Coronavírus: casos suspeitos chegam a 205 em SL. E Prefeito critica Bolsonaro

Coronavírus: casos suspeitos chegam a 205 em SL. E Prefeito critica Bolsonaro
O Prefeito(PSD) , ao lado de alguns de seus secretários, defende o isolamento social. Foto: Prefeitura

Luzias

Não há caso confirmado na cidade, mas Santa Luzia está entre os 10 municípios de Minas Gerais com maior número de  suspeitos de terem contraído o novo coronavírus. Até esta terça-feira,24, eram 172 casos. Nesta quarta, o número subiu para 205, um aumento de 33 registros, ou quase 20%. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde e mostram que estamos em oitavo lugar entre os municípios mais afetados.  Belo Horizonte vem em primeiro lugar, com 7039 casos suspeitos da doença, a Covid-19, e 87 confirmados.

O Prefeito Christiano Xavier vem alertando a população luziense para os riscos de aglomerações e pedindo, insistentemente, para que os moradores da cidade permaneçam em casa, para evitar o contágio. Defensor da quarentena como medida de proteção contra o vírus, o Prefeito divulgou nota falando de sua decepção com a fala do Presidente Jair Bolsonaro, em cadeia nacional de televisão, na noite de ontem, criticando o isolamento das pessoas.

Críticas ao Presidente – “A decepção com o pronunciamento do Presidente Bolsonaro ontem foi grande e muito preocupante, ao mandar voltar aulas e seguir vida normal, pois isso é apenas um resfriadinho, ele coloca em risco toda a sociedade e o hercúleo trabalho de minimizar os riscos para a população. Vai na contramão da Medida Provisória que ele próprio assinou,” afirma o Prefeito, arrematando: é hora de “trabalhar sério, pegar o Timão do barco e liderar essa crise.”

O Prefeito gravou este vídeo confirmando a necessidade do isolamento social:

O MOMENTO É DE ISOLAMENTO SOCIAL !PRECISAMOS NO MÍNIMO NOS PREPARAR NOS PRÓXIMOS DIAS PARA ABRIR NOSSOS LEITOS DE RETAGUARDA NO HOSPITAL SÃO JOÃO DE DEUS (PREVISÃO DIA 02 DE ABRIL), CHEGAR OS EQUIPAMENTOS, TESTES RÁPIDOS, RESPIRADORES, CONTRATAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS E ETC, CONSEGUIREMOS FAZER ISSO EM MAIS UMA OU DUAS SEMANAS E AÍ PODEREMOS REAVALIAR ESTRATÉGIAS !! TEMOS MUITA PREOCUPAÇÃO SIM COM A ECONOMIA, COM O TRABALHO E ALIMENTAÇÃO DE CADA UM, MAS O MOMENTO AGORA É DE SACRIFÍCIOS, ISOLAMENTO E PREPARAR PARA AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE RESPOSTA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL !! HOSPITAIS DE CAMPANHA TB ESTÃO SENDO CONSTRUÍDOS, REMÉDIOS E VACINAS DESENVOLVIDOS E VARIAS OUTRAS ESTRATÉGIAS !! TENHAMOS CALMA E FOCO 🙏🏻🙏🏻 NAS PRÓXIMAS SEMANAS MUITA COISA VAI MUDAR E ACONTECER

Posted by Delegado Christiano Xavier on Wednesday, March 25, 2020

Mais tarde, o Prefeito escreveu em sua página no Facebook: “Precisamos, no mínimo, preparar nos próximos dias para abrir nossos leitos de retaguarda no Hospital de São João de Deus.” A previsão, segundo ele, é que  esses leitos estejam prontos em 02 de abril.  Com relação à chegada dos equipamentos, testes rápidos, respiradores, contratação de novos profissionais, etc, o Prefeito prevê que tudo deverá levar “mais ou menos duas semanas.”

Muita gente ainda não acredita – Embora a televisão, os jornais, a internet estejam mostrando países conflagrados pela disseminação do  novo coronavírus, como a Itália e a Espanha, muita gente ainda duvida do impacto que  o vírus pode ter entre nós. Há críticas contundentes contra a empresa Rodap, proprietária dos ônibus que servem Santa Luzia. Os veículos têm andado lotados, com muitos passageiros de pé, numa proximidade perigosa com outros passageiros. Fica claro que o proprietário da Rodap não está consciente  do perigo a que está expondo os moradores da cidade.

Muitos luzienses também estão no grupo dos que não creem na ação do vírus. Nos estabelecimentos comerciais ainda abertos na cidade, o que  vê são as pessoas muito próximas umas das outras, funcionários sem luvas ou máscara, e, nas ruas, ainda muitos jovens, homens e mulheres se comportando como se nada estivesse acontecendo. Com certeza não têm conhecimento que o número de suspeitos de carregar o novo coronavírus na cidade  só aumenta.

 

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

2 Comentários

  • Sonia
    26 de março de 2020, 00:38

    Quero comentar que não concordo com o prefeito e concordo com Bolsonaro!
    Os jovens precisam voltar ao trabalho porque se o país falir eles é que mais vão sofrer! Guerra é guerra!

    RESPONDA
  • Elzira Divina Perpétua
    26 de março de 2020, 10:07

    Maya,
    Muito obrigada por nos manter informados sobre a pandemia em Santa Luzia e as providências que a prefeitura vem tomando para evitar o pior.
    Quanto aos ônibus cheios, creio que não é por ignorância do risco de contágio da doença que o proprietário da Rodap diminuiu o número de veículos, apesar dos enormes riscos dos usuários, mas por negligência e total desprezo pela vida dos que precisam do transporte público em nossa cidade.

    RESPONDA