Banda de Música Benício Moreira é a mais antiga instituição cultural de Santa Luzia

Banda de Música Benício Moreira é a mais antiga instituição cultural de Santa Luzia
A banda, criada no final do século 19, foi regida durante muitos anos pelo seu patrono, o maestro Benício Augusto Moreira. Foto: Facebook

Luzias

A Banda de Música Benício Moreira é a instituição cultural mais antiga em atividade em Santa Luzia. Foi criada no final do século 19 e, durante muitos anos teve a regência do seu patrono, o maestro Benício Augusto Moreira. A banda, que ensaia aos sábados, está com todas as atividades presenciais suspensas em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Mas, usando a tecnologia, continua ensaiando. Os ensaios são gravados e podem ser vistos no Youtube. De acordo com o maestro Leonardo Neres Basílio, os clipes estão sendo feitos para manter os músicos da banda em atividade e aproximá-la dos seus admiradores.

“Precisamos manter a banda viva e acreditamos que as redes sociais nos ajudam, ao nos aproximar das pessoas que acompanham nosso trabalho”, destaca o maestro, que demonstra preocupação com o futuro da banda. “Estamos preocupados porque o serviço da banda, geralmente, é em atividades que reúnem muitas pessoas, eventos vetados em tempo de isolamento social”, afirmou ele.

Uma das expectativas dos diretores da Benício Moreira é que os recursos da lei federal nº14.017 (Lei Aldir Blanc – ações emergenciais destinadas ao setor cultural) cheguem ao município para salvar a centenária banda que tem sua sede no coração do centro histórico de Santa Luzia.

O maestro Leonardo Neres Basílio. Foto: Facebook

“Ainda não tivemos notícia da regulamentação da lei na cidade e nem fomos procurados até o momento. Aliás, desde 2015, a banda está sobrevivendo por resistência dos músicos, sem qualquer apoio do poder público”, lamenta Leonardo Basílio.

Para renovar a sua mensagem de esperança, cultura e solidariedade, nestes tempos difíceis de pandemia, a banda disponibilizou em seu canal no YouTube, uma música de Michael Jackson (1958-2009). Uma das canções que mais inspiram o espírito solidário da humanidade: “Heal The World” foi lançada em 1992, como parte do álbum Dangerous. A música traduz a esperança de que o mundo possa ser curado dos seus males e que possamos fazer “dele um lugar melhor para toda a raça humana”.

“Heal the world” se tornou uma das músicas mais lembradas da carreira de Michael Jackson e ganhou uma nova versão nesse ano de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Veja que bonito:

No momento, estes são os integrantes da Banda Benício Moreira:

*Regência: Leonardo Basílio. Flautas: Arthur Lage, Liana Nunes, Cynthia Santos. Clarinetas: Filipe Cota, Laís Soares, Marcelle Christine, Bárbara Gonçalves, Lorrane Stephane, Alan Cordeiro, Tiago Rébuli, Guilherme Lopes, Tagla Moreira, Alice Maia. Sax Soprano: Rafaela Fernandes. Sax Alto: Lidiane Nunes, Rafaela Pinto, André Luiz, Célia Mara, Mário Henrique Pinto, Laura Brito. Sax Tenor: Júnia Gonçalves, Arnow Lopes, Fábio Geraldo, Cássia Araújo, Daniel Lopes Silva. Sax Barítono: Jucimara Moreira. Trompetes: Alisson Siqueira, Carlos Maia, Samuel Gonçalves, Rita de Cássia. TROMBONES: Rodrigo Inácio de Matos, Luciana Inácio de Matos, Fernando Antônio. Trompas: Thaís Júlia. Bombardino: Adalberto Mateus e Oscar Fabiano;Tubas:Felício Neto, João Pereira.Bateria/Percussão: Washington Silva, Leonardo Carvalho, Franciele Lima, Fábio Leal, Antônio Eustáquio.

Clique aqui para curtir outras músicas da Benício Moreira no canal da banda no YouTube:

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

2 Comentários

  • Cristiano Massara
    20 de julho de 2020, 18:15

    Emocionante.

    RESPONDA
  • Rodrigo Inácio de Matos
    20 de julho de 2020, 20:27

    Que matéria espetacular!!
    Parabéns a equipe, parabéns para a Banda!
    Sinto muito honrado em fazer parte dessa história.

    RESPONDA