O lançamento, em Belo Horizonte, esta semana, do livro “Wilson Baptista: urbano fotográfico” deu oportunidade a muitos luzienses de ver pela primeira vez uma das fotografias mais espetaculares já feitas em Santa Luzia. Tendo como moldura a Serra do Curral, em BH, ao fundo, a imagem foi colhida em 1941,durante um jogo amistoso, no campo do Santa Cruz, um dos pontos mais altos da cidade.
Além dos horizonte recortado pela Serra, pode-se ver as torres da Igreja da velha Igreja do rosário e o casario mais embaixo. Belo-horizontino, Wilson Baptista (1913-2014)fotografou Santa Luzia nas décadas de 1920 e 1930, num tempo em que ainda se respeitava o caráter histórico da Cidade. É dele também uma das poucas fotografias que restaram da antiga Igreja de Sant’Ana, na Rua Floriano Peixoto ou Rua de Trás. “Demoliram a igreja para fazer uma cadeia. Já pensou? disse em entrevista o fotógrafo, que registrou esta imagem na década de 30. Como se vê, não é de hoje que Santa Luzia sofre com a ação de prefeitos que não estão à altura dela.
É esta noite a carreata
Araiá da Jô
A festa julhina será neste sábado, 21 de julho, a partir das 16, na Quadra Poliesportiva – Rua Virginópolis, 1415, São Benedito. “E tem mais… se ocê quisé dará ou fazê uma barraquinha pra mode vendê, é só ligá nesse número aqui ó: 31.98675-3048.” Esse é o recado de Dona Jô, responsável pela organização da festa. Vamo lá, gente!
Natal das Crianças
Um esclarecimento
Advogados de Santa Luzia pedem ao Luzias para esclarecer a questão em torno do salário do novo Prefeito Christiano Xavier. No dia em que tomou posse, 13 de julho, ele anunciou que estava abrindo mão do salário de Prefeito, para ficar apenas com os seus vencimentos como delegado da Polícia Civil. Com isso, segundo suas contas, a Prefeitura iria economizar, ao final de seus dois anos e meio de mandato, mais de 700 mil reais, quantia que poderia ser usada no pagamento das dívidas do Hospital de São João de Deus. Os advogados explicam que a coisa não é bem assim. O Prefeito teria, de qualquer maneira, que escolher um dos dois salários, pois não poderia acumulá-los. Ele, então, optou pelo seu salário de delegado. Outro ponto esclarecido por um dos advogados: “Uma vez que ele abre mão do salário de Prefeito, o montante volta para o caixa do município. E não pode ser diretamente vinculado ao pagamentos dos débitos do HSJD, devendo observar todas as disposições para a sua destinação.”
Clique da semana
No Clique da Semana, a carismática abadessa do Mosteiro de Macaúbas, madre Maria Imaculada de Jesus Hóstia. Com seus 80 anos comemorados no mês de maio, madre Imaculada vem se desdobrando nas ações que visam a proteger o Mosteiro do século 18, tombado, que ocupa uma área de mais de 11 mil metros quadrados. Leia mais sobre o mosteiro clicando aqui.
Santa Luzia em Portugal
Esta nota foi dada pelo jornal Virou Notícia: Artilheiro do CSA de Alagoas, no Brasileirão da Série B, com cinco gols, o atacante luziense Michel Douglas foi negociado com o Desportivo Aves, de Portugal. Michel assinou contrato por três anos. No Azulão desde o ano passado, quando foi contratado junto ao Brusque, Michel Douglas tinha vínculo com o clube alagoano até o fim do ano. Natural de Santa Luzia, Michel Douglas tem 26 anos e foi revelado na Portuguesa, passando por Atlético Sorocaba, Boa Esporte, Valério, Villa Nova, Formiga, Tupi e Brusque até chegar ao CSA. Pela equipe alagoana, o atacante fez 50 partidas e marcou 15 gols. No ano passado, Michel foi o artilheiro da Série C e ajudou o time a subir para a segunda divisão do brasileiro.
Mentor do Prefeito
Com o título “Diego Andrade: conheça mais o conselheiro político de Christiano Xavier”, 41, o Observatório Luziense publicou esta semana um ótimo artigo sobre as pessoas que cercam o novo Prefeito e têm influência sobre ele, sobretudo o jovem deputado federal Diego Andrade, 40, seu primo. Segundo a reportagem do Observatório, “em busca de seu terceiro mandato, o deputado federal mira Santa Luzia com novos olhos após vitória do primo na disputa pela Prefeitura.” Diego Andrade está em seu segundo mandato e teve bom desempenho nas urnas graças ao tio poderoso Clésio Andrade, que foi presidente da Confederação Nacional dos Transportes e vice-governador de Minas, antes de assumir uma cadeira no Senado, em Brasília. Vale a pena ler a reportagem, que você pode acessar clicando aqui.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *