Gustavo Werneck, Estado de Minas
Um belo domingo de sol para celebrar a ressurreição de Cristo. A Rua Direita, no Centro Histórico de Santa Luzia, se transformou num grande tapete para comemorar a Páscoa. Era bem cedo, quando os moradores começaram a fazer a decoração com serragem colorida, flores e outros materiais no sentido de recriar os símbolos da eucaristia.
Alguns moradores fizeram questão de associar a data às tragédias de Mariana e Brumadinho, o que emocionou muita gente. “Não podemos nos esquecer, nem nesse momento de alegria “, disse uma moradora do Centro Histórico.
Veja a Procissão da Ressurreição, que percorreu a Rua do Serro, Rua Floriano Peixoto e Rua Direita, retornando à Igreja Matriz. Aqui, o cortejo passa pela Igrejinha do Bonfim:
Na noite de sábado, o titular da paróquia de Santa Luzia, padre Felipe Lemos, presidiu a bênção do fogo novo e depois subiu em procissão da Igreja do Rosario até o Santuário de Santa Luzia, onde celebrou missa solene.
Um dos momentos mais bonitos foi quando, com o templo à luz de velas, o pároco anunciou “aleluia” é foram acesas as luzes. E foi aberto o altar-mor, com a imagem de Jesus ressuscitado.
Veja no final da matéria a galeria de fotos dos tapetes na Rua Direita
Celebração no Mosteiro de Macaúbas
No Mosteiro de Macaúbas, a manhã deste domingo também foi dedicada à celebração da ressurreição de Jesus Cristo. O decano dos padres luzienses, monsenhor Raimundo Nonato Costa, foi quem esteve à frente dos trabalhos da Igreja.
Trabalho louvável do padre Felipe Lemos
Ao final da belíssima Semana Santa que assistimos em Santa Luzia neste abril de 2019, temos que reconhecer o importante trabalho do pároco da cidade, Felipe Lemos, e dos seminaristas. Há sete meses na paróquia, o padre Felipe, dono de grande carisma, reuniu a comunidade em missas, procissões e outros ritos permeados de fé, beleza e tradição. E ainda trouxe de volta procissões há um século não realizadas, como a da Encomendação das Almas.
Leia também sobre a Semana Santa de 2019 em Santa Luzia:
Na Sexta-feira da Paixão, procissão atrai multidão às ruas de Santa Luzia
Santa Luzia recupera tradição medieval com procissão que termina no cemitério
Galeria de fotos dos tapetes na Rua Direita:
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *