Fique sabendo o que acontece e o que vai acontecer na cidade nos próximos dias

Fique sabendo o que acontece e o que vai acontecer na cidade nos próximos dias
Fechado há mais de quatro anos, TV mostra o prédio do museu em estado deplorável

Luzias

O desleixo com que o Museu Aurélio Dolabella, único de Santa Luzia, vinha sendo tratado pelas administrações que antecederam a de Christiano Xavier pode ser classificado como criminoso. O prédio do Museu, bem em frente da Matriz, que entrou para a história do Brasil ao servir de quartel general dos revoltosos do Movimento Liberal de 1842, encontra-se fechado há mais de quatro anos. Durante todo esse tempo ficou, literalmente, abandonado. Para não falar do acervo, levado sem qualquer cuidado para a Fazenda Boa Esperança e lá deixado, sem a mínima preocupação com a sua preservação. Na última segunda-feira, 20 de setembro, não foram só os luzienses que puderam ver como é que prefeitos de Santa Luzia sem qualquer ligação verdadeira com a cidade trataram o nosso patrimônio histórico. O programa Bom Dia Brasil, da TV Globo, mostrou para o país inteiro em que estado se encontra a nossa Casa da Cultura.

Veja a reportagem:

O Prefeito Christiano Xavier já deixou clara a sua disposição de reabrir o Museu, tão logo sejam realizadas as obras necessárias para que volte a funcionar. O projeto de restauração já foi enviado ao Iepha, Instituto Estadual de Patrimônio Artístico e Histórico, e ao Iphan, Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, uma vez que o prédio que abriga o Museu é tombado em nível estadual e federal Segundo o diretor de Patrimônio de Santa Luzia, Marco Aurélio Fonseca, as obras devem começar em novembro.

Inscrição para menino cantor do Mater Ecclesiae

No momento, o coral Mater Ecclesiae conta com 37 meninos

O Mater Ecclesiae está com vagas abertas para meninos com idades entre sete e 11 anos interessados em integrar o coral, considerado um dos patrimônios artísticos da Santa Luzia. O inscrito vai ter a oportunidade de estudar canto, teoria e instrumentos musicais. O Meninos cantores de Santa Luzia, como também são conhecidos, no momento é formado por 37 crianças. Os interessados poderão obter mais informações através dos telefones 99552-5741 e 99377-2369. E para levantar fundos para a manutenção do coral, será realizado no sábado, 22 de setembro, uma noite social, com prendas maravilhosas. Veja os detalhes da promoção:

O destaque do bingo é a última prenda: mil reais em dinheiro

Última promoção com a participação de Padre Danil
Será neste sábado, 15 de setembro, O Grande Baile, última promoção da comissão que organiza a Festa de Santa Luzia com a participação do Padre Danil, pároco de Santa Luzia nos últimos 12 anos.

Padre Danil: despedida

Ele começará seu novo trabalho na Paróquia de Santo Antônio do Morro Velho, em Nova Lima, para onde foi transferido pela Arquidiocese Metropolitana, na próxima terça-feira, 18 de setembro. O substituto do Padre Danil será o padre Felipe Lemos, que assumirá a função de pároco de Santa Luzia no dia 20, quinta-feira.

Padre Danil estará amanhã à noite ajudando na organização do baile, com início previsto para as 20h, no espaço de festas da Igreja do Rosário. A promoção tem como finalidade levantar fundos para a grande festa religiosa da cidade,em 13 de dezembro.

A parte musical ficará por conta de Maxx e os ingressos – à venda no Salão Júlio César, Pão Mais, igreja Matriz, Comissão do Jubileu, Lojas Malu, Depósito Nica e a farmácia Mater Maria – vão custar 10 reais, se for adquirido em um desses locais, e 15 reais, se for na portaria. Mais informações: 3641-5050.

Neste domingo, Padre Danil inaugura o novo sino da Igreja de Nossa Senhora das Graças e se despede da cidade, onde serviu durante mais tempo. “Sou muito grato ao povo de Santa Luzia. Só posso agradecer. Estou saindo de cabeça erguida, certo de que cumpri minha missão” – disse ele ao Luzias.

Para quem gosta de boa comida

Para acompanhar essa linda festa teremos um show com Tiago Nonato tocando o melhor da música brasileira e ainda uma pitada de música internacional

Clique da Semana

O Prefeito na capela do Hospital

O clique da semana vai para o Prefeito Christiano Xavier pelo cumprimento de uma de suas principais promessas de campanha, que é a reabertura do Hospital de São João Deus. Numa reunião na capela do Hospital, ele anunciou o início das obras de recuperação das instalações, como primeiro passo para o reinício das atividades. Dentro do cronograma que prevê a reabertura por etapas, a maternidade deve ser a primeira a ser reativada, possivelmente até novembro. Para a população de Santa Luzia, ter o Hospital de volta significa muito. E o Prefeito compreendeu isso. Clique aqui para saber mais.

Festa de São Cosme e Damião em Pinhões

A festa será na quarta-feira, 26 de setembro

Perdemos Dico
O carnaval de Santa Luzia perdeu um folião na última segunda-feira, 10 de setembro. Raimundo (Dico), viúvo de Ana de Tulu, do primeiro grupo das Borboletas, fez o último vôo, deixando tristes seus filhos e amigos. Mais uma saudade para os luzienses.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply