Ação dos voluntários fortalece as bonitas cerimônias da Semana Santa

Ação dos voluntários fortalece as bonitas cerimônias da Semana Santa
Muito comentada a beleza dos tapetes confeccionados por um grupo liderado por Júnia Carvalho. Foto: Reprodução/Internet

Gustavo Werneck

Luzias

Criatividade, beleza, cultura, expressão da fé. No domingo (9), Santa Luzia festejou a Páscoa “estendendo” nas ruas sua demonstração de louvor à ressurreição de Cristo. Com esmero, voluntários fizeram os tapetes devocionais, confeccionados ao longo da madrugada ou aos primeiros raios do Sol. Reunido no espaço de eventos da Igreja do Rosário, um grupo do Santuário Arquidiocesano Santa Luzia coloriu a serragem durante uma semana.

Colorindo a serragem Flávia e os irmãos Romeuzinho e Meire. Foto: Gustavo Werneck/EM/D.A PRESS

“A Páscoa é a ressurreição de Jesus, um tempo de renovação. É uma honra participar da produção dos tapetes devocionais, que vão enfeitar as ruas para Jesus passar. Ele deu a vida por nós, fico muito feliz em homenageá-Lo também dessa forma”, disse a coordenadora da produção dos tapetes, a psicopedagoga Rosemeire Rosemeire de Fátima Dias de Pinho, catequista, integrante da Paróquia São Geraldo.

Ao lado Igreja do Rosário, os sacos de serragem colorida em tons fortes – vermelho, azul, lilás, preto e amarelo – se avolumavam, enquanto outros voluntários tingiam mais fragmentos. “Fazemos para várias comunidades, que, a partir das 5h de amanhã (domingo), vão estar na Rua Direita, do Santuário Santa Luzia (Igreja Matriz) até a Capela do Bonfim”, revelou Rosemeire.

Os irmãos Flávia e Rubem e também Rosemeire mostrando os moldes . Foto: Gustavo Werneck/EM/D.A PRESS

No maior pique para concluir, com zelo, a tarefa das celebrações da Semana Santa de Santa Luzia, que têm à frente o pároco e reitor do santuário, padre Felipe Lemos de Queirós, estavam o irmão de Rosemeire, Romeu Dias Filho, técnico de raio-x, e os irmãos Flávia Lima Dolabella Teixeira da Costa, engenheira química, e Rubem Lima Dolabella Teixeira da Costa. Ainda com as mãos “coloridas” pela tinta, eles mostraram os moldes, em madeira, usados para fazer os ornamentos sobre o asfalto do Centro Histórico.

A Procissão da Ressurreição em Santa Luzia teve início logo após a missa solene, no adro do Santuário Santa Luzia. Durante o cortejo, houve as tradicionais bênçãos para o Brasil, Minas Gerais e a cidade de Santa Luzia. À noite, os fiéis participaram de missa solene, com o canto do “Te Deum” e coroação de Nossa Senhora, no santuário, pelo comerciante Antônio Nonato Carvalho, que acaba de completar 100 anos, e as filhas Adriana, Branca, Cláudia e Júnia.

Outro ângulo dos lindos tapetes dispostos em frente da Igreja do Bonfim. Foto: Reprodução/Internet

No encerramento, o padre Felipe agradeceu a todos os voluntários que ajudaram e tiveram papel importante.nas cerimônias da Semana Santa.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Lumena Dolabela Teixeira Marcil Carneiro
    12 de abril de 2023, 10:13

    Tapetes maravilhosos na rua direita que benção do espírito santo parabéns pra todos

    REPLY
  • Elizabeth Fleury
    14 de abril de 2023, 05:58

    Adorei. Que bela celebração! E a publicação também. Ótimo o nome do site. Parabéns.

    REPLY