Terezinha é única na arte de bordar ‘bainhas abertas’

  • In Gente
  • 26 de fevereiro de 2018
Terezinha é única na arte de bordar ‘bainhas abertas’
Terezinha, 93,

Um dos mais importantes diferenciais da cultura mineira está no refinado saber-fazer artesanal. Desde os complexos entalhes em madeiras dos altares barrocos até os mais simples detalhes nas roupas e forros de mesa, a boa técnica e a sensibilidade artística resultaram em trabalhos preciosos – que revestem o dia-a-dia das casas mineiras em uma exposição permanente de bom gosto.

As chamadas ‘bainhas abertas’, um tipo de bordado feito a partir do tecido desfiado – cuja beleza está nos pontos de entremeios, vazados e recheios de linhas criando texturas incríveis – é um belo exemplo dessa arte. A técnica foi trazida pelas portuguesas que, por sua vez, conheceram esse bordado através de monjas espanholas, francesas e inglesas.

Arte para sua santa de devoção: Santa Rita de Cássia: “Ela é milagrosa”

Uma das mestras nesse bordado é Terezinha Mateus, moradora de Santa Luzia (MG) que, com seus 90 anos, continua tecendo alguns dos quase 30 pontos diferentes que aprendeu a fazer com sua mãe, Geny Mateus. Esta aprendeu com uma tia, de origem inglesa, que morou na região de Sabará (MG), no inicio do século xx. D. Terezinha diz serem incontáveis as peças de enxovais para noivas e recém-nascidos que fez usando a ‘bainha aberta’ – algo que pratica desde os 8 anos de idade.

Com sua prática no assunto, ela considera ‘fácil demais’ fazer os enfeites de panos de prato, toalhas de rosto (que ela dizer serem ‘apenas entremeios’), e considera desafio mesmo fazer peças com até três metros e meio de comprimento, caso dos forros de altares católicos – que ela já fez muitas vezes. Mesmo quando dedicou-se à Educação (durante mais de 40 anos) nunca deixou a ‘bainha aberta’ de lado, que ela considera a verdadeira paixão de sua vida – depois de Santa Rita de Cássia. (Wagner Penna)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comment

  • Maria das Graças Rabelo
    15 de setembro de 2019, 20:52

    Eu gostaria de aprender a bordar a bainha aberta . Sempre tive este sonho mas até hoje não encontrei uma professora ideal . Vcs tem alguma a indicar?

    REPLY