Este domingo promete ser de boa comida e animação na Praça da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pinhões. A partir das 12h, um cardápio variado, reunindo os principais pratos da tradicional comida mineira, vai ser servido ao simbólico preço de 10 reais. Veja o cardápio, compareça e ajude na manutenção da Guarda de Congo do Divino Espírito Santo que, em 2019, comemora seus 5 anos de fundação.
Pratos que sempre foram servidos na comunidade como frango com quiabo, cansanção com costelinha, ora-pro-nóbis, umbigo de banana, e que fazem parte da tradicional cozinha mineira serão servidos celebrando a história e os valores da comunidade localizada às margens do rio das Velhas, na região do Mosteiro de Macaúbas.
Uma rainha africana em Santa Luzia
Um dos principais acontecimentos dessa semana em Santa Luzia foi a visita de três dias da rainha da Ordem do Leopardo, do Congo, na África, Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama, da etnia bantu. A jovem soberana cumpriu um programa intenso em Santa Luzia e em Belo Horizonte. Ela veio ao Brasil para estreitar laços com “comunidades irmãs.” O Congo faz parte do grupo de países africanos onde vivem os bantus. Os integrantes dessa etnia foram os primeiros africanos que pisaram no solo brasileiro, na época da colonização. tiveram enorme importância para a nossa identidade cultural, pois contribuíram na formação do samba, na culinária, na linguagem, nos Candomblés de etnia bantu, nos cultos aos ancestrais, e nas práticas medicinais e ritualísticas que resultaram no nascimento da Umbanda.A vinda da rainha africa tornou-se possível graças ao empenho da Casa de Cultura Lode Apara e da vereadora Suzane Duarte. Antes de Minas Gerais, a rainha esteve na Bahia. Neste sábado, ela embarcou para o Rio de Janeiro, onde permanece durante quatro dias. Em seguida, vai para São Paulo, encerrando a sua “missão” no Brasil.
Festa de Santa Luzia
Num dos primeiros eventos do ano para angariar fundos destinados à Festa de Santa Luzia, em 13 de dezembro, será realizado, no Rosário, na Rua Direita, um festival de massas. Compareça e ajude os organizadores a levantar o dinheiro necessário.
Notas do carnaval da cidade
Diferentes ritmos
O carnaval esteve animado no centro histórico da cidade. Na festa promovida por um grupo de empreendedores liderados pela jornalista Gisele Karajás, os presentes puderam conferir uma mescla de estilos musicais indo do rock ao axé, nos diferentes shows que ocorreram no palco montado em frente à Igreja Matriz.
Encontro de blocos
Quem foi à Praça do Fórum na segunda de carnaval pode conferir o encontro entre a potente bateria do Icaraí comandada por Lú Moreira e o renitente toque do botijão de gás de Juca Penna. Para quem não sabe, Juca liderava a antiga bateria do Secos & Enxutos com um pequeno botijão de gás que recebeu adaptações para funcionar como instrumento musical. Quem ouviu pode arrepiar e sambar bastante.
Homenagem a Juninho
O Secos & Enxutos, que nesse ano chegou aos 45 de fundação, relembrou com muita saudade um dos seus participantes falecidos em 2018. Gilberto ó Baiano foi o tema estampado na camiseta dos foliões do bloco mais antigo da cidade. Quando o bloco passou em frente à casa da querida Ivone Gabrich o caminhão parou e Juca Penna puxou a letra que homenageava um dos seus alegres participantes. Quem estava por perto não segurou as lágrimas, mesmo com toda agitação do carnaval.
Animação total
Uma das mais animadas na Praça do Fórum, com certeza era Duca Moreira que vibrava com a bandeira verde e rosa do Icaraí. Duca é veterana da folia luziense e não perdeu o rebolado.
Rosário em festa
Outro carnaval de iniciativa particular foi o realizado no espaço de eventos da Igreja do Rosário. Uma das mais animadas e brilhantes era a professora Lélia Diniz que não perdeu tempo e fez questão de registrar sua fantasia ao lado do padre Felipe Lemos.
Bombeiros homenageados
Para encerrar a folia momesca, a bateria do Icaraí se apresentou, como é tradição, em frente à residência de Beata Teixeira. Na ocasião, por iniciativa de Beata, todos os ritmistas receberam um chapéu a la Corpo de Bombeiros, homenageando assim os incansáveis membros da corporação que se desdobram na busca às vítimas da tragédia da Vale, em Brumadinho. Na frente do casarão colonial, em meio a grandes máscaras de carnaval, uma faixa exibia os dizeres “Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, orgulho do Brasil’.
Tempo quaresmal
O padre Felipe Lemos está movimentando os fiéis para que vivam um período quaresmal de orações e reflexão. Para isso, tem convocado para celebrações que vão acontecer todas as sextas-feiras, às 5 horas da manhã, no Santuário de Santa Luzia.
Bazar no Cristina A
Aniversário da Cidade
As iniciativas para comemorar o aniversário da cidade de Santa Luzia no próximo dia 18 andam a todo vapor. Umas das mais aguardadas é o clipe produzido pela Cérbero Produções em parceria com o Observatório Luziense. Amanhã a equipe realiza as últimas filmagens em um cartão postal da cidade.
Missa e Concerto
Também por ocasião do aniversário da cidade será celebrada uma missa, no dia 18/03, às 18h, no Santuário de Santa Luzia. Após a celebração, acontecerá um concerto com a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e o Mater Ecclesiae, na praça da Matriz.
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *