Em entrevista, Prefeito eleito anuncia quatro secretários e promete mudar tudo

Em entrevista, Prefeito eleito anuncia quatro secretários e promete mudar tudo
Na sua primeira entrevista coletiva, o prefeito eleito anunciou plano de descentralizar administração da cidade - Foto: Observatório Luziense

Luzias

Quem assistiu à primeira entrevista coletiva concedida pelo Prefeito eleito Christiano Xavier, 41, na noite desta quarta-feira, 27 de junho, saiu muito bem impressionado com a disposição dele de realmente transformar Santa Luzia em uma cidade melhor de se viver. Com ar sério, às vezes preocupado, o novo prefeito respondeu a todas as perguntas. E explicou que, as datas ainda não são oficiais, mas ele deve ser diplomado pela Justiça Eleitoral no próximo dia 11, com a posse prevista para dois dias mais tarde, 13 de julho.

Na entrevista, Christiano Xavier falou um pouco de tudo e voltou a citar como uma de suas prioridades a reabertura do Hospital de São João de Deus. O nome do secretário da Saúde, inclusive, já foi anunciado. É Dr. Paulo de Tarso. “Tão logo eu tome posse, vamos informar à Justiça do Trabalho da nossa intenção de reativar o Hospital. Ele vai funcionar em paralelo com o Pronto Atendimento da Parte Alta” – afirmou o Prefeito, observando: “Queremos o quanto antes ter crianças nascendo em Santa Luzia, estarmos com o centro de hemodiálise funcionando. Não vamos poupar esforços nem recursos para que isso aconteça”.

Secretariado
Na educação, que também já tem seu secretário indicado, Ermelindo Martins Caetano, o prefeito está prometendo fazer uma pequena revolução: além de diretores de escolas eleitos ainda este ano, ele promete realizar logo concurso para professores ( guarda municipal e outros servidores também). “Vamos trocar servidores contratados por servidores concursados”, assegurou, adiantando que vai construir salas de aulas para substituir os contêiners usados atualmente. E ainda, “vamos escolher três escolas que vão servir de modelo, com educação em tempo integral.” Disse estar ciente que a cidade precisa de mais creches e que o deputado estadual Diego Andrade (seu primo) “tem quatro ou cinco já autorizadas, com emendas empenhadas.”

Embora vá administrar Santa Luzia por apenas dois anos e meio, já que em 2020 haverá novas eleições, Christiano garante que terá tempo suficiente para “mudar a vida de muitos luzienses.” Seu mandato será marcado pela austeridade. E, no início, pretende trabalhar apenas com cinco ou seis secretários. Dos quatro nomes anunciados para compor seu secretariado – Paulo de Tarso, Saúde; Ermelindo Martins Caetano, Educação; Aldair de Oliveira, Finanças; e, Leandro Santos, Administração -, o Prefeito eleito falou um pouco sobre apenas um deles. “Leandro Almeida dos Santos já prestou serviço de consultoria em Santa Luzia, conhece bem a saúde financeira do município. É uma pessoa da minha extrema confiança. É o proprietário da Faculdade Uninter.”

O novo Prefeito não divulgou o nome do secretário da Cultura. Não fez qualquer comentário, mas o Luzias apurou que o nome que deve ser indicado está encontrando resistência de um grupo de luzienses ligados à área cultural da cidade. Nada de pessoal. É que o grupo considera que o escolhido não apresenta as credenciais necessárias a quem vai assumir cargo tão relevante, tratando-se de uma cidade histórica, com mais de 300 anos.

Construções na cidade
Sobre os conjuntos habitacionais que vêm sendo construídos em toda parte na cidade, sem qualquer estudo de impacto – tema que mobiliza os luzienses -, ele explicou que muitos desses empreendimentos imobiliários não têm o “Habite-se” e possuem TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público. Mencionou o condomínio Vista do Sol, da construtora Tenda, acusada de destruir patrimônio histórico da Fazenda da Baronesa. Como medida compensatória para o município, vai construir uma rotatória no bairro Belo Vale. O Prefeito eleito acha que isso “é pouco” e diz que é preciso “rever essas contrapartidas, não apenas em rotatórias, mas em escolas, mobilidade para as pessoas”. Disse estar mantendo contato com as construtoras.

Outra das reivindicações dos moradores de Santa Luzia, a redução da taxa de iluminação pública, mereceu longas considerações de Christiano Xavier. Segundo ele, a iluminação pública em Santa Luzia é “uma coisa caótica. Trinta por cento da cidade está em completo estado de escuridão”, embora os moradores do município paguem “a maior taxa do Brasil, com uma péssima prestação de serviço,” denunciou ele. Ao final, não chegou a fazer uma promessa: “Se for viável diminuir a taxa, é mais do que justo.”

Descentralização
Um dos pontos mais importantes anunciados na coletiva é o plano de descentralizar a administração da cidade, criando administrações regionais em São Benedito e em Bom Destino. A ideia do novo Prefeito faz todo sentido, já que Santa Luzia, em termos territoriais, é grande e tem muitas necessidades.

Entre outras medidas que pretende tomar tão logo seja empossado estão combater a poluição sonora na cidade e armar a Guarda Municipal, de forma que ela possa ajudar na patrulha das áreas rurais. Também vai criar a patrulha escolar. Com isso, “vamos ter uma polícia municipal, verdadeiramente.”

A entrega de uniformes e kits escolares não está garantida. Christiano Xavier deixou claro que “se o custo do uniforme for o de fazer salas de qualidade, com uma educação melhor, vamos priorizar uma estrutura educacional de qualidade.

Maus políticos na cadeia
Nessa primeira entrevista, o Prefeito eleito também tentou apaziguar os funcionários públicos, garantindo que não haverá “demissões em massa” e comentou sobre um possível choque de gestão que poderá aplicar em Santa Luzia, nos moldes do feito pelo ex-governador Antônio Anastasia, quando era governador de Minas Gerais. Ele contou, inclusive, que está em contato com Anastasia, candidato do PSDB ao governo de Minas Gerais.

Christiano Xavier explicou que já conversou com Sandro Coelho e que o Prefeito interino, – ele retornará ao cargo de presidente da Câmara-, descartou qualquer dificuldade na transição. Sem atropelos também deverá ser a convivência com a Câmara Municipal, com a qual o novo Prefeito pretende manter relações saudáveis. “Não acho que terei dificuldade com ele(Sandro) ou qualquer membro da Câmara. O tempo pede isso” – observou ele, lembrando que “estamos vendo nos jornais, todos os dias, que os maus políticos estão parando na cadeia.”

Veja a entrevista na íntegra neste vídeo do Observatório Luziense:

Entrevista Coletiva – Christiano Xavier – Prefeito eleito de Santa Luzia

Nesta quarta-feira (27), o prefeito eleito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD), concedeu uma entrevista coletiva aos veículos de comunicação da cidade. O Observatório Luziense transmitiu ao vivo, confira! #entrevista #christianoxavier #prefeito #santaluzia #observatórioluziense #luziar

Publicado por Observatório Luziense em Quarta-feira, 27 de junho de 2018

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply