Luzias
O texto abaixo foi enviado ao Luzias por moradores da Ponte, na tentativa de sensibilizar a Prefeitura e, assim, conseguir que seja feita a limpeza do mato, já alto, ao longo de toda a linha férrea, no bairro. O problema não é de hoje, mas só se agrava, prejudicando quem mora nas imediações. “Nós moradores estamos sofrendo com tantas baratas, escorpiões e drogados que estão usando a guarita(abandonada) no local para o consumo de drogas”, diz o texto.
O drama dos moradores é, quando procuram a Prefeitura para solicitar a limpeza ouvem sempre que o problema não é de Santa Luzia, mas da VLI – empresa controlada pela Vale, e responsável pelas operações da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que passa por Santa Luzia.
Essa empresa, que incomoda tanto Santa Luzia com seus trens passando várias vezes por dia (pára todo o trânsito no bairro da Ponte e, sempre que passa, aciona a buzina na maior altura, inclusive às 5h da manhã) não se digna nem a responder às tentativas de contato. Ou seja, a população, que sofre tanto com o problema, fica entre a Prefeitura e a VLI. A quem apelar?
Veja o vídeo e leia o que os moradores escreveram:
“Este vídeo foi feito na região central de Santa Luzia. O trecho filmado liga duas importantes ruas do centro comercial da cidade: Rua Rio das Velhas e Rua do Comercio, no Bairro da Ponte e serve como uma ligação para pedestres entre estas duas importantes ruas.
O mato cresce e aumenta o numero de roedores, escorpiões e baratas que invadem as nossas casas. A guarita desativada serve de proteção e esconderijo para pessoas mal intencionadas e drogadas e também de trampolim para a entrada de pessoas nos quintais, inclusive quintal de casa tombada pelo patrimônio municipal.
Esta passagem fica perto de duas outras edificações importantes e também tombadas pelo patrimônio (Estação ferroviária e Igreja de São João Batista). Por varias vezes fizemos pedido à Prefeitura para que o local seja limpo, mas a resposta é sempre: “não é de responsabilidade da Prefeitura e sim da Rede Ferroviária a manutenção da limpeza no local.”
Alguns ofícios foram enviados a VLI (concessionária da linha de trem) pedindo a limpeza do local, mas em nenhum deles obtivemos resposta.
Gostaríamos de ajuda na solução do problema: a) remoção da guarita abandonada; b) limpeza permanente do local e, c) criação de estrutura segura e permanente para transito de pedestres que atualmente é feito em cima dos trilhos.”
Alô, alô, Prefeitura! Moradores do bairro da Ponte pedem ajuda!
1 Comment
Cristiano Lara Massara
19 de março de 2021, 19:53Tá uma vergonha mesmo. É mato pra todo lado.
REPLY