Luzias
Prefeito diz em reportagem na televisão que não sabe quando vai poder pagar o 13º salário aos servidores, uma nova empresa está fazendo a coleta do lixo em Santa Luzia por um preço menor do que a anterior, Secretário Estadual da Cultura, Angelo Oswaldo, vem à cidade especialmente para a abertura do Jubileu de 2018, estão abertas as inscrições para a Assembléia Patrimonial Comunitária e a despedida dos 14 médicos cubanos de Santa Luzias. Você vai ler essas e outras notícias no Acontecendo dessa semana.
Servidores sem 13º salário
O drama de Santa Luzia foi mostrado para o país inteiro esta semana: o Prefeito Christiano Xavier declarou em entrevista ao programa “Bom dia, Brasil”, da TV Globo, apresentado na quarta, dia 28, que a situação financeira de Santa Luzia é tão séria que não há sequer uma previsão de quando o 13º salário dos servidores será pago. Por causa da penúria financeira em que vive, a Prefeitura começou neste mês de novembro a parcelar os salários em duas vezes – os funcionários receberão no dia 08 e no dia 20 de cada mês. Como é a maior empregadora da cidade, essa alteração no pagamento está tendo impacto forte na vida de muita gente. Agora, mais essa: sem o 13º no mês de dezembro.
Christiano Xavier, que desperta tanta esperança nos luzienses, teve a infelicidade de assumir a Prefeitura, em meados do ano, com a situação financeira já calamitosa, principalmente, porque o governo estadual não repassa o que deve aos municípios, mas também pela má administração dos prefeitos que o antecederam. Mais de uma centena de outras cidades em Minas Gerais já decretaram “calamidade financeira”. No caso de Santa Luzia, o Prefeito calcula que estão sendo retidos na esfera estadual perto de 50 milhões de reais.
Veja a reportagem do “Bom dia, Brasil”:
????Sem repasses do Governo de Minas, caos nos municípios mineiros ganha mais destaque nacional – Programa Bom dia Brasil, da Globo, hoje, 28/11/18
Publicado por AMM – Associação Mineira de Municípios em Quarta-feira, 28 de novembro de 2018
Na terça-feira, 27 de novembro, um dia antes de ter aparecido no no “Bom dia, Brasil”, o Prefeito gravou este vídeo, com esclarecimentos à população de Santa Luzia:
O Prefeito Christiano Xavier se pronuncia à população. Em uma ato de transparência, o Prefeito falou sobre a situação da cidade, decreto de calamidade, Redução e Mudanças nos cargos comissionados, Suplementação Orçamentária, economia de 3 Milhões e muito mais.Acompanhe!
Publicado por Delegado Christiano Xavier em Terça-feira, 27 de novembro de 2018
Nova empresa faz a coleta de lixo na cidade
Sinarco é o nome da empresa contratada pela Prefeitura para fazer a coleta de lixo em Santa Luzia. O anúncio foi feito no início da semana pela Prefeitura em nota publicada na página do Facebook do Prefeito Christiano Xavier. Ele disse com a troca da empresa de coleta de lixo, a cidade terá uma economia de quase 50%. “Vamos ter essa economia significava para os cofres públicos, sem gerar qualquer perda na qualidade dos serviços prestados. A partir desta segunda-feira (26), a nova empresa já está operando em Santa Luzia. O lixo coletado no município vai ser depositado em Macaúbas, na cidade de Sabará, ou seja, não haverá mais lixo depositado no Aterro de Santa Luzia, o que estava gerando um grande problema ambiental, inclusive com aplicação de muitas”, disse o prefeito.
Veja o vídeo gravado por Ramón Damásio, do Jornal Virou Notícia, na quarta, dia 28, no bairro Alto da Bela Vista, na região central da cidade:
LIXOAos poucos, coleta vai sendo normalizada.#jornalvirounoticia #santaluzia
Publicado por Jornal Virou Notícia em Quarta-feira, 28 de novembro de 2018
Celebração dos 240 anos da conclusão da Matriz
O grande destaque cultural da semana, sem dúvida, foi a comemoração, na quarta-feira (28/11) dos 240 anos da conclusão do Santuário de Santa Luzia, que teve sua bênção em 13 de dezembro de 1778. A antecipação da celebração foi acertada entre o pároco Felipe Lemos de Queirós e o presidente da Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia, Beto Mateus, para fugir da agenda apertada de missas, confissões e procissões do dia da padroeira.
Ponto alto da celebração foi a saudação feita pelo secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Angelo Oswaldo, que veio a Santa Luzia especialmente para participar da abertura do Jubileu 2018.
I- Café com bolo para o Secretário
Angelo Oswaldo, que tem grandes laços de amizade em Santa Luzia, iniciou sua visita em um programa tipicamente luziense. Chegando à cidade, sua primeira parada foi na casa do jornalista José Carlos Santana para um café acompanhado dos bolos produzidos por Ana Cristina Tófani (Bolos D’Ocê) que são sucesso garantido onde são servidos. Angelo pode conhecer uma das vistas mais bonitas do santuário de Santa Luzia e ficou admirado com o panorama da Serra do Curral no horizonte da rua Silva Jardim. Angelo e Carlinhos são amigos dos tempos de jornalismo no velho Diário de Minas. Acompanhando o café, estiveram os membros da Associação Cultural, Beto Mateus, Sandra Gabrich e Bete de Almeida Tófani.
II – Preta em destaque
A nossa querida Maria do Carmo de Oliveira, Preta, foi a paroquiana escolhida para representar a Associação Cultural Comunitária na entrega de uma placa homenageando os 240 anos do Santuário. A placa que destacava em latim o termo Ad Perpetuam Rei Memoriam – fatos que devem ser registrados para a posteridade – foi entregue ao pároco Felipe. A elegância de Preta foi um destaque à parte.
III – Jantar de confraternização
Como é tradição durante o Jubileu, os padres e os convidados participantes do dia são recebidos para um jantar após a celebração. Na noite de abertura do jubileu, a função coube ao querido casal Zezé e Lúcia Sotero (presidentes em 2014), que receberam a comitiva liderada pelo vigário episcopal para as cidades históricas, padre Wellington Santos. Presentes, Angelo Oswaldo e a diretora do Memorial da Arquidiocese de BH, Goretti Gabrich comentavam os desafios da preservação do patrimônio cultural da arquidiocese.
Macaúbas I
Logo que se iniciou a celebração dos 240 anos Santuário de Santa Luzia, o pároco Felipe Lemos fez questão de destacar e agradecer a presença da madre Maria Imaculada de Jesus Hóstia, abadessa do Mosteiro de Macaúbas que, pela primeira vez, em mais de 60 anos de clausura, assistia à uma missa no Santuário. O fato foi intensamente aplaudido por todos os presentes na matriz. Acompanharam a madre as irmãs Auxiliadora, Mariza e Maria Helena.
Macaúbas II
No próximo domingo (02/12), às 10h30, durante a novena da Imaculada Conceição, as irmãs do Mosteiro de Macaúbas celebram o retorno de mais duas imagens de seu acervo que foram restauradas como parte da campanha Abrace Macaúbas. A imagem do Sagrado Coração de Jesus, a segunda que chegou a Minas Gerais, e a de Nossa Senhora do Rosário vão ser reentronizadas no altar lateral da capela do Mosteiro. Uma hora antes, às 09h30, sairá uma carreata do Santuário de Santa Luzia levando a imagem peregrina para o Mosteiro.
Clique da Semana
O clique da Semana vai para esta lindíssima fotografia de Sandra Lima, com a Igreja do Rosário e as montanhas ao fundo. Quem chamou a atenção do Luzias para a imagem foi Edson Lúcio, sempre atento quando se trata de Santa Luzia.
Quer ser membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural?
A assembléia vai eleger diretamente, na próxima quarta-feira, representantes de associações comunitárias de moradores da cidade para exercerem mandato de dois anos como membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural – COMPAC. A assembleia será no Solar da Baronesa, na Rua Direita, 408 – Centro. Clique aqui para saber mais.
Circuito de Presépios: inscrições até 10 de dezembro
Se você é um desses luzienses amantes da arte de fazer presépio e tem um em casa, inscreva-o no Circuito de Presépios, criado pela Secretaria de Cultura de Santa Luzia. Você tem até o dia 10 de dezembro para fazer a inscrição.
Despedida e gratidão aos médicos cubanos em Santa Luzia
A despedida dos médicos cubanos de Santa Luzia
O Prefeito Christiano Xavier juntou-se a outros funcionários da Prefeitura para se despedir dos 14 cubanos que vinham trabalhando em Santa Luzia através do programa Mais Médicos. A despedida, na sede da Prefeitura, na Frimisa, foi no dia 22, na quinta feira passada, com a participação de médicos, enfermeiros, supervisores do programa Mais Médicos, residentes de medicina e equipe da área de saúde do município. O prefeito agradeceu os médicos cubanos pelos trabalhos prestados ao município. “Chegamos à cidade em um momento complicado, pois o estado tem confiscado as verbas referentes aos repasses para o município. Estamos fazendo economia em contratos e cortando gastos. Eu não queria que vocês fossem embora, Santa Luzia deve muito a todos os médicos Cubanos pelo excelente trabalho desenvolvido no município. Agradeço a todos pela dedicação com a nossa população,” disse Christiano Xavier.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *