Hospital de São João de Deus começa a atender a população na semana que vem

Hospital de São João de Deus começa a atender a população  na semana que vem
De máscara e aglomerados: muita gente compareceu à cerimônia de inauguração do Hospital. Foto: Carlos Dias

Luzias

Um dos fatos aguardados pelos luzienses há anos acabou passando quase despercebido nesta quinta-feira(13): a reabertura do Hospital de São João de Deus, depois de mais de cinco anos fechado. A notícia do afastamento do secretário da Cultura e Turismo, Ulisses Brasileiro, por suspeita de corrupção, ofuscou o grande acontecimento do dia: o hospital, de acordo com a Prefeitura, vai oferecer atendimento nas áreas de clínica médica, cirurgias de baixa e média complexidade, pediatria, ortopedia, além de serviços de diagnóstico e imagem.

Embora a cerimônia de reabertura tenha sido ontem, levará alguns dias até que o hospital comece de fato a atender a população. Até domingo(16),suas dependências passarão por um processo completo de desinfecção. Na segunda-feira(17), deve ser feita a avaliação para que seja iniciada a realização de cirurgias eletivas, a partir do próximo dia 24. E, em primeiro de setembro, 12 leitos pediátricos serão colocados à disposição da população.Também há previsão de cirurgias ortopédicas para outubro.

Promessa de campanha
A reabertura do Hospital foi uma promessa de campanha do Prefeito Christiano Xavier. A população luziense deu a ele, nas eleições de junho de 2018, o mandato de pouco mais de dois anos, na esteira do escândalo que terminou com o afastamento da então Prefeita Roseli Pimentel. Agora em novembro, no dia 15, ele volta a disputar o cargo com boas chances de se reeleger. (A pandemia terminou por prejudicar os outros candidatos, já que a campanha eleitoral deve ser feita pela internet).

Hospital conta com o que há de mais moderno em termos de equipamentos. Foto: Carlos Dias

Durante a cerimônia, o Prefeito falou com entusiasmo do “novo” hospital: “Lutamos muito para entregar este importante equipamento aos cidadãos, construímos um bloco cirúrgico moderno, de primeiro mundo. Toda reforma foi feita com excelência, qualidade, modernidade e segurança”, disse ele, prometendo: “Vamos, se Deus quiser, zerar a fila de espera por cirurgias no município. Essa fila, segundo dados da Prefeitura, é extensa: “gira em torno de 7 mil pacientes.”

Christiano Xavier explicou que “além de desafogar o atendimento nas Unidades de Saúde municipais, a reabertura do Hospital São João de Deus também irá resolver um problema que persiste desde fevereiro de 2020, que é a realização de cirurgias eletivas, suspensas na Grande BH, desde o início da pandemia. Para que os procedimentos cirúrgicos sejam realizados, a instituição disponibilizará um bloco com 05 salas cirúrgicas,equipado com mais 20 leitos cirúrgicos.”

Pacientes de outras cidades
O Prefeito disse que o HSJD foi totalmente reestruturado e se capacitou para atender não só a população de Santa Luzia – na casa dos 220 mil moradores -, como pacientes vindos de outros municípios próximos. “O hospital oferecerá uma vasta cartela de serviços de saúde para toda população (luziense), além de receber pacientes do entorno”, disse ele, acrescentando: “Com 119 anos de fundação, a instituição filantrópica passou por diversas reformas estruturais, tendo seu prédio todo revitalizado.”

O São João de Deus já estava parcialmente em funcionamento desde abril, atendendo pacientes com covid-19. Foi criada uma ala exclusiva com 50 leitos de clínica médica e 10 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva -, equipada com respiradores e centro de hemodiálise. O boletim divulgado pela Secretaria da Saúde neste sexta-feira(14) mostra que Santa Luzia tem mais de 1.300 casos de infectados pelo vírus. E já registrou 52 mortes pela covid-19.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply