Rodrigo Martins, jovem que representará SL na Jornada Mundial/2019, no Panamá

Rodrigo Martins, jovem que representará SL na Jornada Mundial/2019, no Panamá
Rodrigo Martins em Aparecida do Norte. Ele tem 18 anos, é estudante e mora no bairro Sâo Geraldo

Neste domingo, 13 de janeiro, será realizada na Matriz, às 19h30m, a Missa de Envio do jovem Rodrigo Martins, único representante de Santa Luzia na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada na Cidade do Panamá, a partir da próxima terça-feira, e terá a participação do Papa Francisco

Luzias

Quando a 32ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começar, na terça-feira, 22 de janeiro, na Cidade do Panamá, na América Central, com a presença do Papa Francisco, Santa Luzia estará representada entre os milhares de jovens do mundo inteiro que participarão do encontro de cinco dias, organizado pela Igreja Católica, na capital panamenha. O estudante Rodrigo Martins dos Santos Barbosa, 18 anos, do bairro São Geraldo, na área central da cidade, foi o escolhido para levar a mensagem luziense de fé aos que tomarão parte na grande jornada.

– É um privilégio, uma honra mesmo, ter sido o indicado para representar Santa Luzia. Era um sonho que eu alimentava desde 2013, quando a JMJ foi realizada pela primeira vez no Brasil, no Rio de Janeiro. Não pude ir por causa da minha idade. Mas a vontade de participar de uma reunião dessas, com jovens de praticamente todos os lugares do mundo, foi só crescendo. E, agora, vou realizar esse sonho. Embarco para o Panamá no próximo sábado, dia 19.

Apoio total da avó

Com a avó(blusa branca), vendendo artesanato para completar o dinheiro necessário

Quem ouve Rodrigo falar, com sua voz pausada e baixa, aparentando tranqüilidade, não imagina o que ele fez para conseguir levantar o dinheiro necessário para comprar a passagem e cobrir as despesas que terá com hospedagem e alimentação. O trabalho de arrecadação começou em 2016. Claro que, sendo um jovem sério, identificado com o bem, contou com a ajuda de parentes e amigos, de entidades como os Carismáticos e da própria Igreja. Mas a grande batalha para juntar a soma que precisava foi travada tendo como parceira a avó, Ephigênia Martins.

Com a bandeira do Brasil, no alto da escadaria do adro de Matriz de Santa Luzia

Os salgados e doces vendidos na porta da Matriz, depois das missas, as peças de artesanato adquiridas nos bazares que promoveu, as prendas das rifas que vendeu, as lembranças do Brasil que está levando para distribuir entre os companheiros de jornada – tudo foi confeccionado pela avó, a maior entusiasta da viagem do neto para esse encontro internacional no Panamá. Neste sábado, 12 de janeiro, lá estavam ele e ela numa tenda instalada na Avenida Raul Teixeira da Costa vendendo as peças – panos de prato, toalhas de rosto e banho, estandartes, e outras – confeccionadas com zelo por Ephigênia.

Lembranças para distribuir aos participantes da JMJ

Dividir conhecimento com jovens luzienses
Rodrigo, que tem como objetivo tornar-se um restaurador, também faz um agradecimento especial a quatro artistas luzienses que doaram seus trabalhos para serem vendidos e a renda revertida para a viagem. São eles Júnia Carvalho, Cláudia Ferreira e Darle e Daniele. “Foi uma verdadeira jornada de solidariedade o processo de arrecadar o dinheiro, contando com a ajuda dos amigos, da minha família e de pessoas que confiam em mim. Vou lá buscar conhecimento para dividir com os jovens luzienses” – diz ele.

A Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II em 20 de dezembro de 1985, que, de três em três anos, reúne milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica e para “construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.” Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ, realizada pela primeira vez em 1986, em Roma, é aberta a todos os jovens do mundo.

Veja o clipe oficial da JMJ de 2019:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *