Na quinta, vamos todos pressionar para que projeto da Emccamp seja rejeitado

Na quinta, vamos todos pressionar para que projeto da Emccamp seja rejeitado
Integrantes do Movimento Salve Santa Luzia ostentando faixa, durante a última reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural. Foto: Luzias

A TV Record fez nesta segunda-feira(24) reportagem com grupo de moradores de Santa Luzia que protesta contra a construção de um grande empreendimento imobiliário na antiga fazenda de Vicente de Araújo. O projeto é da construtora Emccamp e será votado nesta quinta-feira(27) pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural. É a última oportunidade que a população terá de pressionar para que seja rejeitado. Compareça à reunião do Conselho, às 9h, Teatro Municipal, Rua Direita. Vamos pedir que a velha fazenda seja transformada em parque.

Luzias

Na sessão em que a Câmara Municipal de Santa Luzia deu o sinal verde para que a Enccamp leve adiante a construção de mais de 500 casas – “Cidade Jardim” -, na antiga fazenda de Vicente de Araújo, o vereador Glayson Johnny pediu vista do projeto. Mas teve seu pedido negado pelo vereador Du do Salão, que presidia a sessão e foi orientado por outro vereador, Paulo Cabeção, a não conceder vista.

Contamos o fato para que fique registrado para a História o comportamento da Câmara Municipal em relação ao projeto “Cidade Jardim”, à beira do Rio das Velhas, que, se implementado, trará danos irreparáveis aos bairros da parte baixa da cidade, na época das chuvas, com a possível perda de vidas, como assistimos no Rio Grande do Sul. O próprio Ministério Público já se posicionou contra a proposta da Emccamp.

A Câmara em momento algum ouviu os argumentos da população. E ignorou quando um grupo de moradores discursou numa sessão, denunciando os perigos que o projeto contém. Um projeto que vem sendo discutido desde 2019. E que tem a oposição ferrenha de boa parte da população.

Por isso, apresentamos aqui os nomes dos oito vereadores que votaram a favor do grande empreendimento: André Leite, Cristiano Matos, Henry Santos, Juninho do Lau, Nandinho, Paulo Cabeção, Paulo Pretao e Wander Carvalho. O único que votou contra foi Glayson Johnny. Santa Luzia lutará até o fim contra esse projeto. Mas, se ele passar, essas são as pessoas que devem ser responsabilizadas pela catástrofe que virá.

Ao lado, é claro, do Prefeito, Pastor Sérgio, que também recebeu, recentemente, moradores para ouvir os receios deles em relação ao empreendimento. O Prefeito lavou as mãos, dizendo que estava fora do seu alcance tomar qualquer medida em relação ao projeto. Quando foi sugerido que a Prefeitura comprasse o terreno da antiga fazenda e o transformasse em parque, ele disse simplesmente que os cofres públicos estão sem dinheiro.

Serão todos, prefeito e vereadores, cobrados pela História e nas urnas, em outubro.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Karina Danielle Ferreira Bueno
    25 de junho de 2024, 15:04

    Só se for pra mata todo mundo do condomínio

    REPLY
  • Maria Elisa Santana
    27 de junho de 2024, 07:25

    Muuuio triste. Dinheiro, poder e gnorância juntos segnificam retrocesso.🤮

    REPLY