Luzias
Se fosse criado em Santa Luzia um prêmio para jovens empreendedores, com certeza, um dos primeiros agraciados seria Dêniel Luciano Fonseca. Aos 21 anos, ele é dono da Born to Black, etiqueta especializada na confecção de camisetas e jaquetas, vendidas principalmente para São Paulo. “Vendemos mais fora de Minas Gerais do que aqui. E é em São Paulo que estão os principais compradores”, afirma ele, que conta com a ajuda valiosa da avó, Maria da Conceição, para tocar seu negócio.
Dêniel nasceu em Santa Luzia. Estudou nas escolas da cidade e formou-se em Publicidade e Propaganda na Una. Foi durante o curso que ele teve a ideia de confeccionar roupas. Um dia, viu uma camisa que chamou sua atenção. Pegou a foto e perguntou à avó se ela seria capaz de fazer uma camisa como aquela. Maria da Conceição, costureira das boas, não titubeou, disse que sim, claro que podia. Foi assim que a Born to Black começou a nascer na cabeça do estudante.
Parceria familiar
Na história de Deniel, a avó tem um papel central. Ela morava na parte de baixo da casa, no bairro Alto Bela Vista, perto do campo do Santa Cruz.. “Minha mãe trabalhava o dia inteiro. E eu ficava com a minha avó. Ela costurava o tempo todo. Eu ficava ali, olhando. Gostava de observar como ela fazia a costura” – lembra Dêniel, reconhecendo que esse aprendizado foi fundamental para a atividade que exerce hoje.
“Antes, só a minha avó costurava. Eu desenhava, cortava e ela costurava. Agora, quando temos mais pedidos e a coisa aperta, eu também costuro.”A microempresa de Deniel tem apenas dois funcionários: ele e a avó. Mas ele tem múltiplos talentos, energia suficiente e sente grande prazer no trabalho que faz: além de criar, desenhar, comprar os tecidos, cortar e costurar as peças, ele faz todo o trabalho de comunicação com os clientes e de divulgação da marca nas redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram.
Roupas para todos
Quem entra no site da Born to Black, logo, percebe que por trás daquele trabalho bem feito está um jovem idealista, aberto para a vida. “Born nasce para aqueles que estão acima do gênero, acima das raças, acima dos rótulos. Born nasceu para tudo e para todos. E está viva para te encorajar a ser o que você quiser” – diz o texto que apresenta o site. “O que queremos dizer” – ele explica –“ é que damos todo apoio à diversidade. Damos acolhimento a todos.”
Amparado nessa filosofia, Deniel resolveu criar uma roupa sem sexo. As peças que confecciona tanto podem ser usadas por homens como por mulheres. “Nossas peças não têm gênero – ele diz, apontando o que diferencia a Born to Black de outras confecções. Um diferencial que vem da ousadia desse jovem empreendedor. E como os negócios caminham bem, apesar da persistente crise econômica, ele quer diversificar sua produção, acrescentando às jaquetas e camisetas, bermudas e moletons.
Entrega pelo correio
“Como sou solteiro e não tenho grandes despesas, se quisesse, já poderia viver só da confecção. Tudo nosso é artesanal, por isso, cada peça custa em torno de 70/80 reais”, informa ele, que vai conseguindo driblar a crise econômica. Teve um bom primeiro semestre e espera um segundo semestre ainda melhor, porque “a coisa esquenta mesmo é mais para o final do ano. Novembro e dezembro são os meses que mais vendemos” – conta.
Dêniel vai completar 22 anos no final de agosto. É um virginiano que gostaria de ser leonino – “gente de leão é mais pra frente, mais resolvida. Sou de virgem e muito tímido”, lamenta. Mas na hora do trabalho prevalece o lado metódico, organizado, dos nascidos em virgem. Como todo jovem, ele se entende bem com a tecnologia: criou o site Born to Black, simples e bem estruturado, e faz toda a sua venda online. As compras são entregues aos clientes pelo correio. E estão só crescendo. Clique aqui para conhecer o site.
2 Comments
Junior
26 de julho de 2018, 20:15Um rapaz de grande talento, não só nas confecções, mas em tudo o que se propõe a fazer. Me sinto feliz ao vê-lo nessa ascensão. Dêniel, sucesso pra você. Só o céu pra te limitar.
REPLYDaiane Fonseca Nunes
26 de julho de 2018, 20:19Que orgulho de vcs! Amo muito ❤️????????
REPLY