Prefeitura aperta o cerco, exigindo o uso de máscaras, luvas e menos gente na rua

Prefeitura aperta  o cerco, exigindo o uso de máscaras, luvas e menos gente na rua
As pessoas estão agindo como se não houvesse um vírus perigoso à solta. Foto: Jornal Virou Notícia

Santa Luzia já tem 644 casos suspeitos de terem contraído o novo coronavírus, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde. Apesar de o número só aumentar, a maioria das pessoas ainda não se deu conta do risco que está correndo: é raro ver algum morador usando máscara, como está sendo recomendado pelo Ministério da Saúde para que sai à rua. Ainda há muita gente andando pela cidade. Nos estabelecimentos comerciais, o que se vê são pessoas muito próximas umas das outras. E o mais grave: vendedoras sem qualquer proteção.

Nesta quarta-feira, funcionários da Prefeitura estiveram em bancos e casas lotéricas medindo a temperatura das pessoas e “fazendo ações de distanciamento social.” O Prefeito Christiano Xavier divulgou nota dizendo que está buscando meios legais para aplicar “multas altas aos que não fornecerem máscaras e higienização.” O Prefeito também voltou a dizer que é necessário tornar ainda mais rígidas as regras de circulação de pessoas.

Este vídeo do Jornal Virou Nptícias foi feito na segunda-feira. Mas a situação hoje nas ruas centrais da cidade, sobretudo nas proximidades das agências bancárias na Avenida Nossa Senhora do Carmo, era praticamente a mesma nesta quarta-feira. Veja:

ISOLAMENTO SOCIAL

CORONAVÍRUSSaímos às ruas nessa segunda-feira (6), e registramos várias filas em frente às agências bancárias e casas lotéricas. O trânsito estava intenso na parte baixa de Santa Luzia. Muitos idosos transitavam pela cidade.Centenas de pessoas ignoraram as recomendações das autoridades de saúde, em relação ao isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus.De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, nessa segunda,até o momento são 47.715 casos suspeitos para COVID-19, 525 casos confirmados. Cento e dezenove (119) óbitos estão em investigação e nove (9) óbitos foram confirmados.Em Santa Luzia são 590 casos suspeitos e um confirmado.#jornalvirounoticia #santaluzia #coronavírus

Posted by Jornal Virou Notícia on Monday, April 6, 2020

Agora, veja o vídeo divulgado pela Prefeitura hoje, quarta:

Nessa quarta-feira, em Santa Luzia, estamos em Bancos e lotéricas da cidade com 8 carros de som, equipes fazendo medição de temperatura e ações para o distanciamento social. Iremos intensificar ainda mais com estudo que a nossa Procuradoria está fazendo para que uma Lei ou mesmo Decreto possa ser feito em caráter de urgência para permitir a aplicação de multas altas se não fornecerem máscaras e higienização para os usuários que necessitam desses serviços de bancos e lotéricas e terminal de ônibus!! Precisamos enrijecer o isolamento e regras de circulação das pessoas !! Solicitamos também ao Sindicato do Comércio um plano de ação para que forneçam aos transeuntes e clientes e funcionários o uso coletivo de máscaras e higienização para que assim, com responsabilidade e análise do comitê de enfrentamento ao Coronavírus, podemos verificar ações de flexibilização ou de endurecimento, sempre ouvindo os técnicos e o bem da coletividade !! Temos que olhar cada passo por todos os ângulos e torcemos para que passemos logo por isso 🙏🙏

Posted by Delegado Christiano Xavier on Wednesday, April 8, 2020

Como se pode ver, estamos longe de um verdadeiro isolamento social, embora Santa Luzia esteja entre as 10 cidades mineiras com maior número de casos suspeitos.Na semana considerada crucial para impedir o avanço do novo coronavírus, há locais apinhados. Lamentavelmente, muita gente nem acredita que o vírus é perigoso, de rápido contágio. Com isso, todos nós corremos mais riscos.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply