JK inspeciona no Rio ‘samuás’ da Frimisa

JK inspeciona no Rio ‘samuás’  da Frimisa
Juscelino, de terno escuro, com funcionários do Frimisa e membros da Polícia Militar de Minas Gerais. À direita de Juscelino, vemos Carlos Zenil (chefe de Transporte), Américo Reis (Yeyé), José Satiro, Geraldo Anacleto, Aristone e Juca Antunes, primeiros funcionários da empresa - Foto do acervo da família Satiro

Beto Mateus

As imagens audiovisuais do acervo do Arquivo Nacional registram a passagem do então presidente da República Juscelino Kubitschek, pela Praça XV, no Rio de Janeiro, no ano de 1958.

A motivação era inspecionar os 11 caminhões frigoríficos importados da França, popularmente chamados de “samuá”, para utilização nos Frigoríficos Minas Gerais, Frimisa.

Juscelino passou “em revista” a frota e, de quebra, registrou o momento em foto com os luzienses Américo Reis (Yeyé), Geraldo Anacleto, Aristone, Juca Antunes e José Vicente Satiro.

Os Frigoríficos Minas Gerais S.A. foram criados em 1953, por lei estadual do então governador Juscelino, mas as instalações foram inauguradas somente em 1960.

Apesar do vídeo abaixo não ser propriamente da visita de JK às instalações do frigorífico em Santa Luzia, é um importante registro que faz parte de nossa história industrial:

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply