Luzias
Dia de profunda tristeza para Santa Luzia, que enterrou nesta quarta-feira, 29 de agosto, uma de suas filhas queridas: Dulce Viana de Souza Lima, morta aos 90 anos, em consequência de uma infecção generalizada. Já havia um tempo que ela enfrentava problemas de saúde. Precisou ser internada e acabou falecendo no hospital Semper. Dulce era conhecida pelo seu otimismo, pela sua alegria de viver. E é exatamente por isso que vai fazer tanta falta para os inúmeros amigos e todos os que foram lhe prestar as últimas homenagens no sobrado da Rua Direita, perto da Matriz, onde viveu durante quase 40 anos.
Mulher de grande vivacidade e vivência, Dulce era famosa por seus dotes como anfitriã. Todos os políticos, mais ou menos importantes, passaram pela sua casa. Tinha fotografias ao lado de figuras como Tancredo Neves, Newton Cardoso, Itamar Franco. Criou o hábito de todos os anos, na véspera da festa de Santa Luzia receber os padres que vinham ajudar nas cerimônias do dia 13 de dezembro. Como gostava muito de receber, mesmo depois da saúde fragilizada, ela continuou com suas recepções.
Nascida e criada em Santa Luzia, Dulce era filha de Heitor e Clotilde Viana, que todos conheciam como Coló. Casou-se com Reny Souza Lima e teve quatro filhos: Paulo, morto ainda criança, vítima de um atropelamento, Carlos Alberto, Luiz Fernando e Renato Antônio. Os três são casados e vivem em Rondônia.
“Dulce era uma mulher sábia, que tinha uma profunda compreensão da vida,” lembra emocionada uma de suas melhores amigas, a concunhada Maria das Dores Luz Figueiredo Lima, Dorinha. “Se tivesse nascido hoje, ela seria uma ministra ou alguém muito grande. Eu a admirava tanto que, muitas vezes, me espelhava nela”, recorda Dorinha, concluindo:”Para mim, é mais que uma perda. Fiquei sem minha amiga, que eu prezava tanto.”
Além dos três filhos, Dulce deixa seis netos e quatro bisnetos.
7 Comments
antonio f reis
29 de agosto de 2018, 22:15Meus sentimentos a familia….
REPLYRICARDO VIANA DE CASTRO
30 de agosto de 2018, 09:34Uma tia querida, sempre atenciosa com todos. Um exemplo de pessoa.
REPLYRosilene Moreira
30 de agosto de 2018, 12:22Triste notícia!!! Meus sinceros pêsames à família.
REPLYSanta Luzia fica mais triste e órfã de uma grande mulher com quem tive o enorme prazer de conviver.
carlos alberto de souza lima
31 de agosto de 2018, 20:17Não sei como agradeço a linda homenagem que fez a minha mãe. Muito obrigado mesmo.
REPLYMaya Santana@carlos alberto de souza lima
3 de setembro de 2018, 12:23Carlos, querido, queria dar um abraço forte em você, Lu e Renato. Dulce faz parte das grandes mulheres que construíram Santa Luzia. Está registrado no Luzias, para a História. Beijo, muito carinho para você e muito obrigada pela sua mensagem.
REPLYMaria Helena
2 de setembro de 2018, 13:00Não conheci pessoalmente! Só de nome. Mas é uma pena. As pessoas assim dinâmicas e bondosos fazem muita falta para o município. Meus sentimentos aos familiares.
REPLY