A manobra casuística articulada por um grupo de vereadores, liderados pelo ex-prefeito interino e atual presidente da Câmara, Sandro Coelho, e o veterano vereador Ticaca, acabou dando certo: será na segunda-feira, 13 de agosto(só faltou ser sexta-feira) às 17h, a votação do Projeto 004, que muda o Regimento Interno da Câmara Municipal para antecipar as eleições da mesa diretora, de forma que a Casa continue sendo comandada por este grupo. Uma derrota para Santa Luzia essa manobra, que serve apenas aos interesses desse grupo de vereadores. Os vereadores César Lara Diniz e José Claúdio apresentaram emendas para adiar a votação do Projeto 004. Mas o grupo, que é composto de 10 vereadores, rejeitou ambos, alegando que foram apresentados fora do prazo. Na votação de segunda, o grupo que quer se manter no poder vai concorrer com uma chapa encabeçada pelo vereador Ivo Melo. Já o grupo contrário à mudança casuística vai disputar as eleições com uma chapa liderada pelo vereador José Cláudio. Entenda melhor o que está em jogo lendo o artigo Liderança da Câmara Municipal de SL tenta casuísmo para se manter no poder
Icaraí sendo restaurado
Uma das boas notícias da semana: começaram na última segunda-feira, 06 de agosto, as obras de restauração do Clube Social Icaraí, localizado na esquina da Rua Silva Jardim com a Rua Santa Cruz. O Clube, criado por Dr. Oswaldo Ferreira, quando era Prefeito de Santa Luzia, em março de 1966, está fechado há tanto tempo que suas instalações se deterioraram totalmente, com vidros quebrados, problemas no telhado, mato crescendo por toda parte. As obras de restauração estão em andamento, começando pelo telhado, graças ao Promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda. No final do ano passado, ele enviou cartas à diretoria do Icaraí, convidando seus integrantes para uma reunião. Toda a diretoria foi – o presidente Fernando Roberto Pinho, o vice Helbert de Souza, a secretária Rosemeire de Fátima e Romeuzinho. Eles saíram do encontro cheios de animação.
O que o Promotor queria é incentivá-los a trabalhar pela reabertura do clube, que teve um papel tão importante para a cidade durante décadas. Dr. Marcos sugeriu que a diretoria – realizasse eventos para angariar fundos para as obras. Foi feito um levantamento do material que vai gastar para a restauração – telhas, piso, tintas para pintura, etc – e o engenheiro Rodrigo de Paula ficou encarregado de elaborar o projeto. Em seguida, iniciaram uma campanha doação do material que será necessário.”Nossa campanha está indo muito bem. Estamos contando com a solidariedade dos moradores de Santa Luzia,” diz Rosemeire de Fátima Meire), uma das mais ativas no trabalho de trazer de volta o Icaraí. Quem quiser doar qualquer coisa pode entrar em contato com ela, através dos telefones 98789-8652 e 3649-7808.
Não há previsão de quando as obras do Icaraí estarão concluídas, porque vai depender do ritmo das doações. Mas Rosemeire sonha alto: quer não só o clube renovado, mas o retorno da escola de samba, que alegrou tantos carnavais na cidade e que está parada desde 1996, quando foi a campeã do carnaval luziense. A partir daí, a Prefeitura deixou de dar a verba que ajudava a manter a escola. Restou a bateria, que mesmo tendo tido todos os seus instrumentos roubados, passou a alugá-los e sai todos os anos.
Segurar a explosão imobiliária
O Secretário Municipal de Governo, Ulisses Brasileiro, conversou com o Luzias esta semana e disse que o Prefeito Christiano Xavier precisa de um tempo para pensar Santa Luzia. A cidade tem tantos problemas graves e o caixa da Prefeitura está praticamente vazio. Um dos maiores problemas é o crescimento habitacional desordenado do município. De acordo com o Ministério Público, a população de Santa Luzia vai crescer em 10%, mais de 20 mil pessoas, em dois anos, como consequência dessas construções sem qualquer planejamento. Numa cidade carente de tudo. Vários desses empreendimentos estão embargados pelo MP até que se discuta contra-partidas para a cidade, como escolas e postos de saúde. “Precisamos segurar a explosão imobiliária. Queremos que a cidade cresça, mas não dessa forma, porque Santa Luzia não comporta”, explicou o Secretário.
Leia também:
Expansão desordenada vai transtornar a vida do luziense e tornar Santa Luzia ingovernável
Ulisses Brasileiro também adiantou que o concurso para o preenchimento de 335 cargos na Prefeitura será levando adiante. As inscrições, para todos os níveis de escolaridade, começam em 12 de setembro e serão encerradas em 15 de outubro. Os salários vão variar de R$ 1.431 a R$ 6.201 para jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais. Passando no concurso, 301 serão contratados imediatamente e 34 são para formar cadastro de reserva.
Com relação ao Museu Aurélio Dolabella, a Casa da Cultura, fechado há quatro anos, o secretário disse que a Prefeitura continua empenhada em reabri-lo ainda este ano. Segundo ele, o que está emperrando a reabertura é o fato de Iepha – Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico – e o Iphan – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- ainda não terem dado uma resposta ao projeto de restauração do velho casarão, em frente à Igreja Matriz, que serviu de quartel general das tropas rebeldes de Teófilo Otoni.
Patrimônio Cultural em Minas Gerais
O nosso querido Beto Mateus, que é um dos 100 associados do centenário Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, fez uma palestra na última quinta-feira, em Belo Horizonte, com o tema “O patrimônio cultural em Minas Gerais: trajetórias e práticas”. A palestra abordou a proteção do patrimônio cultural que começou efetivamente no Brasil em 1937 com a criação do Iphan. Luziense atento, fez questão de apresentar foto do nosso Solar Teixeira da Costa, considerado patrimônio cultural brasileiro desde 1950. No dia 17 de agosto, é comemorado o Dia do Patrimônio.
Feijoada, samba e artesanato
Os ingressos para a Feijoada com Samba e artesanato, no sábado, 18 de agosto, no Casarão de Carlinhos, a partir das 12h30m, já estão sendo vendidos. Além da feijoada completa, você vai ouvir Virgínia Satiro cantando samba, ao vivo, e ainda vai poder apreciar o melhor do artesanato luziense, na feira com 20 expositoras que será montada no estacionamento do casarão.
Os ingressos, a 50 reais, estão sendo vendidos na Loja Bonfim, ao lado da Igreja do Bonfim, e também através dos telefones 99311-1799 (Felipe) e 99805-2727 (Raphael).
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *