Santa Luzia ganhará novo museu e outras notícias do que vai pela cidade na semana

Santa Luzia ganhará novo museu e outras notícias do que vai pela cidade na semana
O Museu Celite será inaugurado na próxima quinta-feira, na sede da empresa, em Bicas

Na próxima quinta-feira, dia 11, Santa Luzia ganhará um novo museu, que será instalado não na área central ou na região de São Benedito, mas em Bicas: o Museu Celite contará a história do banheiro no Brasil, a partir da década de 1940, e também a história da empresa que hoje é proprietária da Celite, a multinacional espanhola Roca Brasil, parte do grupo Roca, a maior fabricante de produtos para salas de banho no mundo.

O museu Celite, instalado na sede da empresa, consumiu 500 mil reais em sua montagem, segundo artigo publicado na edição deste sábado do Diário do Comércio, de Belo Horizonte. “No museu, os visitantes encontrarão uma linha do tempo que trará não apenas as peças da Celite, mas também curiosidades sobre momentos relevantes da história brasileira e mundial,” diz o artigo do jornal, editado em Belo Horizonte.

Comemoração dos 80 anos da Celite
A instalação do Museu faz parte de um programa mais amplo dentro das celebrações, no ano que vem, dos 80 anos da Celite. A empresa nasceu em São Paulo, em 1941. Já a fábrica de Santa Luzia foi construída em 1968 e, em 2012, passou por uma grande obra de expansão. Hoje, a fábrica opera com 80% de ocupação, tem 800 funcionários e sua capacidade de produção é de 4,2 milhões de peças de louças sanitárias por ano.

De acordo com as declarações do diretor Comercial e de Marketing, Sérgio Melficomo, ao Diário do Comércio, “a estrutura do museu foi erguida dentro da planta da fábrica em Santa Luzia – Rua José Calixto, s/n – Bicas. O investimento de R$ 500 mil foi alocado apenas na estruturação do local e na busca do acervo, que remete aos banheiros brasileiros desde a década de 40.” As visitas ao museu serão gratuitas -, mas terão de ser agendadas, através do telefone:(31) 3069-3500.

Programação deste domingo no Mosteiro de Macaúbas

Às 10h, será a cerimônia de conclusão das obras de restauração da porção sul do Muro da Lenha

A programação desse Dia de Ação de Graças, no Mosteiro de Macaúbas, será iniciadas às 10h, com a cerimônia do fim das obras numa parte do Muro da Lenha; ás 10h30m, missa pela beatificação da Madre Maria Del Carmen Lacaba Andia e suas 13 companheiras mártires concepcionistas espanholas; às 11h, abertura da exposição fotográfica de Marcos Ikeda sobre o cotidiano de trabalho e oração das irmãs concepcionistas de Macaúbas.

Parabéns para Jorgete dos Reis pelo aniversário

Jorgete quer comemorar com os amigos os seus 60 anos de vida

O Luziasenvia o abraço mais apertado para Jorgete, filha dos saudosos Maria e Joaquim dos Reis, que completa neste domingo seis décadas de uma vida muito bem vivida. Ela é uma figura muito querida, conhecida pela animação e alegria. Parabéns, Jorgete!

Obras de recuperação do Hospital seguem adiante

O hospital, segundo a Prefeitura, deverá ser reaberto no final do ano. Foto:Site da Prefeitura

As obras de recuperação do Hospital de São João de Deus foram iniciadas nesta semana. Nestes primeiros dias, os trabalhadores estão retirando o telhado da parte de trás da construção, onde não é tombado. Lá ficam o centro médico, a maternidade e as enfermarias. Também estão sendo feitas demolições nas áreas que serão renovadas. É trabalho que não acaba mais. A promessa do Prefeito Christiano Xavier é reabrir, mesmo que parcialmente, o hospital até o final do ano. fechado há cerca de cinco anos, a sua reabertura é aguardada com grande expectativa pela população.

Melhoria nas escolas: vereador protocola representação ao governo do estado

O vereador César Lara Diniz esteve na Secretaria de Educação, em BH. Foto: Carlos Dias Barbosa

O vereador César Lara Diniz(PC do B) esteve esta semana na Secretaria Estadual de Educação para protocolar uma representação endereçada ao Governo do Estado, questionando e solicitando melhorias em Santa Luzia. No fim de maio o governo lançou o programa “Mãos da Obra na Escola”, no qual escolas de todo o Estado vão receber obras de revitalização. Porém, na primeira fase do programa, não consta nenhuma escola de Santa Luzia. O vereador quer saber por que o governo de Romeu Zema, ignorou Santa Luzia, “uma vez que tantas escolas estaduais da cidade precisam de melhorias urgentes!”

Da Secretaria de Educação, o vereador foi à Assembléia Legislativa, onde conseguiu o apoio de dois deputados – Beatriz Cerqueira, presidente da Comissão de Educação, e Celinho do Sinttrocel -, na luta para que Santa Luzia seja incluída na próxima fase do programa de recuperação das escolas estaduais.

Almoço no domingo que vem no Icaraí: tutu, frango e salada

A comida é sempre muito gostosa. Toda a renda será destinada às obras de recuperação do clube

Vamos ajudar Meire e Romeuzinho no esforço que vêm fazendo para conseguir dinheiro destinado a concluir as obras de recuperação do Clube Icaraí. No próximo domingo, haverá almoço na sede do clube, com aquele delicioso tutu e música de primeira. O clube, fundado pelo inesquecível Dr. Oswaldo Ferreira, ficou abandonado durante décadas. Graças ao trabalho da própria comunidade, aos poucos, vai sendo restaurado.

O que você acha desse primeiro ano do Prefeito Christiano Xavier?

O Prefeito, ex-delegado da Polícia Civil, tomou posse em 13 de julho de 2018

O Observatório Luziense está fazendo uma espécie de enquete para saber como os moradores de Santa Luzia avaliam estes primeiros 12 meses da administração do Prefeito Christiano Xavier. No próximo sábado, 13 de julho, completará um ano que o ex-delegado da Polícia Civil tomou posse. Clique aqui, se você quiser dar a sua opinião.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply