As raízes luzienses de Chico Xavier. Mãe e pai do médium nasceram em Santa Luzia

As raízes luzienses de Chico Xavier.  Mãe e pai do médium nasceram em Santa Luzia
Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo em 1910 e morreu em Uberaba, aos 92 anos

Maya Santana, Luzias

Foi com alegria que li este artigo do Promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, porque lança luz sobre a história da minha família. Meu pai, José Santana (Duca) era primo em primeiro grau de Chico Xavier, já que a mãe dele, Maria Cândido Xavier(Pinhora) era irmã do pai do tão louvado médium. Chico Xavier esteve várias vezes na nossa casa, na Rua Silva Jardim, e na casa da nossa tia Quita (Laura), que morava no Camelos. Já quase no final do texto, Marcos Paulo escreve “netos de Maria Cândido ainda hoje residem em Santa Luzia.” Como quase ninguém na cidade sabe quem são, decidi dar o nome de cada um deles aqui. Filhos da nossa tia, casada com João Pirumba: José dos Santos(Nonô), Olga(Naná), Marcelo (Joãozinho Pirumba), Geraldo (Neneco, falecido), Aparecida(Cida), Neuza e Mirtes. Além de mim, integram a família constituída por meu pai e minha mãe, Clara Carvalho Santana: José Santana Filho(falecido), José Carlos Santana(Carlinhos), Maria Inez(Nenez), Maria Izabel(Bebete), Maria José(Nem), Maria Helena (Lelena), Maria Elisa(Lisa), José Fernando(Nando), Maria Alice(falecida), Maria da Conceição(Sãozinha) e José Luiz(Lu). São esses os netos de Maria Cândido e primos de segundo grau “do mensageiro da paz Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos,” como lembra Marcos Paulo no texto.

Leia:

Maria João de Deus

Minha genitora chamava-se Maria João de Deus e desencarnou nesta cidade, em 29 de setembro de 1915. Filha de uma lavadeira humilde, de Santa Luiza do Rio das Velhas, ela não pode receber uma educação esmerada; mas todos os que a conheceram, afirmam que os sentimentos do seu coração substituíram a cultura que lhe faltava. Eu contava cinco anos de idade, quando minha mãe desencarnou; mas, mesmo assim, nunca pude esquecê-la e, ultimamente, graças ao Espiritismo, ouço a sua voz, comunico-me com ela e ao seu espírito generoso devo os melhores instantes de consolo espiritual da minha vida. Francisco Cândido Xavier. Cartas de uma morta. Pedro Leopoldo, 25 de junho de 1935.

Francisco Cândido Xavier, por todos conhecido como Chico Xavier, é, sem sombra de dúvida, uma das figuras mais especiais e bondosas que viveram em nosso país.

João Cândido Xavier

Eleito, em 2012, o “maior brasileiro de todos os tempos”, suplantando figuras luminares como Santos Dumont e a Princesa Isabel, Chico veio ao mundo na cidade de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte – MG, em 02 de abril de 1910. Faleceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, em 30 de junho de 2006.

Poucos sabem, entretanto, que as raízes genealógicas de Chico Xavier estão em Santa Luzia – MG, cidade tricentenária e da qual se desmembrou Pedro Leopoldo no ano de 1901. Tivemos a grata oportunidade de pesquisar e identificar os ascendentes de Chico Xavier até a quarta geração, o que remonta à transição do século XVIII para o XIX, e todos eles eram naturais e residentes no antigo Arraial de Santa Luzia do Rio das Velhas.

Com efeito, Chico era filho de João Cândido Xavier, batizado na Matriz de Santa Luzia em 07 de junho de 1874 e falecido em Pedro Leopoldo em 04 de dezembro de 1960. Sua mãe, Maria João de Deus, foi batizada na Matriz de Santa Luzia em 02 de outubro de 1878 e faleceu em Pedro Leopoldo em 29 de setembro de 1915. Era neto paterno dos luzienses Vicente Pinto da Silva e Joaquina Cândida Xavier, esta batizada na Matriz de Santa Luzia em 02 de janeiro de 1849. Neto materno de José da Rocha e de Francelina Gomes, esta nascida em Santa Luzia em 1841 e falecida em Pedro Leopoldo em 27 de abril de 1908.

José Santana, Duca

Ao que parece, o nome de Chico (Francisco Cândido Xavier) decorre de uma longa tradição familiar, pois seus trisavôs paternos foram Clemente Francisco Xavier (filho de Antônio José da Costa e de Custódia Francisca de Melo) e Cândida Francisca de Paula (filha de Francisco de Paula e Ana Ricarda de São Camilo), casados na Igreja do Rosário de Santa Luzia em 19 de agosto de 1824.

O pai de Chico, João Cândido, era irmão de Maria Cândido, batizada em Santa Luzia em 14 de julho de 1880 e falecida na mesma cidade em 1962. Netos de Maria Cândido ainda hoje residem em Santa Luzia.

Enfim, Santa Luzia pode se orgulhar de ter sido o berço natal dos ancestrais do mensageiro da paz Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *