Cidade aguarda desdobramento de pedido de cassação e as outras notícias de SL

Cidade aguarda desdobramento  de pedido de cassação e as outras notícias de SL
Inconformado com o pedido de cassação, o Prefeito Christiano usou palavras impróprias e ofendeu a Câmara, que constitui outro Poder

Luzias

A cidade inteira aguarda o desdobramento da grande notícia da semana: o pedido de cassação do Prefeito Christiano Xavier feito pelo professor e advogado Abraão Gracco, entregue à Câmara Municipal na segunda-feira, 05 de agosto. Por 10 votos a cinco, a Câmara aceitou o pedido e nomeou a comissão que vai julgar se é procedente a ação do professor Gracco. A comissão processante foi formada assim: Presidente, Sandro Coelho, Vice-Presidente Valter Guiné, e César Lara Diniz será o relator.

Como ocorreu no caso da ex-Prefeita Roseli Pimentel, o processo todo durará 90 dias. Ao final desses três meses, Christiano Xavier, que governa a cidade há um ano e um mês, vai saber se se manterá no cargo. Alguns dos vereadores ouvidos pelo Luzias disseram que votaram pela abertura do processo para que possam analisar melhor as três acusações nas quais se baseiam o pedido de cassação: uma viagem ao Chile sem o conhecimento da Câmara, retenção de fundos do governo federal destinados à realização de cirurgias de médio e alto risco, e ter gastado 61 mil reais com a festa do aniversário da cidade, em março, quando estava em vigor no município um decreto de calamidade financeira.

Talvez o processo se transforme em uma boa oportunidade de o Prefeito mostrar à cidade que não fez nada de ilegal, como ele próprio vem dizendo desde o primeiro momento – nada que justifique deixar o cargo dessa maneira. Mais de 54 mil luzienses deram seu voto a Christiano Xavier nas eleições de junho de 2018, esperando que ele honre, até o final de seu mandato, em dezembro do ano que vem, as promessas de campanha que fez.

É a certeza de ser inocente que deveria nortear o Prefeito nesse que é o momento mais delicado de seu mandato-tampão. Por isso, muita gente, inclusive entre os que o apoiam, ficou surpresa com a virulência das palavras usadas por Christiano Xavier para desmerecer o fato de a Câmara ter aceitado o pedido de cassação. Se abandonar a emoção – e as palavras chulas – e agir mais com a razão, o Prefeito vai ver que, já que não tem nada a temer, só tem a ganhar agindo com serenidade e civilidade.

Leia também: Santa Luzia vive outra vez o drama de um triste processo de cassação do prefeito

Abençoado seja este pai de tantos pais

Antônio Nonato Carvalho, 96 anos, exemplo de pai para todos os pais

O homenageado desse 11 de agosto, Dia dos Pais, é ele: Antônio Nonato, pai de tantos pais e de tantas grandes mães, exemplo para ser copiado. Que Deus abençoe esse homem tão generoso, de colossal força interior, que, beirando um século de vida, conserva intacto o senso de humor. Graça concedida apenas aos privilegiados. Feliz Dia dos Pais, querido Antônio Nonato!

Boa notícia: inauguração do Horto, na Fazenda Boa Esperança

Santa Luzia está muito precisada de notícias boas como esta: o Horto é muito importante

Será nesta terça-feira, 13 de agosto, às 08:30, a inauguração do novo Horto, na Fazendo Boa Esperança, que pertence à Prefeitura. Voltar a cuidar do Horto, iniciativa do Prefeito Christiano Xavier, com suas mudas de árvores, plantas ornamentais e, principalmente, ervas medicinais, será de grande benefício para a população de Santa Luzia. O Horto já foi um grande orgulho para a cidade. Tomara que volte a ser assim.

Aniversário da nossa querida Alaeth Murta

Alegre e bem disposta, Alaeth completa 85 anos na quinta-feira, 15 de agosto

Quem alertou o Luzias para o aniversário da nossa querida Alaeth Murta foi o amigo Edison Lúcio. Graciosa, Alaeth chama a atenção pelo físico e boa disposição: ninguém diz que essa amiga de todos vai completar 85 anos nessa semana. É a mais luziense de tantos que vieram de fora e se instalaram aqui. Ama Santa Luzia, onde criou todos os filhos, como se aqui tivesse nascido. E, claro, a cidade responde na mesma moeda: poucas pessoas são tão respeitadas e recebem tanto afeto dos luzienses quanto ela. Flores, muitas flores, e o nosso carinho para você, Alaeth.

Grande festa de Nosso Senhor do Bonfim

Evento religioso celebra o Senhor do Bonfim e atrai muitos fiéis

Mensagem de Júnia Carvalho: “É com alegria e devoção que convidamos a todos a participarem das celebrações em honra ao Nosso Senhor do Bonfim, de 15 a 18 de agosto, na Capela do Bonfim, no Centro Histórico. de quinta (15) a sábado (17): Triduo às 19h; Domingo (18): Missa Solene às 18h no Adro da Capela, e, em seguida, procissão luminosa. Esperamos vocês!”

A Procissão Luminosa, com os fiéis carregando velas acesas, deixará a Igrejinha do Bonfim logo após a missa das 18h. Seguirá pela Rua Direita até a altura da Rua Álvaro Teixeira da Costa (descida de Luiz Novy), através da qual ganhará a Rua Floriano Peixoto(Rua de Trás) e retornará ao Bonfim.

Bons prêmios devem atrair muita gente

Um evento da Ong criada pela guerreira Rosa Werneck

É o que espera a Ong Solidariedade Todos Juntos Sempre: que muitos luzienses participem da tarde social, cheia de brincadeiras e deliciosos quitutes, em benefício da Ong, dirigida pela advogada Rosa Werneck com uma excelente equipe de voluntários. A Solidariedade é o exemplo do que a sociedade civil, sem ajuda do governo, pode fazer em benefício dos moradores da cidade.

Uma sala de aula da Ong, com adultos e crianças, de desenho e pintura

A Ong, localizada no bairro Córrego das Calçadas – Rua Duque de Caxias, 70, – em dependências cedidas pela Igreja Católica, onde funcionava um antigo posto de saúde, dá aulas de alfabetização para adultos, corte e costura, espanhol e de várias outras disciplinas. Vamos ajudar a Solidariedade a ajudar Santa Luzia!

Leia também:ONG oferece cursos gratuitos e dá nova vida ao tão carente Córrego das Calçadas

Polêmica: presídio superlotado no centro do Palmital

A superlotação e o tratamento subhumano que os presos recebem preocupam. O presídio fica em pleno bairro, entre uma escola e um posto de saúde

O Observatório Luziense fez há poucos dias uma reportagem sobre um assunto que os luzienses nunca discutem: o presídio do Palmital, na região de São Benedito. Ouve-se falar horrores desse lugar – segundo alguns, verdadeiro inferno – instalado bem no meio da população do bairro, entre uma escola e um posto de saúde.

O que não se ouve falar é de uma solução para um presídio, superlotado – capacidade para 120. No momento, são 240 detentos -, funcionando no mais degradante estado de sujeira, com os presos abandonados pelas autoridades. Olhando-se a situação em que vivem(ou sobrevivem), tratados da forma mais desumana, não dá nem para imaginar que no quê terão se transformado quando deixarem o presídio. Não há a menor possibilidade de recuperação.

O Observatório Luziense não mostra dentro do presídio, mas o que moradores do bairro pensam do problema. A reportagem é apresentada assim pelo Observatório: Nas últimas semanas, a situação do Presídio do Palmital foi tema de reuniões, conversas, debates e entrevistas. O Observatório Luziense foi até o bairro mostrar a realidade dessa bomba-relógio que incomoda e assusta uma das áreas mais povoadas da cidade. Confira!

Observatório.DOC – Presídio do Palmital

[OBSERVATÓRIO.DOC – PRESÍDIO DO PALMITAL]Nas últimas semanas, a situação do Presídio do Palmital foi tema de reuniões, conversas, debates e entrevistas. O Observatório Luziense foi até o bairro mostrar a realidade dessa bomba-relógio que incomoda e assusta uma das áreas mais povoadas da cidade. Confira!#observatoriopontodoc #presídiodopalmital #segurançapública #palmital #reportagem #investigacão #TVOL #santaluzia #observatórioluziense #luziar #umbomlugar

Geplaatst door Observatório Luziense op Woensdag 24 juli 2019

Deixe um comentário

Mantemos a privacidade de seu e-mail. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Cancel reply

5 Comentários

  • Nenez
    11 de agosto de 2019, 21:58

    Muito bom…

    RESPONDA
  • Márcio Villanne
    12 de agosto de 2019, 00:35

    ‘Meu’ prefeito delega.. Procure se conselhar com pessoas corretas que até pouco tempo estavam próximas de você, pessoa está que colocava a reca ao seu redor , te deixando inatingivei sem nenhum embate com o povo luziencia. Foi você dispensar, isso mesmo, aquele que se despediu e deixou recado aos persona nom grata,, de conteúdo vazio ,que estão ali para sempre falar o guradiao da moral e custumos da população luzience.

    RESPONDA
  • Elzira Divina Perpétua
    12 de agosto de 2019, 09:57

    Em meio a tantos fatos que nos deixam indignadas quanto ao futuro do país e preocupadas com o destino de nossa cidade, é uma alegria redobrada saber de Antônio Nonato e Alaeth, exemplos de trabalho e força, de lealdade e espírito elevado, ao lado do importsnte trabalho social da ONG dirigida por Rosa Werneck. Vida longa a eles! Obrigada pelas notícias, Maya!

    RESPONDA
  • Daniel Moraes
    13 de agosto de 2019, 14:13

    Engraçado como é a vida. No impedimento da ex prefeita, o Sr Delegado Prefeito elogiou os membros da Câmara, que naquele momento cumpriam o seu papel de fiscal do executivo. Agora, como a denuncia recai sobre ele, são carniceiros, aproveitadores… Tenha dó. Olha o seu entorno. São poucos que salvam, uns 2 ou 3. Os aproveitadores estão ao seu lado. Escute pessoas mais experientes da população de Santa Luzia. Ninguem quer seu afastamento. Mas se a denuncia veio, e foi aceita, ela tem de andar.

    RESPONDA