TV mostra equipamentos se deteriorando no Hospital de São João de Deus fechado

TV mostra equipamentos se deteriorando no Hospital de São João de Deus fechado
Hospital fundado em 1840, todo equipado, está fechado há três anos e mantém aparelho funcionando - Foto: Brasil de Fato

Redação do Luzias

Numa longa reportagem sobre a situação de agonia da saúde no Brasil, a GloboNews mostrou o São João de Deus como exemplo de hospital todo equipado que permanece fechado, apesar da profunda carência de atendimento médico dos moradores da cidade. Com a desativação do hospital, Santa Luzia, com quase 220 mil habitantes, ficou sem sua única maternidade, o que obriga as gestantes a se deslocarem até Belo Horizonte para fazer o pré-natal e o parto. Desde que o Hospital de São João de Deus teve suas portas fechadas, em abril de 2015, portanto há três anos, não nasce um luziense. O mais grave é que os equipamentos médicos estão se deteriorando e há pelo menos um aparelho que vem sendo mantido ligado esse tempo todo, para que não seja danificado. Ou seja, energia e dinheiro jogados fora.

Veja a reportagem:

No mês passado, logo após inaugurar o pronto-atendimento Madalena Calixto – sem maternidade e realizando apenas cirurgia de baixa complexidade -, na região central de Santa Luzia, o prefeito interino Sandro Coelho, em entrevista ao Luzias, afirmou que o HSJD permanecerá fechado.

Poucos dias depois que o Luzias publicou a entrevista, uma equipe, liderada pelo professor Abraão Gracco, autor do pedido de cassação da ex-prefeita Roseli Pimentel, visitou o hospital para ver de perto a situação. Além de mostrar o que está acontecendo dentro do hospital, ele conversou com Newton Magalhães de Pádua Jr, o secretário executivo da irmandade, entidade filantrópica que responde pelo São João de Deus.

Assista ao vídeo:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *