Liderança da Câmara Municipal de SL tenta casuísmo para se manter no poder

Liderança da Câmara Municipal de SL tenta casuísmo para se manter no poder
Os 17 vereadores se reuniram em sessão ordinária, mas a reunião foi adiada para esta sexta-feira, às 13h

Luzias

Santa Luzia tem um novo prefeito, eleito em 24 de junho com votação maciça – mais de 54 mil votos -, e parece satisfeita com ele, cheia de esperança que Christiano Xavier realmente vai fazer a diferença em relação aos últimos (maus)administradores do município. O apoio ao executivo é cada vez maior na cidade. O mesmo não se pode dizer da Câmara Municipal, eleita em 2016. Quem são os 17 vereadores de Santa Luzia – 15 homens e duas mulheres -, você conhece? Muitos luzienses desconhecem seus representantes no legislativo, alguns já no quarto mandato, nunca sequer entraram no prédio da Câmara, ao lado da Igreja Matriz no Centro Histórico. E por que a população não presta muita atenção no que os vereadores fazem, eles atuam sem muita fiscalização e nem sempre tendo os interesses da cidade em primeiro lugar. Agora mesmo um grupo de 10 vereadores, entre eles, o presidente da Câmara e ex-prefeito interino Sandro Coelho e o veterano Ticaca, tenta abertamente uma manobra para manter a atual liderança no poder.

E qual é a manobra? Em julho, menos de um mês depois da eleição de Christiano Xavier, os 10 vereadores apresentaram a proposta de resolução número 004 que altera alguns artigos do Regimento Interno da Câmara. A intenção deles é antecipar já para agosto a data da eleição para a mesa diretora da Câmara que, pelo regimento, deveria ocorrer entre outubro e dezembro. Como são 10, portanto, maioria, estão certos que sairão vitoriosos e vão eleger como presidente da casa o vereador Ivo Melo.

Sandro Coelho e Ticaca, ao centro, com parte do grupo que quer a mudança

A reunião extraordinária convocada para esta terça-feira, 09 de agosto, era para votar a mudança. Mas o vereador César Lara Diniz(PC do B), líder do governo na Câmara, protocolou uma emenda propondo o adiamento da votação para que a Câmara tenha mais tempo para discutir a mudança proposta. Mudança de interesse principalmente de Sandro Coelho, que tem sido duramente criticado pelo Prefeito pela sua gestão como interino.

Mudança casuística
Assim que a emenda foi protocolada, Ivo Melo, presidente da comissão de Legislação e Justiça, solicitou a suspensão da reunião extraordinária para que a comissão pudesse analisar a emenda do vereador César Lara Diniz. Durante a análise, o vereador Márcio Ferreira pediu vista da emenda. Como foi concedido, o vereador terá 24 horas para fazer a devolução do pedido, numa reunião da comissão marcada para as 11h30 desta sexta-feira. Em seguida, a nova reunião extraordinária, aberta à população, será realizada às 13h. É aí que vamos saber se a emenda de César foi aprovada ou se será levada adiante a mudança casuística no Regimento Interno.

Os vereadores Suzane, César e outros que são contra a mudança

Os 10 vereadores que estão promovendo a mudança são: Sandro Coelho, Ticaca, Ivo Melo, Balu, Neilor, Marcelino, Henry, Paulo Bigodinho e Nilcinho. Os sete que se posicionam contra a alteração da Regimento Interno da Câmara Municipal para favorecer o grupo dos 10 são Suzane, César, Luiza, Vagner Guiné, André, Zé Cláudio e Márcio Ferreira.

Assim como vem fazendo com o novo Prefeito Christiano Xavier, a população precisa acompanhar mais de perto o trabalho da Câmara. De nada adiantará um Prefeito ativo, que quer renovar, se a Câmara continuar sem transparência, praticando política velha, atendendo apenas interesses pessoais de uma parcela dos vereadores. Isso tem que acabar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *