Diplomado hoje pela Justiça Eleitoral, o novo Prefeito tomará posse na sexta-feira

Diplomado hoje pela Justiça Eleitoral, o novo Prefeito tomará posse na sexta-feira
Delegado Christiano Xavier e Pastor Sérgio foram diplomados nesta quarta-feira. Tomarão posse na sexta e vão administrar Santa Luzia durante dois anos e meio . Foto: Observatório Luziense

Beto Mateus, Luzias

O Delegado Christiano Xavier e o Pastor Sérgio foram diplomados na tarde desta quarta-feira, 11 de junho, como Prefeito e vice-Prefeito de Santa Luzia, em solenidade realizada pela Justiça Eleitoral, no fórum da cidade.

Veja a cerimônia, gravada pelo jornal Virou Notícia:

Solenidade de diplomação prefeito e vice

Solenidade de diplomaçãoPrefeito eleito, Delegado Christiano Xavier (PSD) e o vice, Pastor Sérgio (PSL).#jornalvirounoticia #santaluzia #política #diplomação #tre #justiçaeleitoral

Publicado por Jornal Virou Notícia em Quarta-feira, 11 de julho de 2018

Mas só na sexta-feira, dia 13, a chapa eleita para comandar os destinos de Santa Luzia nos próximos dois anos e meio será empossada pela Câmara Municipal, em cerimônia no Teatro Antônio Roberto de Almeida, no Centro Histórico. Após um momento de incertezas e três sucessões, novamente a cidade voltará a ter, quase um ano após o afastamento de Roseli Pimentel, um representante eleito pela escolha democrática do povo luziense.

Desconsiderando as duas últimas sucessões em função da renúncia da ex-prefeita, Christiano Xavier será o vigésimo prefeito à frente do Executivo luziense desde 1930, quando respondia pelo cargo o senador estadual Modestino Gonçalves. Mas, o mandato do novo prefeito vai se assimilar, pelo menos em questão de duração, ao do seu décimo antecessor: João Bosco Tibúrcio de Oliveira (fevereiro de 1971/janeiro de 1973).

João Bosco Tibúrcio de Oliveira foi Prefeito de Santa Luzia de fevereiro de 1971 a janeiro de 1973

Filho do poeta Francisco Tibúrcio de Oliveira, autor do clássico soneto Santa Luzia, João Bosco foi prefeito de Santa Luzia no chamado mandato tampão, definido para duração de exatos dois anos para que as eleições municipais e estaduais fossem realizadas no mesmo ano. Christiano, ao contrário, terá cerca de dois anos e meio devido à vacância do cargo pela renúncia da chapa eleita em 2016: Roseli Pimentel(PSB)/Fernando César Vieira(PRB).

Um dos prefeitos mais novos de Santa Luzia, na época com 39 anos, João Bosco criou interessante impulso à área cultural sendo responsável pela criação do I Festival de Inverno de Santa Luzia, realizado de 02 a 09 de julho de 1972. Na programação do festival foram apresentadas as primeiras peças do museu de Santa Luzia e lançado o livro póstumo com poesias do seu pai, com prefácio do ex-presidente da Academia Mineira de Letras, José Oswaldo de Araújo. Aliás, o próprio Museu teve a lei de sua criação assinada por João Bosco, que determinou a formação do seu acervo e o seu patrono, o rábula e colecionador Aurélio Dolabella.

Material de divulgação do I Festival de Inverno e atrações turísticas de Santa Luzia.

O Departamento de Cultura e Turismo tinha à frente o jornalista Antônio Tibúrcio Henriques, que promoveu a preparação de material que divulgasse a cidade sob os aspectos históricos e culturais – Santa Luzia de todos os tempos -, e um álbum com fotografias aéreas da cidade. Na infra-estrutura, as ruas principais do centro foram recapeadas e tiveram a canalização das águas pluviais.

Com significativas realizações em um curto espaço de tempo, João Bosco marcou seu nome em projetos que valorizaram e divulgaram os atrativos histórico-culturais da cidade, isso em uma época que os recursos públicos eram escassos e a máquina administrativa bem enxuta.

Capa do álbum de fotografias aéreas da cidade. Acervo: Memória Santa Luzia MG

Tomara que ao final de seu mandato de dois anos e meio, iniciado nesta sexta-feira, quando será empossado pela Câmara Municipal, Delegado Christiano Xavier tenha feito uma administração tão positiva quanto foi a de João Bosco Tibúrcio de Oliveira. Aliás, esta é a grande responsabilidade do novo Prefeito: corresponder às expectativas dos mais de 50 mil luzienses que optaram por seu nome nas urnas, no dia 24 de junho, na esperança de que ele realmente mude o rumo trágico que a política tomou em Santa Luzia nos últimos anos.

Clique aqui para ver a relação de todos os Prefeitos que Santa Luzia já teve.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply