Veja o que acontece e o que vai acontecer em Santa Luzia nesses próximos dias

Veja o que acontece e o que vai acontecer em Santa Luzia nesses próximos dias
Quase metade do telhado do Clube já está pronto. Faltam telhas e dinheiro para concluir a outra metade

Luzias

Icaraí pede ajuda
Quem desce a Rua Silva Jardim e entra na Rua da Cruz logo nota uma mudança na paisagem: O Clube Social Icaraí já está de telhado novo, pelo menos a parte de cá. Com um esforço tremendo, um grupo de pessoas ligadas ao Clube, tendo à frente Rosemeire de Fátima (Meire) e Romeuzinho, está levando adiante as obras de restauração do Icaraí, iniciadas há pouco mais de um mês. Desde a década de 1990, quando funcionou pela última vez, a deterioração de sua estrutura vinha se acentuando, já que o local ficou totalmente abandonado por tanto tempo. Graças ao incentivo do Promotor de Santa Luzia, Marcos Paulo Miranda, o trabalho de recuperação, apesar de todas as dificuldades, começou. As obras não avançam num ritmo mais rápido, porque falta dinheiro. Mesmo com a boa vontade de muita gente, que doou material de construção, é preciso que mais pessoas se engajem na luta para que o Icaraí volte a funcionar até o final desde ano.

É um trabalho hercúleo. Mas eles não desistem. “Vou voltar a sair de casa em casa pedindo uma contribuição, porque precisamos terminar o telhado antes que as chuvas cheguem” – diz Meire, explicando que “até agora, só conseguimos o dinheiro suficiente para fazer metade do telhado. Mas há todo o outro lado. Por isso vamos precisar de continuar contando com a solidariedade do povo de Santa Luzia.”

O esforço é para que o trabalho de restauração do Icaraí esteja terminado até o final do ano

Segundo ela, nesse momento, é necessário levantar fundos para pagar ao profissional que trabalha na reconstrução do telhado. Também é preciso comprar telhas para concluir o serviço. Por isso, ela está fazendo um apelo a todo mundo que puder doar “qualquer quantia ou uma parte das telhas.”

O Clube é um dos legados do então Prefeito Dr. Oswaldo Ferreira aos moradores de Santa Luzia. Abriu suas portas em março de 1966 e, com a escola de samba que criou, fez história em Santa Luzia. O mais bonito nessa história toda é que é a própria comunidade, sem qualquer ajuda oficial, que está se mexendo para restaurar um bem que é de todos. Estes são os telefones para quem quiser entrar em contato com Meire: 98789-8652 e 3649-7808. Vamos todos ajudar o Icaraí.

Muitos candidatos a deputado

Luiza do Hospital(PTB) é uma das candidatas de Santa Luzia a deputada estadual

Num artigo publicado esta semana, o Observatório Luziense mostra que um total de 19 pessoas de Santa Luzia são candidatas nas eleições de 07 de outubro. O número cresce a cada eleição, mas nunca havia sido tão grande como desta vez. Entre os que estão se candidatando há muita gente desconhecida. Mas há também os bem conhecidos, como os vereadores: Luiza do Hospital, do PTB, (pela terceira vez), Neylor Cabral(Pros) e Paulo Bigodinho(Patriota). Para a Câmara Federal, em Brasília, há outros cinco candidatos de Santa Luzia: Cristina Corrêa(PT), Glayson Johnny(PSC) Mary Ellen(PRTB), João Rasgado(PSOL) e Mirelle Alves Soares(PSDB). Mais um concorre ao Senado: Alcindor Damasceno, Bispo Damasceno(PPL). Se essa turma toda olhasse por Santa Luzia com o mesmo zelo com que disputa eleição, com certeza, a cidade estaria bem melhor do que se encontra agora “fechada para balanço.”

Clique da Semana

Vilma, Tânia, Terezinha e Heli Mateus, numa imagem feita há exatos 10 anos

Remexendo nas minhas fotografias encontrei esta, com a nossa tão querida Terezinha Mateus ao centro, ao lado do irmão de sempre, Heli, de Vilma, casada com ele, e a filha Tania. A foto foi feita em 2008, exatos 10 anos. Tereza, uma das grandes artistas de Santa Luzia, única na arte de bordar “bainhas abertas,” vai completar 92 anos de vida, na semana que vem: quinta-feira, 9 de setembro. Que Deus dê a essa criatura tão especial muitos outros anos de vida. Viva Tereza!

Mais eventos no Espaço Santana

Ana Giovannini será a atração doEspaço Santana, no mês de outubro

Devemos anunciar em breve o evento que estamos planejando para o mês de setembro no Espaço Santana – Rua Silva Jardim, 120. Em outubro, mais para o final do mês, vamos ter o show de Ana Giovannini e seu grupo musical. E, em dezembro, teremos a apresentação do Mater Ecclesiae ou Meninos Cantores de Santa Luzia. Fique atento, pois logo anunciaremos os detalhes.

Campanha “Abrace Macaúbas” completa um ano

O Mosteiro de Macaúbas continua com a campanha para a sua restauração

Na próxima quarta-feira, 05 de setembro, a Campanha “Abrace Macaúbas” completa um ano. As irmãs do Mosteiro, juntamente com a Associação Cultural Comunitária, já preparam um relatório para ser encaminhado ao Ministério Público, informando sobre o montante arrecadado até o momento. Entre os destaques, a realização de rifas, doações de recursos para restauração de imagens do acervo e recuperação do sistema de energia solar. Mais detalhes serão divulgados ao longo dessa semana. Participe da campanha “Abrace Macaúbas”. Para doar qualquer quantia: Caixa Econômica Federal, em nome do Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição Macaúbas, Agência:1066 – Operação 013, Conta Poupança: 75.403/4 – CNPJ: 19.538.388/0001-07.

Para a primeira fase da campanha, foram realizadas algumas ações, como a substituição do defasado sistema elétrico, a desinfestação de cupins presentes em todo o prédio, a restauração dos elementos artísticos e a organização e catalogação de toda a documentação, todos protegidos por atos de proteção nas instâncias federal, estadual e municipal.

Adeus a Paulinho Lima
Em uma semana marcada pela perda de Dulce Viana Souza Lima, ícone da elegância e anfitriã de primeira linha, os luzienses também lamentaram profundamente, no último final de semana, a morte de Paulo Lima. Paulinho, filho de Zé Lima e de Dona Tita, era presença constante na Praça da Matriz, onde divertia os amigos com seus casos engraçados. Com a morte de Paulinho, o ambiente descontraído, marca dos luzienses, registra uma baixa significativa.

+

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *