Nelson Cruz, morador de Santa Luzia, ganha maior prêmio literário do país

Nelson Cruz, morador de Santa Luzia, ganha maior prêmio literário do país
Nelson Cruz, escritor e ilustrador, recebendo o Prêmio Jabuti de 2018. Ele concorre a um dos mais importantes prêmios literários internacionais, em 2022

Luzias

Um morador ilustre de Santa Luzia virou notícia nacional e está na mídia desde quinta-feira(25) quando o livro que ele magnificamente ilustrou, “Sagatrissuinorana”, venceu a 63ª edição do Prêmio Jabuti/2021. É o ilustrador Nelson Cruz, que vive em Santa Luzia há mais de duas décadas com os dois filhos e a mulher, a também premiada ilustradora Marilda Castanha. Nelson Cruz já ganhou vários Jabutis, o prêmio literário mais importante do país. No caso desse mais recente, além de melhor obra Infantil, foi apontado como o melhor livro do ano. 

O livro deu ao ilustrador Nelson Cruz mais um Jabuti, prêmio máximo da literatura brasileira, que ele já conquistou várias vezes, tamanha a sua excelência

“Sagatrissuinorana”, escrito por João Luiz Guimarães, é uma homenagem a Guimarães Rosa (1908-1967) ao usar o estilo do grande escritor mineiro para recontar a fábula dos “Três Porquinhos”, fazendo um paralelo com as duas grandes tragédias que se abateram sobre Minas Gerais nos últimos anos: o rompimento das barragens da mineradora Vale em Mariana(novembro de 2015) e em Brumadinho (janeiro de 2019). Nelson Cruz e João Luiz Guimarães ganharam, além do troféu, a quantia de R$ 100 mil.

Nelson Cruz é um artista de tamanho talento que pela sétima vez ganha o cobiçado Jabuti, prêmio criado pela Câmara Brasileira do Livro. E está entre os dois brasileiros (a outra é a escritora Marina Colasanti) que concorrerão, em 2022, ao prêmio Hans Christian Andersen, considerado uma espécie de Nobel infantojuvenil, pelo conjunto de sua obra. O prêmio foi criado em 1956 pelo International Board on Books for Young People – IBBY, com sede na Suíça. Nelson Cruz concorre a esse prêmio pela segunda vez. A primeira foi em 2012.

Uma das ilustrações espetaculares de Nelson Cruz para o livro “Sagatrissuinorana”

Em Santa Luzia, Nelson e a família vivem em um recanto cheio de plantas, em contato direto com a natureza. Ele e Marilda são pais de dois jovens que também estão seguindo o caminho da arte. É aquela velha história: filho de peixe… Na casa deles todos desenham, inclusive a mãe de Marilda, de 95 anos, que vive com eles.

Você vai saber mais de “Sagatrissuinorana” nessa conversa sobre o livro, entre Nelson Cruz , João Luiz Guimarães e o editor Zeco Montes, mediada por Cristiane Rogerio, d’ A Casa Tombada.

Veja:

Veja também: Marilda Castanha, a premiada autora e ilustradora de livros infantis

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

1 Comentário

  • Elzira Perpétua
    29 de novembro de 2021, 10:16

    Que bom ler matérias positivas, relevantes, verdadeiras e agradáveis, Maya! Nesses tempos difíceis, é salutar constatar que notícias boas nos fazem bem à alma.
    Nelson Cruz é um artista raro, de quem nossa cidade deve se orgulhar, e o Jabuti reconhece isso uma vez mais. Parabéns, Nelson Cruz! E que venha agora o Hans Christian Andersen!

    RESPONDA