Prefeito sobre a vinda das 722 famílias: “Santa Luzia já tem problemas demais”

Prefeito sobre a vinda das 722 famílias: “Santa Luzia já tem problemas demais”
O bairro Novo Centro foi criado na administração do Prefeito Carlos Calixto, há mais de 15, anos para ser uma área administrativa e comercial de Santa Luzia, ligando a sede à região de São Benedito. Pelo plano inicial, o local abrigaria as sedes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. É nesse local que o governo estadual quer instalar as 722 famílias - cerca de três mil novos moradores. Foto: reprodução da Internet

Luzias

O Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, promete fazer todo o possível para impedir que o governo Romeu Zema leve adiante o projeto de assentar no bairro Novo Centro, onde se localiza o fórum da cidade, na saída para Belo Horizonte, via Bicas, de 722 famílias provenientes de ocupações em Belo Horizonte e em Contagem.

O Prefeito e alguns de seus secretários estiveram nesta quarta-feira(05/08) no local onde a Cohab pretende doar os os lotes, que vão abrigar até quatro famílias cada um.

“Santa Luzia já tem problemas demais. Cada um que cuide dos seus”, disse o Prefeito, inconformado com o fato de tanta gente na cidade estar precisando de moradia e o governo estadual tentando trazer pessoas de fora para ocupar terrenos do município. “Estamos utilizando todas as ferramentas que podemos para não deixar que esse absurdo aconteça com Santa Luzia,” disse o Prefeito, pedindo a mobilização dos moradores da cidade para impedir que o projeto seja concretizado. (Já está sendo feito um abaixo-assinado. Veja abaixo, logo depois do vídeo).

O Prefeito fez as declarações depois de o Luzias noticiar a reunião entre representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e líderes das ocupações, durante a qual, o desembargador Newton Teixeira afirmou: “O importante é chegarmos a um acordo com os movimentos. Depois envolveremos a Prefeitura de Santa Luzia”.

Para Christiano Xavier, que busca um segundo mandato nas eleições de 15 de novembro, essa disputa com o governo estadual não poderia acontecer em melhor hora. Ele sabe que a maioria das pessoas que vive em Santa Luzia é contra trazer mais gente para se estabelecer numa cidade que enfrenta enormes problemas para atender seus próprios moradores – escolas, assistência à saúde, transporte público, lazer, trabalho.

Será que Contagem não teria melhores condições de abrigar essa gente tão necessitada?

Veja o vídeo da visita do Prefeito ao Novo Centro e preste atenção ao que ele diz:

Estamos aqui com moradores, proprietários de terrenos como o nosso ex Secretário Wander Carvalho Jr. , aqui no bairro NOVO CENTRO, em Santa Luzia, TODOS INDIGNADOS e são contra o assentamento que estão querendo trazer para Santa Luzia. Está se propondo ACORDO para que seja feito o assentamento de 722 famílias desapropriadas, sendo 432 famílias dos aglomerados willian Rosa e Marião, oriundas da cidade de Contagem, 90 famílias da Ocupação Vicentão e 200 famílias da ocupação Carolina Maria de Jesus, ambas de BH !! Assim como fui CONTRA e NAO DEIXEI a CONSTRUÇÃO DAQUELE PRESÍDIO, CADEIÃO QUE IAM CONSTRUIR EM SANTA LUZIA NO ANO PASSADO, SOU CONTRA E FAREI DE TUDO para que essas famílias não sejam colocadas aqui em SANTA LUZIA, pois não há estrutura para recepciona-las e da forma que estão as colocando na cidade !! Com todo o respeito à essas famílias que necessitam de moradia e que estão residindo precariamente em aluguel pago pelas cidades, o próprio município que os desapropriou que deve solucionar e assentar na própria cidade e tb assistir essa famílias em todas suas dificuldades a que respeitamos !! Quando quiserem usar os terrenos e construir escolas e empresas e indústrias estaremos à disposição, mas pra cadeião e esse assentamento que engloba 722 famílias oriundas de vilas desapropriadas, cerca de 3.000 pessoas, vamos dispensar !! É incrível como tentam enfiar no município problemas goela abaixo e que a gente se vire depois !! Ainda estou aqui como Prefeito e enquanto isso NÃO vou permitir !

Posted by Delegado Christiano Xavier on Wednesday, August 5, 2020

Centenas de moradores de Santa Luzia já assinaram o abaixo-assinado pedindo para que as 722 famílias sejam assentadas noutra cidade e não na carente Santa Luzia. Clique aqui para assinar.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

2 Comentários

  • Nardeli da Conceição Silva Silva
    6 de agosto de 2020, 19:42

    Não é justo mandar mais problemas para Santa Luzia.

    RESPONDA
  • Letícia
    6 de agosto de 2020, 20:33

    🤦🏾‍♀️

    RESPONDA