Vitória na Câmara, ainda que temporária, dos aliados do Prefeito Christiano Xavier

Vitória na Câmara, ainda que temporária, dos aliados do Prefeito Christiano Xavier
Ivo Melo, de camisa branca, ao lado de Ticaca, é o candidato do grupo à presidência da Câmara

Luzias

O grupo de vereadores que tentava realizar às pressas, num processo com irregularidades, as eleições para a mesa diretora da Câmara Municipal de Santa Luzia sofreu um revés, mesmo que seja temporário: um mandado de segurança, impetrado pelos sete vereadores contrários à antecipação das eleições, obrigou o presidente da Câmara Sandro Coelho a suspender a sessão e adiar as eleições. A justificativa para impetrar o mandado de segurança foi a de que houve abuso de poder, já que todo o processo se deu de maneira atabalhoada, sem observar os devidos prazos.

O vereador César Lara Diniz, ao centro, foi quem leu a decisão da Justiça

A manobra para continuar na liderança da Câmara foi de um grupo liderado por próprio Sandro Coelho, ex-prefeito interino, e pelo veterano vereador Ticaca, ambos do mesmo partido da ex-Prefeita Roseli Pimental, o PSB. Somaram 10 vereadores e, com maioria – o total é 17 -, aprovaram mudança no Regimento Interno da Câmara, antecipando para agora uma eleição que deveria ser realizada entre outubro e dezembro. Aqui está a relação dos 10: Sandro Coelho, Ticaca, Ivo Melo, Balu, Neilor, Marcelino, Henry, Paulo Bigodinho e Nilcinho. Na chapa que o grupo apresentou, o presidente da Câmara seria Ivo Melo, vereador que está no primeiro mandato e que respondeu a vários inquéritos a partir do final da década de 1990, inclusive por roubo e desvio de cargas.

No auge dos tumultos, a polícia foi chamada e ficou em frente da Câmara

O vereador César Lara Diniz, líder do governo na Câmara e integrante do grupo contrário à manobra, foi quem leu, pouco antes da sessão ser encerrada, a decisão da 4ª Vara Cível de Santa Luzia: “Considerando a iminência da eleição, na data de hoje, defiro a liminar, suspendendo a eleição da mesa diretora até que se analise o mérito desse mandado de segurança, quando será possível aferir se a votação e aprovação do Projeto de Resolução 004/2018 se deu em observância ou não ao Regimento Interno da Câmara Municipal.” Mesmo assim, Sandro Coelho resolveu levar a sessão adiante. A coisa só terminou com a chegada do oficial de Justiça.

Agora, Sandro Coelho, na condição de presidente da Câmara, Ivo da Costa Melo, como presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, e Nilson Martins da Conceição(Nilsinho), como Relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, têm 10 dias para prestar as informações que forem necessárias.

Com suas dependências lotadas de pessoas vindas de todos os cantos da cidade, mobilizadas pelas redes sociais, a Câmara enfrentou uma sessão das mais tumultuadas. A chegada de um grupo com uma faixa, na qual podia-se ler “A cidade está com o Prefeito”, inflamou o ambiente.

No finalzinho da tarde, a suspensão das eleições foi saudada com gritos e palmas pela maioria das pessoas que assistia à sessão.

Para entender melhor toda essa história envolvendo vereadores de Santa Luzia, leia também:
Vereadores realizam eleição hoje para dificultar trabalho do Prefeito Christiano
Liderança da Câmara Municipal de SL tenta manobra casuística para se manter no poder

Assista à sessão na íntegra, neste vídeo do Jornal Virou Notícia:

ELEIÇÃO ADIADA

Direto da CâmaraEm sessão tumultuada, eleição da Mesa Diretora 2019 foi suspensa por ordem judicialAcompanhe.#jornalvirounoticia #santaluzia #política

Publicado por Jornal Virou Notícia em Segunda, 13 de agosto de 2018

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comment

  • nenez
    14 de agosto de 2018, 22:23

    excelente reportagem!!!!

    REPLY