Nós, luzienses, temos que dar a nossa contribuição para a preservação da Serra da Piedade. Sua silhueta azulada, altiva, faz parte da paisagem de Santa Luzia. Da janela da frente da minha casa, posso admirá-la à distância. Ela está lá. Sempre. Impossível imaginar que uma dessas mineradoras, com foco exclusivo no lucro, pode vir a danificar uma que seja de suas nascentes ou grutas secretas. A Serra da Piedade é nossa. Esse é o sentimento dos luzienses. Por isso, damos total apoio à campanha do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, para salvar a Serra, livrá-la das mineradoras.
Luzias
Mais um apelo de Dom Walmor para que os mineiros impeçam a destruição da Serra da Piedade. A Cúria Metropolitana divulgou nota convocando a população a comparecer à sede da rodoviária de Belo Horizonte, às 9h, desta sexta-feira, 22 de fevereiro, onde será realizada uma audiência, aberta a quem quiser participar, do órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que vai decidir se entrega a Serra da Piedade à mineração. Todo mundo que puder precisa comparecer para mostrar que os mineiros estão atentos e não vão permitir que se cometa mais esse crime contra Minas. Uma mineradora, a AVG, já solicitou licença para voltar a retirar minério numa das encostas da Serra. E, se não tivesse havido o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em 25 de janeiro, seguramente, a AVG já teria conseguido a autorização para levar adiante seu absurdo plano.
A reunião que aprovaria o retorno da mineração estava marcada exatamente para o dia em que parte de Brumadinho foi enterrada na lama, com o rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Foi suspensa depois desse crime praticado pela Vale e remarcada para esta sexta-feira. Através de Dom Walmor, a Igreja tem sido uma das vozes mais fortes na luta para impedir que a Serra da Piedade, patrimônio histórico, cultural, ambiental e religioso dos mineiros e brasileiros, tombada em nível estadual, pelo Iepha, e em nível federal, pelo Iphan, seja destruída. A Serra também é reconhecida como reserva da biosfera pela Unesco, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Sua exploração começou com a mineradora Brumafer, que deixou enorme cratera, com danos ambientais na área. A AVG apresentou plano para recompor o local, mas exige uma outra área ainda maior para extrair minério.
O arcebispo já escreveu vários artigos mostrando que a importância da Serra é tamanha que não se deveria nem cogitar a sua exploração por mineradoras. Leia o texto divulgada pela Cúria nesta terça-feira, 19 de fevereiro:
“O Papa Francisco pede aos cristãos que defendam a Casa Comum, cuidem do meio ambiente. E nós, da Arquidiocese de Belo Horizonte, temos irrenunciável missão, diante da convocação de nosso amado Papa: defender os animais, as plantas, a água e todos os dons da criação, que habitam a Serra da Piedade, Santuário Ecológico, Casa da Padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade. A Serra da Piedade está em perigo, sob ameaça da mineração. Na próxima sexta-feira, em audiência aberta à população, às 9h, no mezanino da Rodoviária de Belo Horizonte, conselheiros da Câmara de Atividades Minerárias, ligada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vão votar o projeto de exploração da Serra da Piedade.
Pedimos aos cristãos, ambientalistas, cidadãos, que se unam em defesa da Serra, patrimônio do povo mineiro, e participem da audiência, de modo pacífico. Não podemos ficar calados diante de qualquer ameaça à vida. Nossa Senhora da Piedade, Mãe Padroeira de Minas Gerais, do alto da Serra – magnífica arquitetura divina – inspire a inteligência humana, para que um novo tempo seja vivido em nosso Estado, com mais desenvolvimento sustentável, livre de tragédias similares às que ocorreram em Brumadinho e Mariana.”
Veja a reportagem da TV Horizonte sobre o protesto contra a mineração na Serra, realizado no domingo, 17 de fevereiro:
Horizonte Notícia – Grupos se mobilizam pela defesa ambiental da Serra da Piedade
Diversos grupos se reuniram na entrada do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no último domingo (17), em protesto contra a ameaça da #mineração no entorno da Serra da Piedade. Os manifestantes pedem a retirada da pauta do Conselho Estadual de Política Ambiental o pedido de licenciamento para volta da exploração na região. Confira!
Geplaatst door TV Horizonte op Maandag 18 februari 2019
Leia também:
Dom Walmor pede que mineiros se unam para impedir destruição da Serra da Piedade
Apelo de uma mineira de Nova Lima: Orai e vigiai o que restou das Minas Gerais
Protesto contra a mineração na Serra da Piedade vai ser na manhã desse domingo
3 Comments
Ana Carvalho
20 de fevereiro de 2019, 20:48É um absurdo…..o homem quer destruir o que Deus criou, a natureza que nos PRECISAMOS para ter uma vida saudável. Vamos clamar a DEUS para que isso não aconteça. A Serra da Piedade tem que ser salva desta ganância. Que DEUS desta exploração.
REPLYLincoln Miranda Castor
21 de fevereiro de 2019, 00:06Hoje está provado a força que tem as redes sociais!
REPLYVamos usá-las, pedindo a Deus que nos faça instrumentos seu.
Vamos nos unirmos e compartilharmos para sermos uma força capaz de mudarmos as coisas, sempre, com ajuda de Deus, Amém.
Maria Auxiliadora Guimarães
21 de fevereiro de 2019, 15:01Sou contra a exploração de minério de ferro da Serra da Piedade.
REPLYQueremos nossa Arquitetura Divina intacta.
Vamos preservar nossa Casa comum.
Sou a favor da Vida.