Luzias
Chegamos ao final de 2019. Mais um ano conturbado na política luziense, com o Prefeito Christiano Xavier – eleito em junho de 2018 para um mandato tampão de dois anos e meio – sendo submetido a um processo de cassação que consumiu todo o segundo semestre. Apesar do clima de guerra que se estabeleceu entre o Prefeito e a Câmara nos meses em que o pedido de cassação (feito pelo professor e advogado Abraão Gracco) estava sendo analisado pelo legislativo, Christiano Xavier acabou levando a melhor: o processo deu em nada. Entramos 2020 com o Prefeito figurando como candidato favorito nas eleições municipais de outubro próximo. Há muito zum zum zum na cidade sobre outros possíveis candidatos, mas ninguém ainda se declarou abertamente.
Promessas da campanha
Christiano Xavier fez promessas que muitos luzienses sonham ver cumpridas antes de findar esse seu mandato. A reabertura do Hospital de São João de Deus, desativado há cinco anos, é a principal delas. O hospital, na Rua Floriano Peixoto (Rua de Trás), está em obras, mas quem vai lá não acredita que estará em condições de funcionar nem tão cedo.
Outra reabertura muito aguardada é a da Casa de Cultura, ou Museu Aurélio Dolabella, em frente da Igreja Matriz. Também fechada há anos. Há poucos meses, o Prefeito anunciou para “breve” o início das obras de recuperação do histórico casarão que abriga o museu. Mas até agora nada aconteceu.
Praça de Juli abandonada
Nos fundos da sede do Museu, a Praça da Julieta Teixeira de Salles(Juli), totalmente abandonada, pede socorro. Uma das pouquíssimas áreas de lazer na área central de Santa Luzia, a praça, inaugurada em 30 de dezembro de 1992, acaba de completar 27 anos coberta de sujeira.
Nenhum morador tem acesso a esse lugar tão bonito. Seus portões estão fechados com cadeado há muito tempo. Por quê?
Maior desafio é impedir que a cidade se torne inviável
O maior desafio desse Prefeito, ou de quem for eleito em outubro de 2020, será impedir que Santa Luzia se torne uma cidade inviável, pelo número excessivo de conjuntos habitacionais construídos por toda parte. Há tempos, o Luzias vem denunciando a verdadeira invasão que uma dezena de construtoras estão promovendo na cidade, sem se preocupar com a carência de escolas,de postos de saúde, de áreas de lazer ou em criar uma infra-estrutura viária. Resultado: quando todas as construções forem concluídas e habitadas, a cidade estará inviabilizada. Se você ainda não reparou, preste atenção na terraplenagem que está sendo feita perto da antiga Klabin, na divisa entre Santa Luzia e Belo Horizonte, ao lado do portal, para a construção de um mega conjunto habitacional. A única coisa que se pode garantir é que, uma vez os apartamentos sejam ocupados pelos moradores, nenhum luziense conseguirá mais chegar a BH via Bicas.
Natal Solidário no Mosteiro de Macaúbas
As irmãs do Mosteiro de Macaúbas realizaram mais uma edição do Natal com as crianças da região. Os presentes entregues a cada criança foram doados por amigos do Mosteiro ao longo da Novena da Imaculada Conceição. O ponto alto do natal das irmãs, como em todos os anos, é a entrega de mais de 300 cestas básicas a famílias carentes. Um grande serviço social. O mesmo apoio a famílias carentes pode ser conferido no Santuário de Santa Luzia, com alimentos arrecadados durante o Jubileu de Santa Luzia e distribuídos como parte da ação do Natal Solidário.
Outra ação social de destaque na cidade foi o Natal da família Massara, comandado pela advogada Lúcia Massara, dando continuidade ao importante trabalho de sua saudosa tia Mariana Massara, Naninha.
Abrace Macaúbas: obras de recuperação em 2020
A Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia convida para a 2ª Jornada dos Santos Reis, que acontece no sábado e no domingo, 04 e 05 de janeiro, a partir das 08h30. Com duração superior a 10 horas de programação, mais de vinte locais receberão a visita dos Grupos de Pastorinhas (do Centro e de Taquaraçu de Baixo) e da Folia de Reis do Paulo VI.
A iniciativa tem por objetivo valorizar a tradição dos presépios montados nas casas da cidade. A novidade desse ano é a volta do Grupo de Pastorinhas, com orientação de Cleusa da Conceição Batista, nossa querida Cleusa de Cipriano, pastorinha há mais de 60 anos. O retorno das Pastorinhas recebeu o decisivo apoio da advogada Rosa Werneck e dos amigos da ONG Solidariedade, Todos Juntos Sempre.
No final da tarde de sábado, 04/01, às 17h, os grupos se reunirão na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, para a formação de um cortejo, marcando o retorno do bando (cavaleiros que vão conduzir a bandeira de Santos Reis) em direção ao Santuário de Santa Luzia. Participe!
Pastorinhas de Pinhões
Outro fato a se comemorar na cultura da cidade é o retorno das Pastorinhas de Pinhões. Elas se apresentaram no último domingo na Capela da comunidade quilombola e no domingo, 05/01, visitarão o presépio do Mosteiro de Macaúbas.
Presépios de Santa Luzia para todo o Brasil
Mostrando que a arte luziense de montar presépios vai ganhando fama, no dia 23 de dezembro, véspera de Natal, o Jornal Nacional mostrou para o Brasil inteiro uma reportagem sobre os presépios da cidade. Se você não assistiu, clique aqui para ver.
Uma equipe da TV Alterosa, de Belo Horizonte, também esteve em Santa Luzia para contar a história de um dos presépios mais visitados da cidade, o de Sônia Diniz Viana, na Rua Direita. Para ver, clique aqui.
Até o próximo dia 6, você poderá visitar as dezenas de presépios que compõem o espetacular circuito luziense. Veja a relação deles:
Leave a Comment
Your email address will not be published. Required fields are marked with *