O último dia de Padre Danil como Pároco da cidade será domingo, 16 de setembro

O último dia de Padre Danil como Pároco da cidade será domingo, 16 de setembro
Padre Danil Marcelo dos Santos deixará Santa Luzia depois de mais de12 anos

Luzias

Agora é oficial: Padre Danil, pároco de Santa Luzia há mais de 12 anos, deixa a cidade no próximo dia 16 para assumir, dois dias mais tarde, em 18 de setembro, a Paróquia de Santo Antônio do Morro Velho, em Nova Lima. “Sou muito grato ao povo de Santa Luzia. Só posso agradecer. Lógico, sou um ser humano. Tem gente que não gosta. Mas saio tranquilo, com a certeza da missão cumprida”, disse ele ao Luzias, há poucas horas. Padre Felipe Lemos, até agora responsável pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de Sabará, é o incumbido de substituir Padre Danil, a partir do próximo dia 20. Nesta terça-feira, ele esteve em Santa Luzia e conversou com Padre Danil.

A decisão da Arquidiocese de anunciar para logo a data da saída do Pároco surpreendeu. Quando conversou com o Luzias há cerca de duas semanas, Padre Danil comentou que havia solicitado ao Arcebispo Metropolitano, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, que permitisse a sua permanência em Santa Luzia até a festa da padroeira da cidade, no dia 13 de dezembro. “Como a festa já está toda organizada, pedi para ficar até o final do ano” – disse ele na época. Hoje, quando perguntado por que não vai ficar mais tempo, Padre Danil foi direto: “Não deixaram”. O Luzias quis saber por quê. “Isso vocês têm que perguntar para o bispo,” respondeu rindo.

Padre Felipe Lemos de Queiróz, vindo de Sabará, será o novo Pároco de Santa Luzia

Perguntamos se conhece o Padre Felipe Lemos e ele disse apenas que o novo encarregado da Paróquia de Santa Luzia foi ordenado há dois anos. Eles se conhecem, mas foi no encontro que mantiveram hoje que “conversamos durante mais tempo” – informou padre Danil, que nasceu em Caeté e tem 53 anos.

Santa Luzia foi onde serviu durante mais tempo: 12 anos e quatro meses. Como já escrevemos no Luzias, padre Danil deve ser lembrado na cidade da qual se despede agora não como um sacerdote afável, celebrante entusiasmado, mas como o padre que multiplicou o patrimônio da Igreja. Ele restaurou não só as principais igrejas da cidade – Matriz, Rosário e Bonfim – mas construiu ou remodelou outros oito templos: São Judas Tadeu, no Bonanza, Sagrado Coração, no Imperial, São Geraldo, no bairro de mesmo nome (Campinho), Nossa Senhora das Graças, no Alto Bela Vista, Nossa Senhora do Carmo, ao lado do cemitério do Carmo, São José, no Córrego Frio, Santa Efigênia, Córrego das Calçadas, e São Expedito, no bairro Santa Matilde.

O senhor está frustrado por não ficar até a festa de Santa Luzia? Perguntamos. Ele respondeu citando Lucas: “A palavra de Jesus me conforta. Seja feita a vontade de Deus.” E completou: “Do mesmo jeito que cheguei estou saindo, com a cabeça erguida. Certo de que cumpri minha missão.”

Como Pároco da cidade, Padre Danil vai trabalhar até a última hora. No dia 16, domingo, dia da despedida, inaugura o sino da Igreja de Nossa Senhora das Graças. Será, segundo ele, “meu último ato em Santa Luzia.”

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

1 Comment

  • Edivanis costa Rabelo
    6 de setembro de 2018, 09:18

    Padre Danil não somente trabalhou o patrimônio mas a unidade da paróquia hj ele vai deixando uma paróquia unida caminhando juntos uma comunidade pela outra e foi assim que a capela Sagrados Corações foi construída se fosse somente pela comunidade não teríamos tão bela igreja.Só temos a agradecer pela belíssima missão aqui.

    REPLY