O autor do projeto, maestro Paulo Ricardo, diz se orgulhar da iniciativa. “Mensalmente, teremos uma série de concertos. *Quem quiser participar basta entrar em contato conosco. É aberto a todo mundo. Dependendo da demanda, podemos fazer até dois concertos por mês”
Luzias
Para uma cidade tão carente de bons programas culturais, a notícia não poderia ser melhor. O pároco de Santa Luzia, Padre Felipe Lemos de Queiroz, deu sua aprovação ao projeto do maestro Paulo Ricardo, de realizar, mensalmente, na Igreja Matriz, com a participação dos corais, Mater Ecclesiae (Meninos Cantores de Santa Luzia) e Regina Coeli(Meninas Cantoras de Santa Luzia) , concertos de música , de repertório variado, reunindo não só corais, mas também bandas e orquestras.
A série de concertos já foi iniciada com a primeira apresentação, no domingo, 30 de outubro, no Santuário. Contou com a participação de alunos da Escola de Música da UEMG que fazem a matéria de extensão Repertório do Acervo da própria universidade. Eles foram orientados por três professores, Domingos, Aline e Alessandra e apresentaram uma seleção de músicas exclusivas da escola, detentora do maior acervo de Minas Gerais.
Volta dos concertos
O espetáculo, que encantou quem assistiu, contou com “ um grande coro de 60 vozes, com estudantes e professores. E vários instrumentos – quatro flautas, trombone, violãocelo, pianos e três cantores, que são alunos da matéria especificamente,” conta entusiasmado o maestro.
As imagens que você vai ver neste vídeo são um trecho de um dos ensaios:
Ele recorda como nasceu a ideia de realizar estes concertos: “Eu tomei essa iniciativa porque, durante a pandemia, os corais Mater Ecclesiae e Regina Coeli ficaram um bom tempo sem fazer apresentações, “ explica, anunciando que, “agora que os dois coros se reestruturaram, conforme sua formação, suas características individuais, eles estão aptos a voltar a fazer concertos para a comunidade luziense.”
Todos podem participar
O fato de os Concertos serem realizados na Matriz também tem uma explicação. É que, segundo Paulo Ricardo, o Mater Ecclesiae nasceu no Santuário. “Então, não há lugar melhor para fazer a abertura e receber essa série de concertos.”
O balanço a primeira apresentação foi muito positivo e deixou o maestro ainda mais satisfeito: “Fiquei muito feliz. Foi muito trabalho das diretorias para que esse projeto fosse viabilizado. A gente não conta com apoio financeiro algum. Por isso tudo é feito com nosso trabalho mesmo É o amor pela música, para não deixar a cultura sem a atividade de canto do coral na nossa cidade,” finaliza ele.
*- @maestro.pauloricardo (Instagram), email: maestropauloricardo@gmail.com.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *