Mais de 54 mil votos mostram desejo de rompimento com velhas práticas

Mais de 54 mil votos mostram desejo de rompimento com velhas práticas
Delegado Christiano Xavier, 41, eleito Prefeito de Santa Luzia , com mandato até 2020

Luzias

Quando a gente olha de perto os números das eleições suplementares para Prefeito de Santa Luzia, neste domingo, 24 de junho, a primeira coisa que salta aos olhos é o tamanho do descontentamento do eleitor luziense com a política que vem sendo praticada há anos na cidade, totalmente dissociada das necessidades e desejos da população. Quase 15% dos 117.673 eleitores que foram às urnas votaram em branco ou anularam seu voto. Somados aos cerca de 24% que deixaram de votar, o número torna-se expressivo. Muitos dos que não foram votar ou jogaram fora o voto agiram assim como uma forma de protesto. Mas a maioria optou por essa via por descrença, por não acreditar que, com seu voto, possa mudar a situação.

Quando a apuração dos votos foi encerrada, em torno das 19h30m desse domingo, e os números divulgados, ficou clara a vitória acachapante do Delegado Christiano Xavier(PSD) sobre Sandro Coelho(PSB) que, depois de entregar o cargo de Prefeito, retornará à presidência da Câmara. Enquanto o Delegado obteve 54,28% dos votos válidos (54.470 votos), Sandro conseguiu 33,15% (33.266 votos). Ou seja, uma diferença de mais de 20 mil votos entre os dois primeiros colocados. Mesmo com Sandro comandando a máquina da Prefeitura, os luzienses votaram maciçamente no Delegado, mostrando da maneira mais explícita possível que querem mudança.

Essa aposta, com certeza, aumenta a responsabilidade do Prefeito eleito, saudado como alguém que vai combater de frente a corrupção, fortalecer a segurança da cidade, reabrir o Hospital de São João de Deus, investir de verdade em educação, lazer e na busca de investimentos para o município. Só essa confiança de que a hora é do Delegado pode explicar o baixo número de votos dado aos outros candidatos: Aguinaldo (PSDB): 5,39% dos votos válidos (5.411 votos) Suzane (PT): com 4,88% dos votos válidos (4.892 votos), Abraão Gracco (Rede): 1,54% dos votos válidos (1.545 votos), João Rasgado (PSOL): 0,76% dos votos válidos (763 votos).

O Delegado Christiano Xavier, juntamente com seu vice,Pastor Sérgio, será diplomado pela Justiça Eleitoral em data ainda a ser marcada. Em seguida, a Câmara determinará o dia da posse. Aí, sim, começará a vida de Prefeito do ex-delegado da Polícia Civil.

Clique aqui para ler a entrevista do Delegado ao Luzias, nos dias que antecederam as eleições:

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply