Veja aqui os acontecimentos previstos nesta semana e na outra em Santa Luzia

Veja aqui os acontecimentos previstos nesta semana e na outra em Santa Luzia
Prédios e mais prédios estão sendo construídos atrás do Mega Space, numa área sem qualquer infraestrutura

Luzias

Quando Santa Luzia acordar para o que está acontecendo com a cidade, com certeza, será tarde demais. Já falamos aqui diversas vezes sobre o fato de a cidade estar sendo inundada de prédios, espalhados por todo canto, sem qualquer estudo de impacto. Agora, espigões estão sendo erguidos no Liberdade, bairro do qual muito morador de Santa Luzia nunca ouviu falar.

Fica atrás do Mega Space e da Celite. Um empreendimento enorme, em meio a uma “natureza linda, exuberante, com árvores enormes. Nenhuma estrutura em volta – posto de saúde, escola, área de lazer, comércio… enfim, estrutura zero,” como denunciou uma moradora das imediações.

Nesta segunda-feira, o Observatório Luziense noticia que, nos últimos três anos, “a Prefeitura de Santa Luzia conseguiu por meio de medidas compensatórias de diversos empreendimentos imobiliários e acordos feitos pelo Ministério Públicos com construtoras um saldo de R$ 10.712.655,54, destinado a integrar o Fundo Municipal de Desenvolvimento urbano e minimizar os impactos urbanísticos e ambientais causados pela expansão imobiliária que assola a cidade, principalmente, na região dos bairros Chácaras Santa Inês, Gervásio Lara e Chácaras Del Rey”.

O que podemos dizer é que 10 milhões de reais é uma quantia irrisória diante do impacto que esse mar de prédios vai causar na cidade, já carente de tudo. Há quem preveja que dentro de alguns anos, Santa Luzia terá uma população de mais de 400 mil habitantes. Ou seja, o dobro do que tem agora. (Leia:expansão imobiliária desordenada vai transtornar a vida do luziense e tornar Santa Luzia ingovernável)

Lançamento de livro sobre a Revolução de 1842 e o acontecimento cultural da semana

O primeiro dos lançamentos será em Santa Luzia, no dia 19 de julho

O grande acontecimento cultural em Santa Luzia nesta semana é o lançamento do livro “Horizonte de Eventos da Batalha de Santa Luzia”,
de Gustavo Villa, no Solar da Baronesa, a partir das 18h30m da próxima sexta-feira, dia 19. Gustavo é historiador e escreveu uma obra propensa à polêmica, porque contesta vários fatos ocorridos durante a Batalha final da Revolução de 1842 – fatos incorretos, segundo o livro, que vêm sendo divulgados ao longo do tempo.

O primeiro deles é que a Batalha de Santa Luzia não foi travada no local hoje chamado de Muro de Pedras. E há diversas outras inconsistências, que o livro promete corrigir.

Depois de Santa Luzia, o livro será lançado em Ouro Preto e também em Caeté:

Na entrevista que deu ao Luzias, Gustavo Villa afirma: “Eu espero que este livro seja uma provocação, para que a comunidade luziense defenda com ainda mais garra este patrimônio tão relevante. Do ponto de vista histórico, procurei respaldar a minha teoria através de fontes da época.” E completa: “Espero que este livro desperte muitas dúvidas, paixões e coloque muita lenha na fogueira do debate histórico e que os demais apaixonados pelo tema confrontem inclusive as minhas premissas para alcançarmos uma visão sistêmica dos fatos.” (Clique aqui para ler a entrevista)

Padre Felipe Lemos convida para a Festa de Nossa Senhora do Carmo

A festa será no próximo domingo, dia 21, e começará na Praça do bairro Boa Esperança, onde será rezado o terço, a partir das 18h.

Icaraí promove “arraiá” no próximo domingo

O evento é parte do esforço para a reconstrução do Clube Icaraí

A festa julhina, a partir das 10h de domingo, comandada por Meire e Romeuzinho, promete ser muito animada, como todas as outras promoções realizadas para levantar fundos para a conclusão do Clube Icaraí, localizado na esquina das ruas da Cruz com Silva Jardim.

O sonho de reabrir o Clube Social Luziense: participe do Arraial do Luziense

Há toda uma movimentação na cidade para reabrir o clube, que foi tão importante na vida social da cidade

Esta mensagem foi escrita por Júnia Carvalho: “Temos uma missão e um sonho, nós que somos frutos de uma Santa Luzia tão amada e que se encontra tão carente de diversão, estamos mobilizando todo o povo luziense, os sócios e os amigos para, juntos, reabrirmos o Clube Social Luziense. E nele podermos retomar nossos grandes encontros, tardes e noites de alegrias.

Neste primeiro momento, iniciamos com uma festa para nos reaproximarmos e angariarmos recursos para dar continuidade às obras e tornar possível o uso da sede. Vai ser uma festa bacana, com muita música e comida gostosa. É só se agasalhar bem.

Esperamos e contamos com vocês no Arraial do Luziense, sábado, 27 de julho, às 20h no sítio do Álvaro.Informações e vendas de ingressos (31) 98707 9083 e 98839 0234 – Rua Santa Luzia, 20 – Centro – Santa Luzia/MG. Você também pode adquirir o seu ingresso na Loja Elétrica – Rua Bonfim, 160 – Centro Histórico. Traga sua família e seus amigos e venha se divertir!”

Um domingo de festa para comemorar o aniversário de Nenez Santana

Em pé, da direita para a esquerda, Lelena, Sãozinha, Nenez. Sentados: Bebete, Nem e Carlinhos

Foi um domingo de festa para as famílias Santana e RicK: aniversario da Nenez, no domingo, 14 de julho. A comemoração foi com um delicioso almoço no Trilhas da Serra, restaurante de Rodrigo e Lu, perto do Mosteiro de Macaúbas.

A família quase inteira – faltaram Lisa, Maya, Nando e Lu – se reuniu para saudar Nenez

Nenez é a mais velha das Santana. E tem um lugar de honra na família, por ser um exemplo para todos, como mãe, irmã, tia, amiga, cidadã plena de Santa Luzia. Que Deus lhe dê muita saúde e, pelo menos, mais 100 anos de vida.

Festa do Senhor do Bonfim já está sendo organizada

Evento será no domingo, 28 de julho, no espaço de festas, no adro do Rosário

Será uma tarde animada, a partir das 14h, cuja grande atração é a última prenda: o ganhador levará o equivalente a um salário mínimo – ou 954 reais. A cartela custa 5 reais. Se você quiser adquirir a sua, aqui está o endereço: Loja Elétrica, Rua do Bonfim, 160 – Centro Histórico

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply