Marilda Castanha, a premiada autora e ilustradora de livros infantis

  • Em Gente
  • 25 de abril de 2018
Marilda Castanha, a premiada autora e ilustradora de livros infantis
Ao lado do trabalho que fez para a marca de cosméticos francesa L'Occitane au Brésil

Consagrada como uma das mais premiadas ilustradoras de livros infantis do Brasil, Marilda Castanha, 53, é também uma autora de sucesso. Seu livro “A quatro mãos”, da Cia das Letrinhas, recebeu o Selo de Altamente Recomendável, da Feira Nacional do Livro Infanto Juvenil. Marilda, moradora Santa Luzia há muitos anos, foi a escolhida para criar a identidade visual da empresa de cosméticos francesa L’Occitane au Brésil, em 2013.  O resultado é simplesmente encantador.

Marilda é belo horizontina. No final dos anos 1980, enquanto cursava Belas-Artes na UFMG, começou a ilustrar livros infantis. Mais tarde passou a escrever estórias, algumas sem texto, e ganhou alguns prêmios, entre os quais o Runner-Up (Noma – Unesco, Japão, 2000), o Prix Graphique Octogone (França, 2000), o Jabuti de melhor ilustração de livro infantil ou juvenil (CBL, 2000) e o prêmio de melhor ilustração (FNLIJ, 1999).

O livro recebeu o Selo de Altamente Recomendável do FNLIJ

Ela é casada com o também autor e ilustrador Nelson Cruz, outro  integrante daquele grupo de artistas que parece trabalhar sob inspiração divina, tamanha a qualidade de sua arte.  Os dois escolheram um dos recantos mais aprazíveis de Santa Luzia para viver, cercados de natureza por todos os lados – uma espécie de estensão do lugar  onde Marilda viveu quando criança;

“Passei minha infância brincando num quintal enorme (pelo menos para mim, na época…)com bichos, plantas e uma jabuticabeira! Cresci desenhando”, conta ela em seu blog, dando mais detalhes sobre sua carreira: “Nos anos 80 fiz Belas Artes na UFMG. Ainda na faculdade fui “fisgada” pela literatura infantil, e comecei a ilustrar.  Hoje moro e trabalho em Santa Luzia (MG). Sou ilustradora e autora.”

No vídeo, Marilda  mostra como foi o processo criativo que conduziu à identidade visual de L’Occitane au Brésil:

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply