Acontece na cidade: arraial, show, rodeio ameaçado e a posse do novo Prefeito

Acontece na cidade: arraial, show, rodeio ameaçado e a posse do novo Prefeito
Um Prefeito jovem ( 41 anos), de quem se espera muito

O grande acontecimento da semana que está chegando é a posse do novo Prefeito eleito de Santa Luzia, Christiano Xavier, delegado da Polícia Civil, eleito no último dia 24, com um número muito expressivo de votos. A diplomação pela Justiça Eleitoral será no dia 11, quarta-feira. E a posse pela Câmara Municipal, na sexta-feira, dia 13. Os luzienses aguardam ansiosos o início da gestão do novo Prefeito, porque ele é o primeiro, em décadas, que parece entender as reais necessidades da cidade. Esta semana, numa entrevista à rádio Super FM, de Belo Horizonte, Christiano Xavier voltou a assegurar que vai reabrir o Hospital de São João de Deus, porque esse é o maior pedido da população. Prometeu acabar com o uso de contêiners como sala de aula, melhorar a vida das professoras e professores e garantiu que vai abrir guerra contra a corrupção, um dos males que mais emperram o desenvolvimento de Santa Luzia. Cansados de um período em que a cidade não saiu do noticiário policial, os luzienses abrem passagem para Christiano Xavier. E esperam, ardentemente, que o ex-delegado da Polícia Civil, uma vez empossado, realmente cumpra as promessas feitas aos 220 mil moradores desta cidade histórica tão maltratada, há tanto tempo.

Elisa Santana
Estão praticamente esgotados os ingressos para o show de Elisa Santana, neste sábado, 07 de julho, no Casarão do Carlinhos – Rua Silva Jardim, 120. Esta primeira apresentação de Elisa em Santa Luzia, acompanhada de Pedro Pedrosa – violão, cavaquinho e percussão – , e Pablo Miquelino – violão, bandolim e percussão -, está prevista para começar às 20h.

“Festa Junina”, na noite fria luziense, dia 14 de julho

De ouvido em pé
A Guarda Municipal de Santa Luzia concluiu na última quarta-feira (04/07) um curso de capacitação para conferir os decibéis na cidade. Após o curso, oferecido pelo Ministério Público estadual, todos os guardas estão aptos e com equipamentos para realizar as medições acústicas e fazer cumprir a chamada “lei do silêncio” e do bom senso.

Suspensão de rodeio
E, de olho no cumprimento da lei, o Ministério Público estadual também recomendou à Justiça a suspensão do Rodeio Santa Luzia. Entre as motivações para suspensão estão o embargo do terreno pela Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Ambiental e Departamento de Obras e Posturas, falta de estrutura adequada e falta de licenciamento por parte da prefeitura. O documento, que menciona um histórico de desrespeito ao meio ambiente pelo proprietário do terreno, sinaliza novos tempos na cidade ao afirmar que: “Ao contrário do que muitos possam eventualmente imaginar – tamanha a crença na impunidade e na anomia que reina nestas plagas e que causa espécie a este subscritor – Santa Luzia não está situada em outra dimensão do espaço, nem pode restar insubmissa ao ordenamento jurídico vigente neste país”.

Mater Ecclesiae

Também neste domingo, um programa imperdível: almoço, a apenas 10 reais, em benefício do Coral Mater Ecclesiae. Comida gostosa, musica boa e diversão, a partir das 12h, na Rua José Martini, 123 – bairro Kennedy, na parte alta de Santa Luzia. O Luzias torce para que um número grande de pessoas compareçam, pois essa é a melhor forte de ajudar o Coral que é patrimônio da cidade.

Nova direção
Depois de 16 anos, Elisabete Almeida Tófani retorna à presidência do Instituto São Jerônimo. A nova diretoria foi empossada no último dia 02/07, com missa celebrada pelo padre José Januário Moreira na capela da instituição fundada em 1941 pela querida Mariinha Moreira, chamada por muitos de “anjo da bondade”. Entre os compromissos da nova gestão está a adequação de espaços, o aperfeiçoamento do corpo técnico e a restauração do altar da capela, uma joia do período colonial.

Clique da Semana

No clique da semana, Luzia Vieira, Lésia Sarah, Elisabete Almeida e Raul Viana, durante cerimônia de posse da nova diretoria eleita para o Instituto São Jerônimo

Erros graves
Um novo atlas, contratado pela Prefeitura Municipal, com informações geográficas e históricas de Santa Luzia já está circulando na cidade. O problema é a grande quantidade de equívocos que compromete o elogiado material gráfico. Entre as fotos escolhidas, uma que ilustra o que seria um bonde elétrico que ligava a Parte Alta à Parte Baixa. Como todos sabemos, o dito bonde nunca circulou pelas bandas de cá.

Uma das opções mais interessantes para se informar sobre quem faz e acontece na área cultural da cidade é acompanhar o programa 1 Vinho e 3 Opiniões. Apresentado pelo músico Luiz Laco, o programa vai ao ar às quintas-feiras, às 20h. O formato do programa e sua transmissão ao vivo permite que as pessoas interajam e façam perguntas aos participantes. Para quem quiser acompanhar o 1 Vinho e 3 Opiniões é só seguir as páginas do Observatório Luziense e da Cérbero Produções Artísticas, no Facebook.

Despedida

Heloísa, à direita, com a prima querida Maria Adélia Gonçalves

Os luzienses se despediram com tristeza de Heloísa, filha de Terezinha e do saudoso Décio Araújo, que nos deixou tão precocemente. Lú, como era conhecida, foi durante anos supervisora do Instituto Areclides Araújo Neto (IAAN). Nossos sentimentos à família.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

2 Comments

  • Sandra Fonseca
    6 de julho de 2018, 21:24

    Gostaria de saber notícias de minha cidade

    REPLY
  • Antonio
    8 de julho de 2018, 19:30

    Boas lembranças com vc Lu, descanse em Paz……..toninhoreis@

    REPLY