Acontecendo: Santa Luzia vai ganhar seu primeiro parque municipal, em São Bené

Acontecendo: Santa Luzia vai ganhar seu primeiro parque municipal, em São Bené
O Parque Municipal São Bené será o primeiro parque ecológico de Santa Luzia

Santa Luzia vai ganhar seu primeiro parque ecológico, a redução na conta de iluminação pública, o grande evento cultural da semana, no Espaço Santana, a novena da Festa de Nossa Senhora do Rosário e, fechando o Outubro Rosa, três depoimentos de mulheres que lutaram contra o câncer de mama e saíram vitoriosas. Esses são alguns acontecimentos na cidade nos próximos dias.

Luzias

Finalmente, um parque municipal em Santa Luzia
Desde os anos 90 existe um movimento que luta para que a “Mata do Raul”,situada na região de São Benedito, se transforme no primeiro Parque Ecológico Municipal da cidade de Santa Luzia. E esse movimento, do qual faz parte a vereadora Suzane Duarte, professores, alunos e ex-diretores da Escola Estadual Raul Teixeira, a Associação Art 22 e moradores da região, está prestes a atingir o seu objetivo: esta semana, a prefeitura de Santa Luzia anunciou parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG -, para “dar apoio à mobilização” para a implantação do Parque São Bené. “Essa é uma ideia maravilhosa que representa o anseio da comunidade luziense. É uma conversa que já vem sendo feita através de comissões e que a prefeitura vai abraçar juntamente com o IFMG, colocando inclusive nas suas prioridades, para criação do Parque São Bené, na região do Cristina”, disse o prefeito Christiano Xavier. Com uma área de mais de 387.000 metros quadrados, equivalente a 18 campos de futebol, o novo parque tem flora e fauna muito ricas, além de mananciais. Esta é uma grande notícia para Santa Luzia, que, finalmente, terá seu parque municipal.

Veja o vídeo:

Menos 8% na conta de iluminação pública
O Prefeito Christiano Xavier assinou novo convênio com a Cemig – Companhia Energética de Minas Gerais – que prevê a redução de 8% na taxa de iluminação pública paga pelos moradores da cidade, a partir de dezembro.

O Prefeito Christiano Xavier e o pastor Sérgio na sede da Cemig, em Belo Horizonte

Até agora, segundo o próprio Prefeito, Santa Luzia vem pagando a maior taxa de iluminação pública do Brasil. O que não sabemos é se uma redução de apenas 8% é suficiente para nos tirar dessa condição de maiores contribuintes para a Cemig, mesmo com a cidade ainda tão mal iluminada. A assinatura do convênio ocorreu depois de a comissão formada pelos vereadores Pastor Márcio Ferreira, Cesar Lara Diniz, Zé Cláudio e Luiza do Hospital, entregar o relatório da CPI apontando irregularidades na cobrança.

Modestino Filho ensinando História
Escrevendo para a filha mais velha, Maria Adélia, há 25 anos, em setembro de 1993, o velho político de Santa Luzia, Modestino Filho, ensinou: “No seu discurso sobre o significado de Liberdade, mostre que Santa Luzia nunca foi Imperial Cidade. Ela se marcou na História da Pátria como terra Liberal, cujos princípios defendeu na epopeia de 1842. Somos chamados “Luzias” exatamente porque somos soldados da Liberal Cidade. Essa bobagem de Imperial Cidade é criação de quem não conhece a nossa História, tão rica de exemplos. Na República, continuamos Liberais. Estude bem a História e faça bonito”, recomendou o zeloso pai.

Aniversário de Carlinhos Novy

Casa cheia para comemorar o aniversário de Carlinhos Novy

Registramos aqui o aniversário de Carlinhos Novy, celebrado neste domingo, 21 de outubro com um almoço, que reuniu principalmente familiares na sua casa, na Rua Direita. Como a família é numerosa e o aniversariante muito querido, a casa ficou cheia. O menu, apreciado por todos, foi preparado com esmero pela sobrinha Gláucia, diretora da Gláucia Novy Festas e Eventos (glaucianovy@yahoo.com.br), com sede em Belo Horizonte.

Grande evento da semana é no Espaço Santana

Música e fotografia no principal evento cultural da semana em Santa Luzia

Tudo preparado para o grande evento cultural da semana: o show de Ana Giovannini e seus músicos, no próximo sábado, 27 de outubro, no Espaço Santana, às 20h. O velho casarão – Rua Silva Jardim, 120, a 200 metros da Igreja do Bonfim – abrirá suas portas às 19h, para aqueles que quiserem chegar mais cedo para apreciar as fotografias de Heli Lara Lima, que pela primeira vez expõe o seu trabalho em Santa Luzia. Vários tipos de salgadinhos deliciosos, cerveja geladinha, a caipirinha especial do Dênis e vinho compõem a lista de opções de petiscos e bebidas encontrados no bar.

Quem já ouviu Ana Giovannini, há 20 anos se apresentando profissionalmente na cidade, só tem elogios para a artista de talento reconhecido, com carreira consolidada em Santa Luzia. Ana vai cantar seu repertório de música popular brasileira, acompanhada de três músicos – Joimar Santos(violões e guitarras), Rodrigo Barbosa(bateria) e Giovanni Arcanjo(teclado). Será um lindo show, dividido em duas partes.

Esta imagem de Antônio Nonato Carvalho faz parte da exposição de Heli Lara Lima

Já Heli Lara Lima, respeitado na cidade pelo seu trabalho fotográfico, vai expor 40 das fotografias de seu imenso acervo de imagens de Santa Luzia, suas construções históricas e seus moradores. Tanto Heli como Ana são admirados não só pelo talento artístico, mas por serem pessoas associadas a paz, ao bem. Foram escolhidos a dedo para abrilhantar a noite que antecede o segundo turno das eleições, porque personificam o espírito de harmonia da noite – uma noite para celebrarmos o nosso encontro e admirar o trabalho desses dois grandes artistas.

Ingressos, a 40 reais, podem ser adquiridos na loja Eletro Bonfim, ao lado da Igreja do Bonfim, e também pelo telefone 99311-1799.

A beleza da natureza

A imagem foi registrada por Gustavo Werneck, no Córrego Frio

Esta bela imagem foi capturada por Gustavo Werneck, numa de suas idas ao Córrego Frio visitar a amiga Cristina: Unha de gato é o nome dessa flor que abraça o coqueiro, de alto a baixo, num verdadeiro espetáculo verde e amarelo proporcionado pela majestosa natureza.

Festa de Nossa senhora do Rosário

A Festa será em 04 de novembro e terá programação o dia inteiro

A novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora do Rosário começa na sexta-feira, 26 de outubro,com a procissão da bandeira, que sairá às 18:30, da casa de Vera Lúcia de Pinho, na Rua da Cruz, 143, em direção à Igreja do Rosário. A festa será no dia 04 de novembro. Veja a programação:

Três histórias de vitória contra o câncer de mama
Para fechar o mês do Outubro Rosa com chave de ouro, três mulheres, três guerreiras que venceram a luta contra o câncer de mama, vão contar suas histórias, como se tornaram vitoriosas no combate à doença, e conversar com os presentes.

Uma iniciativa importante do Rotary Club

Uma boa oportunidade para se saber mais sobre esse tipo de câncer, que ainda é um dos que mais matam mulheres no Brasil.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

1 Comentário

  • Nenez
    24 de outubro de 2018, 21:38

    Otimo relato de um pedaço da nossa estória! Mais um pouquinho de saudade pro nosso baú. ..

    RESPONDA