Coluna do Luzias: veja aqui o que vai acontecer e o que acontece na cidade

Coluna do Luzias: veja aqui o que vai acontecer e o que acontece na cidade
Auditoria do Tribunal de Contas aponta irregularidades nos gastos da Câmara Municipal. Foto: Site da Câmara

Luzias

Na mesma semana em que a Câmara Municipal da cidade elegeu o vereador Ivo Melo para presidente da Casa(pela segunda vez consecutiva), um outro fato chamou a atenção dos moradores de Santa Luzia: a denúncia de que os vereadores gastaram durante pouco mais de dois anos, de maneira irregular, quase dois milhões de reais. Numa longa reportagem, o Observatório Luziense dá todos os detalhes de mais esse episódio lamentável envolvendo praticamente todos os vereadores, num momento em que a própria Câmara analisa pedido de cassação do Prefeito Christiano Xavier sob a mesma acusação, de que ele teria gastado dinheiro público de maneira irregular.

Com o título “Auditoria do Tribunal de Contas aponta gastos irregulares na Câmara de Santa Luzia”,a reportagem explica:

“Além do salário, cada vereador de Santa Luzia tem direito, de acordo com a legislação municipal, a uma quantia extra destinada a custear seu mandato. Mensalmente, cada parlamentar tem direito a seis mil reais, que rotineiramente são justificados de diversas maneiras: aluguel de carro, combustível, material de escritório, divulgação de atos parlamentares, aluguel de gabinete externo,etc. A cada mês os gastos são apresentados à Câmara e os vereadores ressarcidos de tais despesas.”

E continua: “Mas, para o Tribunal de Contas de Minas Gerais – TCE/MG, tais indenizações, da maneira como tem sido praticadas pela Câmara, são inconstitucionais e ferem uma série de princípios legais, lesando os cofres públicos. Após auditoria realizada no último mês de junho, o órgão constatou que,entre janeiro de 2017 e abril de 2019, 1.831.482,64 foram usados a título de verbas indenizatórias pelos vereadores luzienses de maneira irregular e podem ter que ser devolvidos aos município.” Clique aqui para ler a íntegra da reportagem no Observatório Luziense.

O Luzias tentou falar com alguns dos vereadores citados na reportagem, mas não conseguiu ter acesso a nenhum deles.

Ivo Melo é reeleito Presidente da Câmara Municipal

Ivo da Costa Melo nasceu em Dores do Indaiá e exerce seu primeiro mandato como vereador em Santa Luzia

Numa votação apertada, na quarta-feira, 30 de outubro, o vereador Ivo Melo(sem partido) foi reeleito Presidente da Câmara Municipal de Santa Luzia, para mandato de um ano, ao derrotar a vereadora Suzane Almada(PT) por 9 x 8 votos. Ivo Melo exerce o seu primeiro mandato como vereador, iniciado em 2017. Segundo o site da Câmara, ele nasceu em Dores do Indaiá, em 1971, é casado, pai de 5 filhos, e atua como empresário na cidade no ramo de armarinho e papelaria.

O Jornal Gazeta Luziense se referiu assim à eleição de Ivo Melo: “Investigado por comandar organização criminosa de “laranjas” em Santa Luzia é reeleito Presidente da Câmara com apoio do Prefeito Christiano Xavier”. O Jornal afirma que “atualmente, tramita contra Ivo Melo um procedimento de investigação sobre a quebra de decoro parlamentar, que pode culminar com a perda do seu mandato.”

Afirma ainda que “na representação, feita pelo Presidente da Comissão de Direitos do Cidadão Luziense da 100ª Subseção da OAB, Abraão Gracco, consta farta documentação indicando a utilização de pessoas e empresas(“laranjas”) para dissimular informações e enriquecimento sem lastro.”

O vereador, que vem exercendo a presidência ao longo de 2019, recebeu apoio para sua reeleição de André Leite(PSDB), Waguinho Golo Golo(Podemos), Ticaca(sem partido), Neylor Cabral(PROS), Reginaldo do Gás(PROS), Marcelino(Cidadania), Luiza do Hospital(PTB) e Márcio Ferreira(PSC).

São estes que votaram em favor da vereadora Suzane: César Lara Diniz(PC do B), Henry Santos(Republicanos), Nilsinho(PTC), Zé Cláudio(PSDB), Vagner Guine(MDB), Paulo Bigodinho(Patriota), e Sandro Coelho(Sem Partido).

Peregrinação da imagem de Santa Luzia

A peregrinação, iniciada na sexta-feira, será encerrada neste domingo, 3 de novembro.

Icaraí promove Tarde Social
Quem passa pela Rua Silva Jardim logo nota a mudança: veja como ficou bonita a fachada verde e rosa do Icaraí.

O clube está sendo reformado pela sua dinâmica diretoria

O evento da tarde deste domingo no Icaraí, animado pelo Forrósamba, grupo de Jaboticatubas, tem como objetivo levantar fundos para o Natal Solidário. Na faixa colocada na frente da sede do clube, está escrito: “Traga seu donativo para o caminhão do Papai Noel. O evento começa às 14h e a cartela vai custar 5 reais.

Feirinha de Gastronomia Artesanal em Santa Luzia

Evento imperdível será na bonita praça do Boa Esperança

Será na próxima sexta-feira, 8 de novembro, na praça Eurico Gaspar Dutra – Boa Esperança, das 07:30 às 22h, a tão aguardada feira de gastronomia artesanal, reunindo os melhores profissionais de Santa Luzia e de Belo Horizonte.

Os 93 anos da doce Salia

A família inteira reunida: Elzira, Juca, Elza, Sô Silico, Salia, Vado, Elias, Beto e Elisete

Todos os filhos e filhas se reuniram em torno da nossa tão querida Salia para celebrar com ela e o também nonagenário Silico os 93 anos da matriarca, completados na última segunda-feira, 28 de outubro. Parabéns, Salia, e mais 93 anos de vida!

Beira-Rio, velocidade Controlada através de dois radares

Instalação de placas indicativas na Avenida Beira-Rio

Atenção você que gosta de passar pela Beira-Rio quando vai a Belo Horizonte, porque pode pisar mais fundo no acelerador, já que não há sinais de trânsito na via: acaba de ser instalados radares em dois pontos para controlar a velocidade na avenida.

Onde anda a fiscalização do trânsito caótico de Santa Luzia?

É o cúmulo do absurdo: caminhão estacionado na curva da Jamag, na Rua Silva Jardim, no Carmo

Quem é responsável por fiscalizar o perigoso trânsito de Santa Luzia? Se há responsáveis, não estão trabalhando: o que se vê é uma sucessão de absurdos nas ruas e avenidas da cidade e nada acontece com os infratores. Veja só um dos aspectos desse complexo problema: a questão dos estacionamentos em locais perigosos.

Essa carroceria de caminhão, placa ADB 0065 de Santa Luzia, atrapalha a visão na Av Raul Teixeira da Costa

Abaixo outra aberração. O dono desse caminhão disse ao Luzias que sempre estacionou o veículo na rua. O perigo para outros motoristas é tão claro, mas ele não vê.

Veja como os carros são obrigados a entrar na contramão para contornar o camihão, no trevo da Rua Felipe Gabrich

O tráfego, inclusive de veículos pesados, aumentou muito em Santa Luzia, exigindo melhor sinalização e contínua vigilância, para impedir que motoristas sem consciência coloquem em risco a vida dos moradores.

Uma bonita homenagem a Santa Luzia

Não conseguimos informações sobre este vídeo, para dar os devidos créditos. Uma singela homenagem a Santa Luzia.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply