Prefeito dá mais um passo para reabrir o Hospital de São João de Deus neste ano

Prefeito dá mais um passo para reabrir o Hospital de São João de Deus neste ano
Diante do belíssimo altar, da E para a D: vice Pastor Sérgio, Prefeito Christiano Xavier, Nádia Duarte, Dr. Paulo de Tarso, Dr Celso Frederico e Camilo Teixeira da Costa Filho

Luzias

Cumprindo uma de suas principais promessas de campanha, nesta segunda-feira, 10 de setembro, o Prefeito Christiano Xavier deu um passo importante para a reabertura do Hospital de São João de Deus ainda este ano: assinou um decreto através do qual, em total acordo com a Irmandade, a Prefeitura assume, temporariamente, a responsabilidade pela administração do Hospital. Isso permitirá, segundo o Prefeito, que dentro de 10 dias comecem as obras necessárias nas instalações.

A intenção fazer com que a reabertura se dê de maneira gradativa, começando pela maternidade. Segundo o vereador César Lara Diniz(PC do B), líder do governo na Câmara e um dos articuladores da volta do Hospital às atividades, “a expectativa é que a maternidade esteja funcionando novamente no início de novembro, mas ainda não podemos dizer com toda certeza que vamos conseguir, porque há muita coisa para fazer.”

O Prefeito escolheu a bonita Capela do Hospital para assinar o histórico documento, na presença do prior da Irmandade, Camilo Teixeira da Costa Filho, do Dr. Paulo de Tarso, que vai comandar o processo de reabertura, da secretária da Saúde, Nádia Duarte, do vice, Pastor Sérgio, outros membros da Irmandade, ex-funcionários do Hospital e pessoas da cidade. Ao todo havia perto de 100 pessoas, que aplaudiram o Prefeito e deixaram o encontro certos de que desta vez o HSJD vai mesmo voltar a funcionar.

Veja a reportagem feita pela equipe da Prefeitura, na qual o Prefeito Christiano Xavier anuncia que, quando reaberto, o Hospital vai ter uma capacidade de atendimento da população três vezes maior do que quando começou a ser desativado, a partir de 2013:

Prefeitura assume gestão para funcionamento do Hospital São João de DeusDecreto foi assinado na manhã desta segunda-feira pelo prefeitoO Prefeito Delegado Christiano Xavier promoveu na manhã desta segunda-feira (10/09), na Capela do Hospital São João de Deus, a assinatura do decreto número 3.339/2018, que dispõe sobre a requisição por parte do município, do prédio da Instituição e seus bens móveis.A intervenção retomará os serviços de saúde prestados pelo Hospital em etapas, visando uma prestação eficaz aos usuários. A prioridade será a maternidade, pediatria e cirurgia. Em seguida, os serviços de clínica médica e demais especialidades. “Mesmo em um momento de crise, estamos assumindo, mas com responsabilidade, a direção do Hospital. Estamos dando um passo importante, cumprindo uma das nossas propostas de governo que é a reabertura dessa Instituição, que vai surtir resultados positivos para toda a população de Sant Luzia”, disse o prefeito.Ainda segundo o chefe do executivo a reabertura do Hospital vai gerar uma enorme produtividade e economia de R$ 1 milhão aos cofres públicos. Ele também ressaltou que a expectativa é que as reformas na Instituição comecem em 10 dias e o Hospital volte a funcionar dentro de, no máximo, 40 dias. A intervenção foi de comum acordo com a Irmandade e com supervisão do Ministério Público. Os bens e serviços, como insumos, medicamentos, materiais, equipamentos, gestão do pessoal médico e auxiliar, entre outros serão gerenciados pelo município. “A assinatura do decreto foi a forma mais rápida que encontramos para a reabertura do Hospital, para que tudo seja feito o mais rápido possível e de maneira transparente. É um momento histórico pra todos nós porque a Instituição ficou fechada a muito tempo e o prefeito entende que o melhor pra comunidade é a reabertura do Hospital”, afirmou o Prior da Irmandade do Hospital São João de Deus, Camilo Teixeira da Costa Filho.Com quase oito meses de gestação, a auxiliar de serviços Brenda Costa aprovou a iniciativa da prefeitura e tem esperança de que seu filho possa nascer no hospital. “Estou muito feliz. Foi uma excelente coisa que o prefeito fez porque Santa Luzia precisa da maternidade. Quando precisamos de obstetra temos que ir à Belo Horizonte. Ainda falta mais de um mês pra eu ter o meu filho e se Deus quiser, ele será um luziense”, disse.Também estiveram presentes, na assinatura do Decreto, o Vice-prefeito, Pastor Sérgio, a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Duarte e um dos membros da comissão que vai gerenciar o Hospital, Dr. Paulo de Tarso.O Hospital São João de Deus é uma instituição filantrópica e está no município há mais de 100 anos, tendo como uma das principais metas atender a população menos favorecida. Ele parou foi fechado em 2013 e desde então o município está sem maternidade, contanto apenas com o hospital municipal e duas UPA’s.Delegado Christiano

Publicado por Delegado Christiano Xavier em Segunda, 10 de setembro de 2018

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply