Apesar de ser ilegal, ainda tem gente que faz limpeza de lote vago ateando fogo

Apesar de ser ilegal, ainda tem gente que faz limpeza de lote vago ateando fogo
Só alguém muito sem consciência e desconhecedor da lei para iniciar um incêndio assim. Fotos: Luzias

Luzias

No início da noite deste sábado (12), exatamente às 18h, as labaredas tomaram conta de um lote vago na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, entre o bairro São Geraldo e a subida do Alto Bela Vista. A altura das chamas chamou atenção de quem passava pela via pública, onde há muitas casas e comércio. Um morador registrou o momento em que as chamas começavam a se alastrar. Vale lembrar que usar o fogo para limpar o mato é prática proibida pelos órgãos ambientais.

Veja o vídeo:

Atenção
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura de Santa Luzia realiza, de forma rotineiras, campanhas educativas para conscientizar a população, em especial durante o período de seca. Algumas dessas ações são feitas em parceria com a Defesa Civil Municipal e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Os técnicos da prefeitura informam que, quando identificada uma queimada de pequeno porte, como por exemplo, uma queima de lixo, o autor é notificado e autuado, de acordo com o Código de Posturas do município. “Caso seja identificada uma queimada de maiores proporções, principalmente em áreas de preservação ambiental, é configurado crime e a Polícia Militar é acionada.

O perigo de atear fogo dessa maneira é que sabe-se como começa, mas nunca como vai terminar. Pode ser em um incêndio de maiores proporções

Além de autuado, o autor é conduzido para delegacia para prestar esclarecimentos.” Se alguém testemunhar alguma ação de incendiários,pode comunicar aos órgãos competentes, através dos telefones 153 (GCM – Patrulha Rural), 156 (Ouvidoria) ou direto na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (31) 3641-5262.

Deixar um lote com mato alto, na estação seca ou em qualquer época, é “dar sorte ao azar” e entregar aos incendiários um troféu.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply