Jovem empreendedor luziense vende suas criações principalmente para São Paulo

Jovem empreendedor luziense vende suas criações principalmente para São Paulo
Deniel Fonseca com a avó, Maria da Conceição: parceria de sucesso - Fotos: Beatriz Seibert

Luzias

Se fosse criado em Santa Luzia um prêmio para jovens empreendedores, com certeza, um dos primeiros agraciados seria Dêniel Luciano Fonseca. Aos 21 anos, ele é dono da Born to Black, etiqueta especializada na confecção de camisetas e jaquetas, vendidas principalmente para São Paulo. “Vendemos mais fora de Minas Gerais do que aqui. E é em São Paulo que estão os principais compradores”, afirma ele, que conta com a ajuda valiosa da avó, Maria da Conceição, para tocar seu negócio.

Dêniel nasceu em Santa Luzia. Estudou nas escolas da cidade e formou-se em Publicidade e Propaganda na Una. Foi durante o curso que ele teve a ideia de confeccionar roupas. Um dia, viu uma camisa que chamou sua atenção. Pegou a foto e perguntou à avó se ela seria capaz de fazer uma camisa como aquela. Maria da Conceição, costureira das boas, não titubeou, disse que sim, claro que podia. Foi assim que a Born to Black começou a nascer na cabeça do estudante.

Dêniel faz tudo na confecção, inclusive costurar da maneira como aprendeu com a avó

Parceria familiar
Na história de Deniel, a avó tem um papel central. Ela morava na parte de baixo da casa, no bairro Alto Bela Vista, perto do campo do Santa Cruz.. “Minha mãe trabalhava o dia inteiro. E eu ficava com a minha avó. Ela costurava o tempo todo. Eu ficava ali, olhando. Gostava de observar como ela fazia a costura” – lembra Dêniel, reconhecendo que esse aprendizado foi fundamental para a atividade que exerce hoje.

“Antes, só a minha avó costurava. Eu desenhava, cortava e ela costurava. Agora, quando temos mais pedidos e a coisa aperta, eu também costuro.”A microempresa de Deniel tem apenas dois funcionários: ele e a avó. Mas ele tem múltiplos talentos, energia suficiente e sente grande prazer no trabalho que faz: além de criar, desenhar, comprar os tecidos, cortar e costurar as peças, ele faz todo o trabalho de comunicação com os clientes e de divulgação da marca nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram.

Maria da Conceição: melhor parceira não poderia haver

Roupas para todos
Quem entra no site da Born to Black, logo, percebe que por trás daquele trabalho bem feito está um jovem idealista, aberto para a vida. “Born nasce para aqueles que estão acima do gênero, acima das raças, acima dos rótulos. Born nasceu para tudo e para todos. E está viva para te encorajar a ser o que você quiser” – diz o texto que apresenta o site. “O que queremos dizer” – ele explica –“ é que damos todo apoio à diversidade. Damos acolhimento a todos.”

Amparado nessa filosofia, Deniel resolveu criar uma roupa sem sexo. As peças que confecciona tanto podem ser usadas por homens como por mulheres. “Nossas peças não têm gênero – ele diz, apontando o que diferencia a Born to Black de outras confecções. Um diferencial que vem da ousadia desse jovem empreendedor. E como os negócios caminham bem, apesar da persistente crise econômica, ele quer diversificar sua produção, acrescentando às jaquetas e camisetas, bermudas e moletons.

Camiseta que pode ser usada por homem ou mulher

Camiseta branca com tela

Outra criação de Deniel

Entrega pelo correio
“Como sou solteiro e não tenho grandes despesas, se quisesse, já poderia viver só da confecção. Tudo nosso é artesanal, por isso, cada peça custa em torno de 70/80 reais”, informa ele, que vai conseguindo driblar a crise econômica. Teve um bom primeiro semestre e espera um segundo semestre ainda melhor, porque “a coisa esquenta mesmo é mais para o final do ano. Novembro e dezembro são os meses que mais vendemos” – conta.

Deniel também desenha jaquetas, como esta

Dêniel vai completar 22 anos no final de agosto. É um virginiano que gostaria de ser leonino – “gente de leão é mais pra frente, mais resolvida. Sou de virgem e muito tímido”, lamenta. Mas na hora do trabalho prevalece o lado metódico, organizado, dos nascidos em virgem. Como todo jovem, ele se entende bem com a tecnologia: criou o site Born to Black, simples e bem estruturado, e faz toda a sua venda online. As compras são entregues aos clientes pelo correio. E estão só crescendo. Clique aqui para conhecer o site.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Junior
    26 de julho de 2018, 20:15

    Um rapaz de grande talento, não só nas confecções, mas em tudo o que se propõe a fazer. Me sinto feliz ao vê-lo nessa ascensão. Dêniel, sucesso pra você. Só o céu pra te limitar.

    REPLY
  • Daiane Fonseca Nunes
    26 de julho de 2018, 20:19

    Que orgulho de vcs! Amo muito ❤️????????

    REPLY