Santa Luzia: acontecimentos desta semana e dos próximos dias na cidade

Santa Luzia: acontecimentos desta semana e dos próximos dias na cidade
O Hospital, na área central de Santa Luzia, todo equipado, está fechado há anos e não há sinal que será reaberto. Foto: Observatório Luziense

Luzias

Quem tinha a esperança de ver o Hospital de São João de Deus aberto neste início de 2020 frustrou-se profundamente.A novela em que se transformou a reabertura – a obra tornou-se mais cara – está muito bem contada numa reportagem do Observatório Luziense. O bicentenário hospital, todo montado, inclusive com equipamentos de valor, encontra-se fechado há anos. Uma das promessas de campanha do Prefeito Christiano Xavier foi a de dar vida à instituição hospitalar para atender à crescente população de Santa Luzia, carente de um verdadeiro hospital. Chegamos ao último ano do mandato de Prefeito – eleito em junho de 2018 – e, até agora, nada. Clique aqui para ler a reportagem do Observatório Luziense.

Recadastramento biométrico: prazo termina nesta sexta-feira

O recadastramento é muito rápido e é feito por ordem de chegada

Se ainda não fez o recadastramento biométrico, corra porque o prazo vai só até esta sexta-feira, dia 6. É muito importante fazer esse recadastramento porque, sem ele, o título de eleitor da pessoa é cancelado e ela não poderá votar enquanto não regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Além disso, o eleitor que não realizar a biometria pode ter o CPF cancelado e será impedido de tirar passaporte, receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, fazer matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público e outros impedimentos.

Para se recadastrar, é preciso levar documento de Identidade e comprovante de endereço. Aqui estão os locais:

Central de Atendimento ao Eleitor: Praça Getúlio Vargas, 61 – São João Batista, 10h às 18h;

Sede da 246ª ZE:– Av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, 270/lj 03 – bairro Camelos, das 12h às 18h;

Sede da 312ª ZE:– Av. Brasília, 1.067 – São Benedito – das 10h às 18h.

O atendimento é feito por ordem de chegada.

Clube Social Luziense faz recadastramento de sócios

Assim como o Icaraí, o Luziense é importante para a vida social da cidade

O Clube, que foi parte importante da vida social luziense, passou anos fechado. Agora, como aconteceu com o Icaraí, vai ganhando vida graças aos esforços de um grupo, que está levando adiante o projeto de resgatar o espaço. Por isso está sendo convocada a reunião deste sábado(07), na sede do clube, na Rua Direita, para discutir o seu futuro. Compareça!

Jogo dos 7 erros na prevenção de enchentes
A chuvada de janeiro e fevereiro deu uma boa lição, mas muita gente – autoridades e população – parece não ter aprendido (quase) nada. Basta fazer uma caminhada pela Avenida Raul Teixeira da Costa, da rotatória nova até a curva de acesso ao Pantanal, para ver a situação:

1) Já tem sofá jogado na beirada do corrego. Não demora para estar na água.

2) As canaletas estão quase tampadas pelo lixo carreado na enchente

3) A parte da mureta que caiu continua aberta, com perigo para pedestres e motoristas

4) Em lugar algum, há placa de sinalização indicando que se trata de um trecho para se trafegar com cuidado

5) Não há uma lixeira sequer, então quem passa joga lixo ao longo do meio-fio

6) Há pontos de entulho, o que demanda urgência – e campanha de conscientização – por parte do poder público municipal.

7) E, finalmente, o pior: os passeios estão tomados pelo mato, obrigando o pedestre a andar na rua. Não custa nada, mesmo com chuva, providenciar a capina. Há perigo de cobra também

As fotos e as informações acima foram enviadas ao Luzias por um morador do bairro São Geraldo, que há anos passa pela área a caminho do trabalho.E está preocupado com a situação neste trecho da Avenida Raul Teixeira da Costa.

20 anos da elevação a Santuário

Igreja Matriz de Santa Luzia retratada por Sandra Lima pouco antes de um temporal

Mensagem do pároco de Santa Luzia, Padre Felipe Lemos: Neste ano de 2020 vamos comemorar 20 anos que a Matriz de Santa Luzia foi elevada a Santuário. No época, o então pároco de Santa Luzia, Padre Januário, hoje Vigário episcopal da Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade(RENSP), fez o processo para que o título fosse concedido. No dia 28 de outubro de 2000 o Cardeal Dom Serafim fez o Decreto de criação do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia. Houve uma grande solenidade na cidade. Queremos então neste ano de 2020 fazer uma programação especial para os romeiros e devotos de Santa Luzia.

ONG Solidariedade na TV

Na edição da quarta-feira de cinzas do programa Brasil das Gerais, da Rede Minas, apresentado por Patrícia Teles, a advogada e idealizadora da Ong Solidariedade,Rosa Werneck,foi entrevistada, a propósito da Campanha da Fraternidade lançada no mesmo dia pela Igreja Católica com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”. Além de Rosa, participaram do programa a idealizadora do projeto “Um Olhar Para a Rua” Camila Beatriz de Castro Rezende, e a médica voluntária da Fraternidade Sem Fronteiras Claudia Vasques Chiavegatto.

Veja:

Não quer fazer almoço? Chegou a solução

À frente da Marmiteria, que vai se firmando com sua boa comida, está Roberta Herolt

Se você, por qualquer motivo, não quiser ou não puder fazer o almoço em casa, agora pode contar com uma comida deliciosa, entregue na sua casa pela Marmiteria Santa Luzia. Cada dia um novo cardápio.

Bacalhoada é um dos pratos da Marmiteria aprovada por quem provou

Os pedidos podem ser feitos diariamente, de segunda a sexta-feira, através do telefone (31)99488-5844. Quem experimentou a comida preparada pela Marmiteria só tem elogios.

Uma feira que você não pode perder

A feira tem como objetivo incentivar o consumo de alimentos saudáveis

Os alimentos orgânicos, cultivados sem o uso de agrotóxicos, vão ganhando cada vez mais adeptos,gente que quer consumir o melhor, pensando no bem-estar e nos benefícios para a saúde. Esta feira, no bairro Boa Esperança, é uma excelente oportunidade de comprar esse tipo de alimento, produzido por agricultores da cidade. É um ótimo programa.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply