Texto do site vitrinesantaluzia.net
Há mais de vinte e cinco anos funciona uma das feiras mais tradicionais de Santa Luzia, a Feirinha da Savassi no bairro Palmital, e olha que em todos estes anos surgiram diversas outras em Santa Luzia como a Feirinha da estaçãozinha (ponte), Feirinha da ponte ao lado do posto Beira Rio, Feirinha da Praça de Juli no centro histórico da cidade, na Avenida Brasília em frente o SESC e também esquina c Alvorada, mas somente a Feirinha da Savassi sobreviveu por estas quase três décadas.
Muitos que ali trabalham criaram famílias e vários hoje seguem a trajetória dos avós, como o caso de Camila que hoje trabalha junto com dona Dalva que possui uma banca de revista há vinte anos na Feira. Ela nos contou com muito orgulho que quando começou tinha um caixote destes de tomate e ali vendia revistas e jornais, era muito difícil e hoje nos mostra sua banca e já ta até preparada para Copa do Mundo.
Segundo histórias de moradores a Praça da Savassi no bairro Palmital onde acontece a Feirinha era um buraco só e muito escuro, assim os moradores diziam que quem passava por ali à noite era um “Salve-se quem Puder”, daí o primeiro nome do local, Praça do Salva – se, posteriormente Salvassinha e hoje Praça da Savassi, só que do Palmital, brincam os moradores fazendo um trocadilho com a Praça da Savassi em BH.
Em todo este tempo a Feirinha da Savassi veio ganhando novos expositores e do seu jeito foram se organizando e hoje você encontra de tudo no local, desde arranjos pra casa, alimentos, temperos, roupas, utensílios e é claro o famoso churrasquinho com um detalhe, com mais requinte de higiene do que muitos por aí. Além também do bom humor e simpatia dos expositores.
O local ainda é palco de manifestações populares como toda boa praça com grupos de capoeira, dança e outros movimentos sociais. E como toda feira que nasce da necessidade pela sobrevivência em defender um trocado para sustentar a família a Feirinha da Savassi encontra diversos problemas, principalmente de estrutura.
Muitos expositores se queixaram da segurança no local, das bocas de lobo entupidas que tornam um caos nos dias de chuva, da falta de padronização das barracas, da falta de fiscalização, da falta de banheiros químicos.
Só não podem esquecer que a Feirinha da Savassi tem estórias bem antes de qualquer administração pública e que devem ser consideradas. Estórias formadas por gente muito humilde e batalhadora e que precisam de ajuda para se organizarem e fazerem da Feira um ótimo negócio para todos. Ou seja, essa gente toda que rala no domingo ajuda a construir a história de Santa Luzia.
Se você deseja conhecer a Feirinha da Savassi, ela acontece todo Domingo de 08:00 hs da manhã às 14:00 hs na Praça da Savassi, bairro Palmital em Santa Luzia. Vá conferir.
2 Comments
Eldimar Lopes
2 de julho de 2021, 21:30Obaaaaa
REPLYKito
31 de julho de 2021, 14:15Esse é o cartão postal do bairro palmital,
REPLYOu em toda a Santa Luzia/mg.