Plenário da Câmara decidirá se vai levar adiante processo de cassação do Prefeito

Plenário da Câmara decidirá se vai levar adiante processo de cassação do Prefeito
Rua Direita, principal via do Centro Histórico de Santa Luzia. Cidade prepara-se para as eleições

Leia abaixo: o segundo processo de cassação contra o Prefeito poderá ter desfecho esta semana, o sorteio da ação entre amigos para arrecadar fundos para as obras de restauração do Clube Social Luziense, e o adeus a Mariinha, que nos deixou aos 96 anos.

Luzias

O plenário da Câmara Municipal de Santa Luzia vai decidir nesta terça-feira(6), na reunião ordinária que começa às 9h30, se levará adiante o processo de cassação contra o Prefeito Christiano Xavier (PSD). Após a defesa prévia feita pelo Prefeito, dois dos integrantes da Comissão Processante – o relator, José Claúdio dos Santos(PSDB), e o vice-presidente, Sandro Coelho(PSL), votaram pelo arquivamento do processo, argumentando que não teriam sido observadas algumas das normas do Decreto-Lei 201/1967 que disciplina o processo de cassação. Por discordar dos dois, a presidente da Comissão, vereadora Suzane Almada(PT), apresentou seu voto divergente. É por isso que a decisão de continuar ou não com o processo de cassação caberá ao plenário da Câmara.

A Vereadora Suzane explicou que, depois de analisar os argumentos da acusação e da defesa, chegou à conclusão que 15 das 28 denúncias apresentadas contra o Prefeito no processo deveriam ser mantidas, pela “gravidade dos fatos denunciados.”Em razão dessa constatação, votou contra o arquivamento total. O impasse terá um desfecho nesta semana.

Instabilidade política – Christiano Xavier, delegado da Polícia Civil, assumiu a Prefeitura de Santa Luzia, com votação expressiva, em julho de 2018, numa eleição-tampão, na esteira dos acontecimentos que levaram à renúncia da Prefeita Roseli Pimentel – ela chegou a ser presa, acusada de mandar matar o jornalista Maurício Rosa.

Com a chegada de Christiano Xavier à Prefeitura, os luzienses acreditaram que a instabilidade política, que fez a cidade ter quatro prefeitos em menos de dois anos, havia chegado ao fim. Mas em seu curto mandato de pouco mais de dois anos, esse é o segundo processo de cassação que ele sofre.

Eleições municipais – Christiano Xavier é candidato à reeleição em 15 de novembro, tendo o Pastor Sérgio(PSD) como vice. O número da chapa é 55, coligação Santa Luzia Segue em Frente (PROS / Solidariedade/PP/Avante/PL/PSC/PSDB/PSD).

Além do atual Prefeito, há outros 9 aspirantes à Prefeitura. É um número recorde na história de Santa Luzia:

1. Abraão(PSB)Souto/Kate(Rede) – 40 -, Coligação Transporte para o Futuro (Rede/PSB/PMN/PDT/MDB)

2. Bispo Damasceno(PRTB)/Eliana(PRTB) – 28 – PRTB (partido isolado)

3. César Lara Diniz(PC do B)/Fred Orzil(PC do B) – 65 – (partido isolado)

4. Cleber Rodrigues(PSOL)/Wesley (PSOL) – 50 – PSOL (partido isolado)

5. Conceição Nunes Preta (PT)/Silvânia Colares(PT) – 13 – PT (partido isolado)

6. Denilson Martins(Republicanos)/Lidia Ferreira(PMB) – 10 – Coligação Santa Luzia de Volta aos Trilhos
(Republicanos/PODE/PMB)

7. Felipe Azevedo(DC)/Luis Vinicius(DC) – 27 – DC (partido isolado)

8. José Raimundo Delgado(PV)/Silvio Tavares(PV) – 43 – Coligação Santa Luzia Pode mais(DEM / PV)

9. Valdivino Ferreira(PTB)/Saulo Guimarães(PTB) – 14 – PTB (partido isolado)

Vamos ajudar na recuperação do Clube Social Luziense

Compre um um bilhete. Custa só 5 reais

Todo o dinheiro arrecadado com essa ação entre amigos será usado nas obras do Clube Social Luziense, na Rua Direita. O sorteio será no próximo sábado, dia 10.

Mariinha: mais uma filha querida da cidade se despede

Mariinha morreu no dia 30 de setembro. Ela estava doente há sete anos. Foto: acervo de família

Será nesta segunda-feira(5), às 19:30, na Igreja Matriz, a missa de sétimo dia em memória de Maria Anacleto de Lima, nossa querida Mariinha, que nos deixou em 29 de setembro, aos 96 anos, completados em agosto. Ela estava doente há sete anos. No dia 24, precisou ser internada em um hospital de Belo Horizonte, onde faleceu.

Como estamos em tempos de pandemia, um número menor de pessoas será admitido no Santuário, tendo em vista as medidas sanitárias exigidas no combate ao novo coronavírus. Boa parte dos assentos foram reservados para a família.

Mariinha é parte importante daquele rol de mulheres que ajudaram a construir Santa Luzia. Do casamento com Vitorino Rosa de Lima, falecido em 2001, deixou um legado de 12 filhos: Janete, Jane, Jorge, José Carlos, Jairo, Juarez(falecido),Janice, June, Rose Mary, Vanessa, Nilo e Henrique. Foi mãe e esposa exemplar.

Vinda de uma família conhecida pela longevidade, Mariinha deixa cinco irmãs. A mais velha, Luisa, está com 101 anos. As outras, octogenárias e nonagenárias, são Zélia, Divina, Carminha e Valdete.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply