Prefeito anuncia parcelamento do salário dos funcionários já no mês de novembro

Prefeito anuncia parcelamento do salário dos funcionários já no mês de novembro
Este anúncio foi postado nesta terça-feira, 30 de outubro, no site da Prefeitura luziense

Luzias

Faltando um mês e duas semanas para completar o período de 120 dias em que a Prefeitura ficará “fechada para balanço”, segundo expressão do Prefeito Christiano Xavier(PSD), foi anunciado nesta terça-feira, 30 de outubro, o parcelamento do salário do funcionalismo público municipal já a partir de novembro. Em comunicado publicado no site da Prefeitura, o Prefeito informa que a primeira parcela do pagamento, até 3 mil reais, será paga em 10 dias, em 8 de novembro. Para quem ganha mais, o restante do salário será pago em 20 de novembro.

Em relação ao salário dos professores, o comunicado diz que “será utilizado a totalidade de recursos disponíveis na conta do FUNDEB, podendo ser a remuneração inferior aos R$ 3.000,00, por falta de repasse do governo do estado.” Diz também que a decisão de parcelar os salários foi tomada depois de reunião com o secretariado, que “o Secretário de Finanças do município apresentou ao Prefeito e Secretários a impossibilidade financeira do município em pagar integralmente os salários no próximo 5° dia útil.” A grave situação financeira do município é atribuída ao atraso dos repasses do governo estadual, que já somam mais de R$ 42 milhões de reais. (Clique aqui para ler a íntegra do comunicado da Prefeitura)

Notícia preocupa

Embora não tenha pegado os servidores e os professores totalmente de surpresa, a notícia, é claro, preocupa muito. A Prefeitura é a maior empregadora de Santa Luzia. E ninguém é capaz de prever quando o pagamento dos salários será normalizado.

Há pouco mais de dois meses e meio, em 7 de agosto, numa entrevista à Rádio Itatiaia o Prefeito Christiano Xavier mencionou pela primeira vez a possibilidade de parcelar os salários dos funcionários, por causa do “verdadeiro rombo” nas finanças da Prefeitura de Santa Luzia e do fato de o Estado não repassar o que deve ao município.

Na entrevista, o Prefeito explicou que a administração anterior deixou pouco mais de 500 mil nos cofres. E que as contas, todas altíssimas, não param de chegar. O Prefeito disse também que as despesas também são exorbitantes. Só a folha de pagamento dos servidores comissionados e concursados consome quase 7 milhões de reais, sem falar nos terceirizados. “No momento, os salários estão em dia. Mas a gente está pensando em uma forma de, num futuro próximo, parcelar esses salários” – disse ele ao apresentador Eustáquio Ramos, do programa Plantão da Cidade, em agosto.

Chistiano Xavier, delegado da Polícia Civil, 41 anos, foi eleito em 24 de junho deste ano em eleição complementar, para cumprir um mandato de dois anos. A chapa vencedora nas eleições de 2016, Roseli Pimentel(PSB)/Fernando César(PRB) sofreu um processo de cassação e acabou renunciando, o que abriu caminho para as eleições nas quais Christiano Xavier obteve uma vitória esmagadora. Diante do volume crescente de problemas que tem encontrado na Prefeitura, o Prefeito, saudado com tanto entusiasmo, teria desabafado recentemente: quando seu mandato terminar, em 2020, não vai mais concorrer a qualquer cargo político. Quer voltar para a Polícia Civil.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *