Acontece: reabertura da Casa de Cultura, novo adro do Rosário e outras coisas mais

Acontece: reabertura da Casa de Cultura, novo adro do Rosário e outras coisas mais
Museu Aurélio Dolabella ou Casa da Cultura , símbolo da resistência luziense no Movimento de 1842

Luzias

O Museu Aurélio Dolabella, fechado há quatro anos, também conhecido como Casa da Cultura, pode ser reaberto até o final deste ano. Foi o que informou ao Luzias o novo secretário da Cultura  da cidade, Ulisses Brasileiro, com quem conversamos esta manhã.  “É nosso desejo abrir a Casa da Cultura ainda em 2018, “ disse ele, explicando que não pode falar em uma  data para a reabertura, por que ainda precisa se inteirar da situação. “A cidade vive um caos em todas as áreas e a  cultura não está fora disso. A situação se agravou nos últimos 3/4 anos. Em termos culturais, Santa Luzia parou no tempo,” observou.

Muita gente se surpreendeu quando o novo Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, anunciou o nome de Ulisses Brasileiro, presidente da seção luziense do Partido Comunista do Brasil (PC do B), para a secretaria de Cultura, porque havia a expectativa de que o cargo  seria ocupado por alguém ligado aos meios culturais da cidade.  Depois do anúncio, veio a indagação: será que o secretário recém-nomeado está à altura de uma cidade histórica, orgulhosa de seus 323 anos? Aí, é o tempo que vai dizer. Mas, os primeiros contatos dele com a equipe de cultura da Prefeitura deixaram boa impressão.

O novo secretário da Cultura, Ulisses Brasileiro, com o diretor do Patrimônio Histórico de Santa Luzia, Marco Aurélio Fonseca

Ulisses Brasileiro adiantou que o Prefeito “quer recuperar o conjunto histórico de Santa Luzia” e que, como a cidade não dispõe de fundos, “vamos ter que usar a nossa criatividade. Procurar a iniciativa privada e outros setores para nos ajudarem nesse trabalho de recuperação.” Otimista,  o secretário prevê:  “Dentro de algum tempo, a cultura em Santa Luzia vai estar florescendo outra vez.”

Leia também:
Por que o único museu de Santa Luzia permanece fechado há mais de 3 anos
Outra boa notícia

Quase bicentenário, o hospital permanece fechado mais de três anos depois

Outra boa notícia que tivemos esta semana foi dada pelo novo secretário da Saúde, Dr. Paulo de Tarso. Segundo ele, tudo está sendo feito para que o Hospital de São João de Deus, fechado há mais de três anos, seja reaberto até o final do ano. Muitos dos votos que o Prefeito Christiano Xavier angariou nas eleições de 24 de junho último estão diretamente relacionados ao fato de ele ter sido um dos únicos candidatos a prometer com firmeza que, se eleito, reativaria o velho São João de Deus, para servir à população da cidade, vítima do desinteresse e da displicência de administrações anteriores. São elas as responsáveis pelo fato de há cinco anos não nascer um único luziense. Toda grávida na cidade tem de ir a Belo Horizonte ter seu filho – fato que por si só fala muito dos que ocuparam a cadeira de Prefeito da cidade nos últimos anos. Graças a Deus, estamos virando uma página, dando um sincero voto de confiança à nova administração.

Encarnação da esperança

Vestida de Brasil da cabeça aos pés, ela desfilou pelo teatro onde foi a posse e, depois, foi para a sede da Prefeitura, na Frimisa

Ninguém sabe exatamente o que levou esta senhora a se vestir dessa maneira, usando a bandeira do Brasil na saia rodada e até na sombrinha, na posse do Prefeito Christiano Xavier, nesta sexta-feira. A nossa aposta é que se trajou assim para chamar a atenção do novo Prefeito para Santa Luzia. Como tão bem lembrou o cantor Tom Nascimento, Santa Luzia é um “mini-Brasil.” E, assim como o país, está pedindo socorro.

A tarde que cai

A tarde caindo atrás da antiga fábrica de sabão, na Ponte

Esta bonita imagem da tarde morrendo sobre os trilhos da ferrovia, atrás da antiga fábrica de sabão, na Ponte, foi enviada por William Lara, morador do bairro. Motorista de uber, William conhece muito bem Santa Luzia. E está sempre atento para registrar o que vê de bonito na ciada.

As obras foram paralisadas e o Iepha exigiu um outro projeto que já foi enviado

O pároco de Santa Luzia, padre Danil, já enviou ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico um novo projeto para melhorar o acesso de veículos à área de festas da Igreja do Rosário. Padre Danil havia solicitado permissão do Iepha para executar a obra. Mas, um mal entendido levou à remoção de pedras centenárias do calçamento do adro da Igreja do Rosário. Os vizinhos pediram a intervenção da Prefeitura, que comunicou ao Iepha e os trabalhos foram paralisados imediatamente. A resposta do Iepha ao segundo projeto está sendo aguardada para os próximos dias.(Quer ler mais sobre esse assunto? Clique aqui).

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply