Beto Mateus, Luzias
A comunidade quilombola de Pinhões presenciou neste domingo mais um grande evento ligado à fé e cultura populares. Os festejos do Divino Espírito Santo movimentaram a comunidade com a realização de procissões, levantamento de mastros, cortejos e missas.
Com abertura no último dia 30 de junho, a festa celebrou em cada dia os sete dons do Espírito Santo (Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus) chegando ao seu grande momento ontem, 08 de julho, com o início dos festejos a partir das 08h. Nesse ano, os imperadores foram Jorge Apolinário e Kênia Erlen.
A procissão realizada às 15h levou pelas ruas da comunidade as imagens do Divino Espírito Santo, São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário, ricamente ornamentadas em andores floridos. A festa contou com a participação de 08 grupos dos municípios de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Matozinhos, Ibirité, Brumadinho, Betim e Ribeirão das Neves que se apresentaram na praça em frente à centenária capela de Nossa Senhora do Rosário, participando também de um almoço coletivo que reuniu mais de quinhentos participantes.
A festa do Divino na comunidade de Pinhões é organizada pela Guarda de Congo Divino Espírito Santo de Nossa Senhora do Rosário de Pinhões que surgiu em 2014 a partir do interesse das mulheres da comunidade quilombola em ter o seu próprio grupo de congado, uma vez que na comunidade já existe um grupo tradicional somente com a participação de homens, que celebram Nossa Senhora do Rosário no mês de outubro.
Outros flagrantes desta festa de fé, realizada anualmente:
3 Comments
Antonio
9 de julho de 2018, 23:13Simplesmente fabuloso…amo!!!!toninhoreis@
REPLYAndreia Azevedo Crivaro Moreira
1 de agosto de 2018, 14:35Fotos lindas das guardas mas a guarda anfitriã não teve nenhuma.
REPLYMaya Santana@Andreia Azevedo Crivaro Moreira
1 de agosto de 2018, 15:26Andreia, por favor, me mande uma foto dela, que vou acrescentar na matéria. Muito obrigada. Grande abraço pra você.
REPLY