Luzias
No início da noite deste sábado (12), exatamente às 18h, as labaredas tomaram conta de um lote vago na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, entre o bairro São Geraldo e a subida do Alto Bela Vista. A altura das chamas chamou atenção de quem passava pela via pública, onde há muitas casas e comércio. Um morador registrou o momento em que as chamas começavam a se alastrar. Vale lembrar que usar o fogo para limpar o mato é prática proibida pelos órgãos ambientais.
Veja o vídeo:
Atenção
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura de Santa Luzia realiza, de forma rotineiras, campanhas educativas para conscientizar a população, em especial durante o período de seca. Algumas dessas ações são feitas em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Os técnicos da prefeitura informam que, quando identificada uma queimada de pequeno porte, como por exemplo, uma queima de lixo, o autor é notificado e autuado, de acordo com o Código de Posturas do município. “Caso seja identificada uma queimada de maiores proporções, principalmente em áreas de preservação ambiental, é configurado crime e a Polícia Militar é acionada.
Além de autuado, o autor é conduzido para delegacia para prestar esclarecimentos.” Se alguém testemunhar alguma ação de incendiários,pode comunicar aos órgãos competentes, através dos telefones 153 (GCM – Patrulha Rural), 156 (Ouvidoria) ou direto na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (31) 3641-5262.
Deixar um lote com mato alto, na estação seca ou em qualquer época, é “dar sorte ao azar” e entregar aos incendiários um troféu.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *