! Guerra é guerra!

    REPLY
  • Elzira Divina Perpétua
    26 de março de 2020, 10:07

    Maya,
    Muito obrigada por nos manter informados sobre a pandemia em Santa Luzia e as providências que a prefeitura vem tomando para evitar o pior.
    Quanto aos ônibus cheios, creio que não é por ignorância do risco de contágio da doença que o proprietário da Rodap diminuiu o número de veículos, apesar dos enormes riscos dos usuários, mas por negligência e total desprezo pela vida dos que precisam do transporte público em nossa cidade.

    REPLY