Boa parte dos luzienses aderiu à máscara, mas ainda há muita gente a convencer

Boa parte dos luzienses aderiu à máscara, mas ainda há muita gente a convencer
Muita gente com máscara, mas a distância entre uma pessoa e outra não foi observada. Foto: Luzias

Luzias

No primeiro dia do uso obrigatório de máscara decretado pela Prefeitura, como meio de proteção contra o novo coronavírus, houve uma adesão razoável da população de Santa Luzia. Andando pelas ruas da cidade nos últimos dias podia se ver muitos dos moradores sem qualquer proteção. Nesta sexta-feira, o panorama mudou um pouco, com mais gente portando máscara.

Dá para ver, no entanto, que vai levar um bom tempo, e exigir muito trabalho da Prefeitura, para que todos se convençam da importância de se proteger. Santa Luzia tem, oficialmente, quatro casos confirmados da covid-19 e outros mais de 800 suspeitos. As próprias autoridades admitem, porém, que os números devem ser bem mais altos.

Uma profissional da saúde media a temperatura das pessoas, da Caixa Econômica

Na manhã de hoje, presenciamos numa padaria várias pessoas chegando sem máscara. Uma funcionária, gentilmente, solicitava que ficassem do lado de fora, onde eram atendidos. O decreto da Prefeitura prevê punição para o estabelecimento comercial que permitir a entrada de gente sem a proteção facial.

Mais tarde, estivemos na área de bancos, na Avenida Nossa Senhora do Carmo, que vive congestionada. Havia um carro de som da Prefeitura lembrando da obrigatoriedade da máscara. E uma fila imensa de pessoas, algumas sem máscara, aguardava a vez de entrar na Caixa Econômica – a maioria tentando receber os 600 reais oferecidos pelo governo.

Veja o vídeo:

Como se vê neste vídeo, feito esta manhã, a maioria das pessoas usa máscara, mas está muito perto umas das outras.

Não podemos esquecer que o pior dessa pandemia ainda está por vir. O Ministério da Saúde prevê que maio e junho serão “muito difíceis,” por causa do alto grau de contágio do novo coronavírus.

Temos que permanecer em casa. Se tiver que sair, o ideal é usar luvas e máscaras. No mais, muita água e sabão. Só assim vamos derrotar esse vírus que preocupa tanto.

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply