Ponte velha é reaberta. A cidade se mobiliza para acudir as muitas famílias vítimas das enchentes

Ponte velha é reaberta. A cidade se mobiliza para acudir as muitas famílias vítimas das enchentes
A Rua do Comércio, uma das principais da cidade, já reaberta, depois de dias interditada. Foto: Jornal Virou Notícia

Luzias

Depois de toda tensão causada pelas enchentes históricas desse verão de 2022, a vida, aos pouquinhos, vai voltando ao normal em Santa Luzia, que chegou a ficar totalmente ilhada. Nesta manhã de quarta-feira(12) a ponte velha, interditada na semana passada, foi reaberta para carros nos dois sentidos.  A ponte nova, que também havia sido fechada, foi liberada ao trânsito na noite de segunda-feira.  Passados os momentos de maior perigo, com as chuvas caindo sem cessar e as águas tomando tudo, as atenções se voltam para as famílias que necessitam urgentemente de ajuda.

Se você puder ajudar, seja de que forma for, ajude. Há muitas iniciativas na cidade para angariar fundos, mantimentos e roupas para os necessitados. Uma das mais ativas é a Ong Solidariedade – Todos Juntos Sempre que, desde o primeiro momento, com seus abnegados voluntários, vem auxiliando de todas as maneiras possíveis os mais vulneráveis. “A situação é dramática, porque o número dos que precisam de ajuda na cidade é muito grande,” afirma a advogada Rosa Werneck, presidente da Solidariedade. Segundo ela, o que dá esperança é a resposta solidária dos moradores à tragédia. “Temos recebido ajuda até de gente de Belo Horizonte. Sem falar na generosidade do pessoal de Santa Luzia,” comenta ela.

Rosa informa que, nesse momento, o que mais precisam são roupas de cama, cobertores,  toalha de banho, pano de chão, material de limpeza, pratos e talheres. Se você quiser doar algum desses itens, pode entrar em contato com a Solidariedade através do telefone 31.99984-1034. Ou, se preferir, pode também levar o que vai doar até a sede da Ong, na Rua Nossa Senhora Aparecida, 88, no bairro Idulipê, atrás da igreja matriz. Se ao invés disso, você quiser doar dinheiro, qualquer quantidade, aqui estão os dados bancários para que você faça a sua doação: Banco Itaú – Agência:0625 – CC: 56909-0. Pix: 29.407.949/0001-92 (CNPJ).

A Funerária Santa Luzia também está recebendo doações em suas duas lojas, na Ponte e em São Benedito, que estão sendo entregues às famílias atingidas pelas chuvas na cidade. Se você quiser doar algo, ligue para (31)991970098 ou (31)36495450.

Já a Arquidiocese de Belo Horizonte está fazendo uma campanha mais ampla, atendendo outros municípios que também foram duramente afetados pelos temporais, como Raposos, Rio Acima, Nova Lima e outras. Em toda Minas Gerais, há 341 municípios em estado de emergência.

Aqui estão os dados para que você possa doar através de Transferências ou PIX:

Providens Ação Arquidiocesana Social Banco Santander – Ag. 3476 – Conta corrente: 13077880-2 CNPJ: 17.272.998/0001-86

Pix: 31989789390

Vicariato para Ação Social Banco do Brasil – Ag. 3494-0 Conta corrente: 26227-7

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *